sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

XAMANISMO




Atualmente quando a maioria das pessoas ouvem a palavra xamanismo pensam em culturas indígenas americanas, tem alguns que acham que o “Caminho Vermelho” é o xamanismo.

Xamanismo não é o Caminho Vermelho...Mas Caminho Vermelho é xamanismo.

A Estrada Vermelha é o termo usado pelos índios nativos americanos para descrever o caminho que cada indivíduo viaja durante sua vida . O caminho de Norte a Sul é o Vermelho (Rumos físicos) e o de Oeste a Leste é o Azul (Rumos espirituais)

Se você falar a palavra xamanismo para um indio norte-americano ele irá responder que xamanismo é coisa de siberiano. No Brasil se faz muito essa confusão!!! O Caminho Vermelho é iniciado pelo Chanumpa Wakan (Cachimbo Sagrado), o primeiro rito passado pela Mulher Búfalo Branco.

O xamanismo não se refere apenas à espiritualidade indígena. É certo que os indígenas foram os grandes responsáveis por manterem acesas as chamas da Medicina da Terra mas as práticas se originaram no homem primitivo, no paleolítico.

A palavra tem origem siberiana e não americana e é usada hoje como uma forma única para descrever as práticas no mundo todo. Ou seja, as práticas são universais, é um legado do Mundo Espiritual para a Humanidade. Não pode haver fronteiras. A palavra xamanismo foi criada por antropólogos para definir um conjunto de crenças ancestrais.
Para mim é um caminho de conhecimento. Nós podemos perceber traços do xamanismo em várias religiões.

Encontram-se fenómenos xamânicos similares entre os esquimós, índios das Américas; do Norte, Central e Sul; Oceania, Austrália, no sudeste asiático, na Índia, no Tibet e na China.

Trata-se de um conjunto de práticas evidentemente adaptadas a cada cultura, a cada crença, mas que em toda parte apresenta o mesmo conteúdo mágico, religioso e simbólico. Faz pensar que todos vieram de uma mesma fonte de conhecimento.

Sintetizando, o xamanismo é a "Jornada da Consciência", um legado da humanidade além das fronteiras dos países, credos, raças, filosofias.
Xamanismo Universal não significa uma classificação nova no xamanismo, o xamanismo é universal. A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o Espírito Essencial que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres

Léo Artese



Sem comentários:

Enviar um comentário