quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Saturno



Saturno, o tempo de aprender, a chave de saber esperar, uma viagem de Saturno pelos signos e casas astrológicas.

Saturno, o Planeta Regente do Signo Capricónio, 
É responsável, os pais podem ter exigido responsabilidades desde a infância ou tem de assumir muitos encargos ainda jovem. 
Esforçado, tem seriedade quanto à sua actuação no mundo. 
Quer ser respeitado e levado em consideração. 
Não se desvia facilmente das coisas que se propõe e suas escolhas são duradouras. 
Tem persistência e tenacidade.

Onde quer que se encontre num Mapa Astrológico, é onde a pessoa tem como missão aprender a lidar com o tempo, a demora, a espera, o medo de assumir responsabilidades.

No ponto onde se encontra actualmente, em  Escorpião, é onde a pessoa tem que "INTEGRAR", a mensagem de Saturno no seu processo pessoal, a lidar com tudo isso.

Por exemplo, as pessoas nascidas com Saturno em Carneiro vêm aprender com o tempo "Saturno", a lidar com os necessários bloqueios que resultam dos seus processos de identificação, pessoal,( Casa Astrológica I), por vezes existe dificuldade ou falta de confiança no que ele é, com aquilo que se identifica.
 
Com Saturno em Escorpião na actualidade, os processos de transformação pessoal passam em assuntos relacionados com a casa 8, como por exemplo, morte de familiares onde a pessoa é obrigada a assumir responsabilidades e tomar iniciativas,(Carneiro) que derivem da doença ou morte de um familiar, e estes são os processos mais dificeis que pode ocorrer com uma pessoa que tenha esta configuração astrológica, que deriva naturalmente dos Planetas existentes na casa astrológica 8 e os aspectos que fazem com outros Planetas.


Saturno é o regente de 2017 e do próximo Grande Ciclo

"Em relação à regência, 2017 tem uma característica especial que precisamos entender antes de qualquer análise. É que em 2017 temos o inicio de um novo Grande Ciclo Astrológico regido por Saturno, ciclo esse que vai até 2052.
Segundo a tradição astrológica, um determinado planeta governa por um ciclo de 36 anos.
Isto significa que de 36 em 36 anos vivemos sob a influência deste planeta e que suas características irão permear todo aquele período.
O primeiro ano de cada ciclo maior é governado apenas pelo Grande Regente de Ciclo e em seguida cada ano tem seu próprio Regente Anual.

Regência de Ciclo (muda a cada 36 anos)A Grande Regência de Ciclo é determinada pela seguinte ordem:
Saturno/Vénus/Júpiter/Mercúrio/Marte/Lua/Sol

Regência do Ano (muda de ano em ano)A ordem de regência anual dos planetas se inicia pelo planeta mais lento e termina no mais rápido.
A sequência anual é a seguinte:
Saturno/Júpiter/Marte/Sol/Vénus/Mercúrio/Lua

Para que entenda melhor, se em 2017 não tivéssemos um novo início de ciclo, o regente seria Vénus, conforme a ordem da Regência do Ano. Mas, começará um novo ciclo de 36 anos… Logo, por ser o primeiro ano deste novo ciclo, 2017 inicia uma nova sequência, já que o Grande Ciclo do Sol se fechou em 2016. Saturno iniciará também, em 2017, um novo ciclo de Regência Anual, que em 2018 terá Júpiter como regente e assim sucessivamente, conforme a ordem da Regência do Ano.

Mas vamos a 2017!

Estamos a sair de um Grande Ciclo regido pelo Sol, o que significa que o egocentrismo, a individualidade e a necessidade de brilho pessoal perante o mundo têm orientado nossos actos e nossos pensamentos. Em 2017 estaremos sob a influência de Saturno, e a tendência é que sejamos um pouco mais sérios, mais austeros e que um espírito de economia e circunspecção irá nos orientar. As questões pessoais irão perder a importância e poderemos perceber a realidade de forma mais objectiva. Será um ciclo de ajuste de contas, de aparar as arestas, de cair na real…

O planeta Saturno é um dos corpos celestes mais incompreendidos e temidos da simbologia astrológica, porque representa tudo aquilo que diz respeito à nossa responsabilidade e às nossas obrigações, connosco e com a sociedade em que vivemos.

