quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Os gatos são animais imprevisíveis


Ramón  Espelot




Há quem os adore e quem simplesmente não os queira ver à frente.
As suas atitudes inesperadas já conquistaram biliões de visualizações no YouTube.
Já todos vimos um vídeo hilariante destes pequenos animais, não há como negar.
Mas porque é que eles agem assim? 

Tony Buffington, professor de ciências clínicas veterinárias na Universidade de Ohio, veterinário e intitulado guru dos gatos, explicou os comportamentos destes felinos num vídeo publicado na Ted Ed.

No vídeo, Buffington, analisa as atitudes de Grizmo, um gato imaginário que representa os gatos como os conhecemos hoje.

“Os gatos mantêm hoje muitos dos mesmos instintos que lhes permitiram sobreviver no mundo selvagem durante milhões de anos” explica Buffington. “Isto explica alguns dos seus comportamentos aparentemente estanhos: Para eles, a nossa casa é sua selva.”

Certamente já viu ou já ouviu falar de um gato que ficou preso no topo de uma árvore ou em qualquer outra superfície alta. Mas porque raio é que eles preferem sempre os sítios mais altos? 
A resposta é simples, os gatos possuiam uma estrutura muscular e uma capacidade de equilíbrio que lhes permitem alcançar grandes altitudes e, daí, observar as suas presas no mundo selvagem. Lá em sua casa, o instinto leva-os a fazer o mesmo. Voltar para baixo é que, por vezes, se torna um problema...


Porque é que eles estão sempre prontos a atacar pequenos objetos? 
As presas dos gatos eram geralmente animais pequenos e por isso necessitavam de se alimentar várias vezes ao dia, usando uma estratégia de perseguição-atacar-matar-comer. É por isto que preferem perseguir e atacar pequenos objetos e comer pequenas refeições ao longo do dia.


Porque é que eles espreitam e vão para lugares pequenos?
As pequenas presas dos gatos geralmente escondem-se em pequenos espaços e apesar de hoje não terem que procurar a sua comida em casa, eles continuam a ter a mesma curiosidade que caracterizou a evolução da sua espécie durante milhões de anos.


Porque é que eles afiam as garras no sofá? 
No mundo selvagem os gatos precisavam de garras afiadas para subir, caçar e para defesa própria. Não, o seu gato não odeia o seu sofá nem qualquer móvel que tenha em casa. Apenas está a seguir o seu instinto.


Porque é que eles encontram sempre lugares estranhos para dormir? 
De certeza que já encontrou o seu gato a dormir numa gaveta, no lavatório ou em qualquer outro lugar que só passariam pela mente destes pequenos felinos. Os gatos são os melhores a esconderem-se e no mundo selvagem tinham que encontrar os melhores sítios para evitar os seus predadores. É também por isso que eles preferem uma caixa de areia limpa e tapam sempre as suas necessidades. Não é porque eles se preocupam com a sua higiene, simplesmente não querem denunciar a sua localização através do cheiro.


Porque é que eles ronronam?
Se pensava que o seu gato só ronrona quando está feliz ou porque gosta muito de si, engana-se! Buffington explica que os gatos ronronam por várias razões, desde felicidade a raiva. Curiosamente, frequência dos seus ronronos – entre 25 e 150 hertz – está dentro de um intervalo que pode promover a regeneração de tecidos. Por isso, enquanto ronronam estão a curar os seus músculos e ossos.


Concluindo, o seu gato não é estranho. 
Só está a tentar habituar-se a um ambiente que não é o seu.


MÁRCIA G. RODRIGUES













Sem comentários:

Enviar um comentário