Este planeta amedronta algumas pessoas porque é considerado o princípio organizador da vida, portanto, amadurecimento e responsabilidade serão cobrados com maior intensidade no próximo período.

Saturno é temido como se fosse um deus implacável e insensível, podando nossas expectativas e nossas esperanças. Mas há uma distorção neste olhar. É preciso que olhemos para ele como um mestre mais idoso e mais severo, mas também como portador de um componente de sabedoria e ponderação que nenhum outro planeta do panteão astrológico possui.

Saturno só é implacável naquilo em que estamos fraquejando ou deixando de cumprir dentro do que é nosso dever. É importante lembrarmos que nada do que nos cabe como dever e responsabilidade nesta vida nos é imposto de fora para dentro, mas sim surge como consequência inevitável da nossa maturidade e das opções que fazemos quando atingimos essa maturidade.

Assim sendo, o planeta que nos orientará em 2017 nos proporcionará uma boa dose de sabedoria, mas para isso é necessário compreender que precisaremos enfrentar a realidade. Devemos aceitar que nossa consciência necessita ser ampliada de acordo com aquilo que nos rodeia.

Também é bom lembrar que no seu lado positivo, Saturno é consolidador dos projetos e representa o nosso lado mais realizador e empenhado em construir algo de sólido em nossa vida. Ele tem um papel importante também em tudo o que diz respeito à nossa vida profissional, à nossa carreira e ao espaço que ocupamos na sociedade com nossa atividade e nosso trabalho. E o tempo (“cronos”, o nome grego de Saturno), é um fator fundamental na maturação de tudo o que esperamos na vida, portanto a paciência e a perseverança também são elementos indispensáveis para podermos extrair o melhor que Saturno pode nos oferecer no ano de 2017 e, ao longo de todo o ciclo que o planeta influenciará.

Em suma, Saturno nos pedirá para sermos mais sábios diante da vida, mais maduros, mais responsáveis. Ele poderá nos ajudar a descobrir nossa capacidade de perseverar nos desafios, concretizar metas e objetivos de vida e, sobretudo, assumir nossas responsabilidades com astúcia, determinação e coragem!"

in, Zastros




No meu caso, 
Tenho Saturno na Casa III
Tem cuidado na comunicação, evita falar demais ou dizer o que não deve, mas é objectivo na sua fala e pode ser duro com as palavras.
É selectivo com as informações que recebe e procura a veracidade do que ouve ou lê.
Tem necessidade de aprender com seriedade, não se dedica a conversas fúteis e nem por tempo prolongado. Valoriza a gramática, a escrita e a exactidão das palavras.

Saturno em Caranguejo - Saturno em Caranguejo está em detrimento.
Indica carência, embora tenha dificuldade em admitir isto.
Valoriza a família e um dos pais é fundamental.
Pode ter medo de se mostrar frágil e vulnerável, dá muita importância ao afecto e é sensível.
Quando aprende a melhorar a expressão de seus sentimentos, e os admite, seu amor à família, muitas vezes nota-se na mulher um medo inconsciente de formar família.
Por estar em detrimento, pode levar muito a sério as responsabilidades familiares mas as dificuldades, de relacionamento e mesmo financeiras, no lar são muitas.
Por outro lado, não exterioriza os seus sentimentos e isso torna ainda mais difíceis as relações.

Trígono Saturno = Urano  
Uma grande capacidade para aliar o espírito inventivo e original a métodos sistemáticos.
Aptidão para liderar amplos grupos de trabalho político ou social.
Também é um aspecto que favorece o estudo da astrologia ou de outras ciências, no sentido comum da acepção da palavra, do Universo.
Revela também o seu senso prático para saber tirar partido da sua controlada capacidade inventiva.

Sextil Saturno = Ascendente 
Desperta sentimentos de respeito e admiração nos outros pela rectidão do seu comportamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário