sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pantera Negra, Totem e Medicina



A Pantera é Poderosa e Protectora.
Simboliza a coragem, a valentia e o poder.
Se a Pantera é o teu Animal de Poder, como é o meu caso, foste abençoada com um guardião feroz.

A Pantera é o símbolo da mãe, da lua escura, e tem a energia da noite.
Este animal de poder leva-nos a entender o poder dentro das nossas sombras, e ao reconhecer esse poder eliminamos o medo da escuridão e do desconhecido.

A Pantera é um totem antigo e poderoso.
Está associada ao Leopardo e ao Jaguar.
As Panteras Negras da família do Leopardo, encontram-se em África, Ásia, China e Índia.
As Panteras Negras da família do Jaguar, encontram-se no sudeste dos EUA, México, América Central e em zonas específicas da América do Sul.
Cabe-nos a nós procurar, através da meditação, qual das duas energias existe em nós. 

Tal como a maioria dos felinos, a Pantera simboliza a ferocidade e o valor.
E tal e qual como o Tigre e o Leão, encarna a agressividade e o poder, no entanto, sem os seus significados solares, já que a Pantera Negra é toda lunar.




A Pantera Negra, é mais pequena que o Leão e o Tigre, mas é mais feroz com mais de 500 músculos.
As pessoas que têm a Pantera Negra como totem, têm a capacidade de realizar múltiplas tarefas, e são elas que decidem como e quando utilizar todos esses músculos, sejam eles físicos, mentais ou espirituais.

As Panteras são animais solitários, e apesar de em certas ocasiões se relacionarem com membros da sua espécie, sentem-se mais cómodas sozinhas nos seus territórios de eleição.
Por isso se sentem atraídas por pessoas que também sejam assim.

A Pantera é uma assombrosa combinação de beleza e funcionalidade, porque harmoniza uma elegância fascinante com uma surpreendente facilidade de movimentos, ou com a mais inesperada quietude.
Por outro lado é muito silenciosa quando está a caçar ou a seguir um rastro.
Por isso, as pessoas que têm a Pantera como Animal de Poder, descobrirão que o seu maior poder para alcançar os seus objectivos reside no silêncio, e que falar demais ou dar muitos detalhes dos seus projectos poderá fazer com que percam a sua eficácia, e não concretizem os seus objectivos.

As Panteras são também excelentes velocistas, no entanto não se dão bem a correr longas distâncias.
Por isso, em termos de saúde, as pessoas com este Totem, deverão  dosear bem o trabalho, deixando tempo para relaxar e descansar. Não convém que se esforcem demasiado a desenvolver certas tarefas, já que se o fizerem vão desencadear um certo desequilíbrio.
Em épocas difíceis e turbulentas, estas pessoas são as primeiras e mais rápidas a agir, a tomar decisões, a encontrarem soluções, e cumprem sempre os prazos sob qualquer tipo de pressão.



Depois do acasalamento, as panteras permanecem juntas por um breve espaço de tempo, porque são as fêmeas que tomam conta das crias, e não permitem qualquer interferência externa. As mulheres com a pantera como totem, também são assim, não lhes agrada nada que os outros interfiram na educação que dão aos seus filhos.
As Panteras criam sozinhas as suas crias, e as mulheres pantera que se encontram solteiras ou divorciadas, assumem a educação dos seus filhos sem qualquer tipo de receio.

Outro aspecto interessante é que todos os felinos têm visão binocular, ou seja, cada um dos olhos trabalha de uma forma independente, proporcionando assim uma visão mais profunda e pormenorizada, aumentando as imagens e calculando melhor as distâncias.
Assim, qualquer pessoa que se sintonize com a Pantera, acabará por desenvolver mais a sua visão, quer em relação aos acontecimentos da vida, quer em relação às pessoas, no entanto, é algo que vai muito mais além de uma visão psíquica, e se estende a uma visão metafísica, espiritual e paranormal.
Muitas destas pessoas dedicam-se à meditação para aceder a um campo interior, divino.
E muitas delas nascem já com um nível de entendimento iluminado, e ao longo das suas vidas devem sempre seguir a sua intuição, visto que ela estará sempre interligada com a sua realidade.
Algumas delas poderão desenvolver a clarividência, ouvir outras dimensões, outras formas de vida, porque a Pantera tem uma audição muito aguçada.



A Pantera tem também um pêlo muito sensível, especialmente na cara.
Por isso, as pessoas Pantera, ficam mais sensíveis quando este totem entra em suas vidas.
Essas pessoas devem prestar mais atenção quando alguém as toca, quando alguém se aproxima, ou quando elas próprias tocam os outros.
Algumas pessoas podem mesmo desenvolver sensibilidade a vibrações através das mãos, e tudo aquilo que lhes causava repugnância antes, vai provocar ainda mais depois de ter a Pantera como totem.
Por outro lado, o toque sensual e erótico também se irá tornar mais intenso, trazendo-lhe mais sensualidade e paixão intensificada, dois grandes poderes femininos.
Nas alturas lunares mais escuras, quando as panteras adquirem o seu maior poder, tudo isso se torna muito mais intenso. O seu poder também se intensifica mais no inverno, sendo o seu ciclo lunar mais poderoso nos dias que antecedem e nos dias seguintes à Lua Nova, quando não se vê a lua no céu.



No caso dos Leopardos e dos Jaguares, eles nunca atacam de frente. Mordem sempre de lado, na nuca, de uma forma fatal e certeira.
As pessoas pantera, não devem confrontar as pessoas directamente. Devem fazê-lo pacientemente, e esperar pela altura certa de atacar com um golpe certeiro e contundente, directo ao ponto sem rodeios.
Devido à sua extraordinária sensibilidade, essas pessoas saberão instintivamente a altura certa de atacar, e fazem-no de uma forma fatal, sem margem para dúvidas.
Por isso, por vezes ficam com feridas mais profundas do que seria de esperar.

De todas as panteras, 
a Pantera Negra é a que está mais envolvida em mistério.
É a mais mística de todas.
É um símbolo do feminino, da mãe obscura e da lua obscura.
É o símbolo da vida, e o poder da noite.
Símbolo das energias femininas manifestadas na Terra.
Símbolo da obscuridade, 
da morte e do renascimento após a morte.

A humanidade tem medo ancestral da obscuridade e da morte, mas a Pantera Negra pode-nos ajudar a compreender não só a obscuridade e a morte, mas também os seus poderes, e dessa forma dissipar os nossos medos e fazer uso das suas potencialidades.



Na Antiga China, falava-se muito dos cinco grandes felinos míticos, representados umas vezes por Tigres, e outras vezes por Leopardos.
O Leopardo negro representava o Norte e tinha o Inverno como a estação de poder e a água como seu elemento.
A água é um elemento feminino, e representa as meninas, as virgens, as sedutoras, as mães, as guerreiras, as videntes e as ansiãs sábias.

Quando a Pantera Negra entra na nossa vida como totem( no meu caso foi quando me divorciei em 2003, tinha 29 anos) temos de saber esperar que ela desperte as nossas paixões interiores, que pode começar, como aconteceu comigo, por se manifestar desenfreadamente através das nossas paixões e instintos mais básicos.
Só depois se manifesta despertando a nossa Kundalini, que nos indicará o momento de recuperar e reivindicar o nosso poder interior( no meu caso aconteceu quando mandei tudo ao ar aos meus 35 anos).

Está relacionada com vários mitos e lendas por todo o mundo.
Um deles é o do Deus Dionísio, que simboliza os desejos desenfreados que conduziu ao despertar da Kundalini. 
Por isso a Pantera simboliza o momento de passagem de uma existência dual para uma nova vida sem polaridades nem barreiras.
A pantera, de um ponto de vista dionísico, desperta os impulsos e as capacidades inconscientes que estavam adormecidas, levando a um despertar iminente.

A Pantera é também o símbolo do despertar do herói em busca da sua missão de vida, do seu propósito de vida, a que está destinado( no meu caso foi o Dharma Project), alcançando novos estados de evolução, progressão e purificação, mostrando-nos que, por muito que tenhamos descido em termos de degradação, é sempre possível regressar ao nosso Verdadeiro Caminho.
Ou seja, quando a Pantera entra na nossa vida, o nosso Caminho abre-se à nossa frente.
Sem margem para dúvidas.

Dionísio teve de superar muitas dificuldades, perdas, loucura, destruição e sofrimento, para poder recuperar o seu Verdadeiro Sítio nos céus, e a sua história é uma lição para nós, que nos leva a superar por nós próprios, as tendências negativas e os sofrimentos negativos com que nos atormentamos, e com que os outros nos atormentam, para depois alcançarmos a nossa divindade.
A história do Deus Dionísio recorda-nos que somos Deuses e Deusas em formação!
Dionísio é o Deus da Vida e do Renascimento, visto que nasceu duas vezes. Por isso, a pantera representa um tempo de oportunidades para voltar a nascer.
Isto quer dizer que é um tempo de enfrentarmos os nossos monstros, os nossos fantasmas, as nossas culpas, aqueles aspectos de nós mesmos que escondemos de nós próprios, a nossa sombra, o nosso lado lunar.

A Pantera é uma proposta de renascimento, de protecção durante esses momentos de busca interior, de resgate do nosso poder interior; é a promessa de que todas as nossas perdas ao longo do processo, serão substituídas por algo muito maior, muito mais forte e muito mais prazeroso.

Na vida das pessoas pantera, chega sempre aquele momento em que aparecerá alguém que irá desempenhar o papel de maestro, de guia nesse Seu Caminho. ( no meu caso, esse Guia foi o Tom, que entrou na minha vida em 2003 quando me divorciei...e em 2010, a Vera Luz e a Ruth Fairfield)
No caso de Dionísio, esse papel foi feito pelo Centauro Silenu que simboliza as realidades alternativas que existem ao nosso redor.

Poderá ser uma altura de resoluções de problemas sexuais, ou a uma nova aprendizagem a nível sexual (no meu caso foi o Tantra...). Ao aceitar essas novas energias, reconhecemos-lhes um carácter transformador e passamos a canalizá-las de uma forma positiva.

Para os Índios da América do Norte e do Sul, os Jaguares na forma de Panteras Negras, tinham uma poderosa magia. O Jaguar trepa, corre e nada, melhor do que o Tigre, era um símbolo de enorme poder e domínio em todas as dimensões.

Para os Índios Amazonas, o rugido do Jaguar era o rugido de um trovão, e a Pantera Negra era o símbolo da obscuridade capaz de provocar eclipses, trazendo a luz do sol.

Os Índios Arawak dizem que tudo no mundo tem Pantera Negra, que nada existe sem ela, que é um vínculo com a Vida e todas as suas manifestações, relacionando-se assim com o eterno feminino.

Os Índios Olmecas fizeram monumentos em honra do jaguar, e os Aztecas e os Mayas o viam como metade humano e metade Jaguar. O Alter Ego era livre de actuar em função dos seus desejos, temores e aspirações.
Realizavam rituais para adquirirem os poderes do jaguar.

No Antigo Egipto, usavam uma cauda de pantera à cintura ou ao pescoço, como protecção e com o objectivo de adquirir os seus poderes.



Como dizia Nietzsche
"o que não te mata, faz-te mais forte".
Esta é a ideia que ganha forma na mente das pessoas pantera.

Tudo aquilo que aconteceu na infância e que gerou sofrimento, que levou à perda de poder e criatividade inatos, está a ponto de ser despertado de novo, enfrentado e transmutado.
A Pantera pressupõe uma Mudança de Caminho, significa reclamar o que se perdeu, e estabelecer uma relação muito estreita com a sua força arquetípica, levando-nos muito mais longe do que algum dia poderíamos imaginar.
É um Renascimento iminente!

A Pantera ajuda-me como Mentora e como Maestro.
Ela guarda os segredos de mundos nunca vistos, ela sabe o que escolhi para mim antes de nascer, e está vinculada à energia lunar.
A obscuridade da noite contém a verdade da criação!

A Minha Pantera sabe, 
melhor do que ninguém, 
o que é o melhor para mim!!!
Só tenho de confiar!!


64 comentários:

  1. Olá..
    Aparentemente acabo de descobrir a Pantera em minha vida e me identifico em muito do que escreveu.
    Ainda não faço ideia do que me espera, mas já sei que é um renascimento.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Vivi

    Fico feliz por saber que se encontrou com o seu Totem Pessoal.
    Todos temos um.
    No entanto, existem pessoas que estão abertas a que ele se revele, e outras não.
    Os Animais Totem, do nosso Totem Pessoal, vêm ao nosso encontro, revelam-se para nós quando estamos preparadas para o receber.
    Não somos nós que os escolhemos.
    São eles que nos escolhem a nós, consoante o propósito de vida de cada um.
    Eu não vivo o Xamanismo como religião.
    Mas, identifico-me bastante com tudo o que é nativo, com os povos nativos, principalmente os Esquimós, os Nativos Norte-Americanos, os Maias e os Maoris.
    E, sinto a presença dos meus animais totem na minha vida.
    Os meus dois Animais Guardiões, esses andam comigo desde que nasci. Ao meu lado esquerdo, a Pantera Negra Leopardo, que é a minha Energia Feminina, a Lua Nova, o Yin. Ao meu lado direito tenho o Cavalo, a minha Energia Masculina, o Sol, o Yang.
    Os outros 7 animais totem têm-se revelado ao longo do meu Caminho, entram e saem conforme os desafios que vou tendo...são os meus Animais Auxiliares.
    Ou seja, todos temos um Totem Pessoal com 9 Animais Totem, dois guardiões que estão constantemente connosco desde que nascemos até partirmos; e temos 7 animais Auxiliares que entram e saem quando precisamos deles para ultrapassar obstáculos específicos na nossa vida.

    Na Etiqueta ALMA XAMÃ tem varios post's sobre isto.
    Espero que ajudem no encontro com o seu Totem Pessoal.

    Grata pela visita!!!
    Ahoo

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o seu texto, tem muitas informações relevantes, me identifiquei muuuito! Muito grata por você compartilhar isso!!
    E você tem alguma dica de como diferenciar com mais clareza quais são os Animais Guardiões e quais são os Auxiliares?

    ResponderEliminar
  4. Olá, Anna
    Seja muito bem vinda!

    Para ajudar a navegar melhor por aqui no que diz respeito aos Animais de Poder, resolvi criar uma Etiqueta dedicada só a eles,
    Etiqueta ANIMAIS TOTEM
    Para saber mais sobre como os identificar melhor, tem lá vários post's que ajudam a fazer essa caminhada interior.

    Existe muito "lixo" na net sobre o assunto...
    Estes textos são os que para mim, são mais fieis ao que é o Totem Pessoal no Xamanismo.

    Destaco:
    http://dobercoateaotumulo.blogspot.pt/2016/05/do-we-have-more-than-one-animal-totem.html

    http://dobercoateaotumulo.blogspot.pt/2016/03/saber-que-totem-nos-corresponde.html



    Espero que ajude, e que passe a ser mais fácil navegar por aqui, tendo um acesso mais rápido ao assunto em questão.

    Tenha uma Boa Jornada, Anna!
    Ahoo


    ResponderEliminar
  5. Olá. Grata por compartilhar esta informação. Sempre achei que o meu animal de poder era um bonito cavalo branco, qd fiz a meditação para me certificar, apareceu uma pantera negra, achei, na altura, que não devia ser nada bom, que devia estar enganada, depois desta explicação, identifico-me completamente e acho fantástico. Grata

    ResponderEliminar
  6. Olá, SD
    Tão boa esta sua partilha.
    Para ser mais exacta, seria bom saber se é a Pantera Leopardo ou Jaguar.
    A Pantera Negra é um Animal de Poder maravilhoso!
    É importante saber tudo sobre ela, para melhor se conectar com ela, e perceber a presença dela na sua vida.
    Ela está ao seu lado sempre, desde que acorda até se deitar, todos os dias.
    Grata pela visita!

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana,
    Acho que minha pantera seja um jaguar... mas o que me impele a lhe escrever aqui é uma situação em si, não essa questão. Talvez você tenha algo a me dizer.
    Desde que sonhei com a pantera negra, procurei saber a respeito e dei atenção a tudo referente a ela. A questão é que no sonho, a pantera estava deitada no meu colo, e quando se levantou estava machucada, como se tivesse levado uma surra, ou enfim, estava ferida. Procurei entender esse sonho, é meio óbvio num certo sentido. O que lhe pergunto é como poderia fortalecê-la, para que eu ao pensar nela veja-a saudável. Sempre que leio algo, diz que o animal é que ajuda na cura, é ele que nos ajuda. Mas se minha pantera apareceu assim, e quando a visualizo vejo-a sem saúde plena, da qual supostamente eu poderia receber a cura, como lido com isso?

    Não sei se fui clara. Mas em resumo é isso, se o animal aparece e está ferido, como posso proceder? Me sinto junto com ela numa UTI. No sonho ela estava num ambiente civilizado, longe selva e comendo ração, o que me despertou do sonho foi eu mesma, quando no sonho eu disse: essa pantera está comendo ração? ela tem que voltar para a selva... No momento, sinto eu e minha pantera na selva, mas sem nenhum viço ou ferocidade, nem saúde.

    Se puder me diga algo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Olá Tais

    Muito grata pela sua partilha.
    Hoje também sonhei com a minha Pantera Negra Leopardo maravilhosa.
    É raro acontecer, por isso foi tão bom e especial.

    Eu não serei a pessoa ideal para a esclarecer porque não sigo o Xamanismo como religião...sou Agnóstica.
    Mas, de acordo com a minha experiência com o meu Totem Pessoal e com a minha Pantera Negra como meu Animal de Poder Guardião, o que lhe posso dizer é que, os Animais de Poder da forma como os vejo e sinto na minha vida, são Energias Arquetípicas. Não são seres físicos. Essas energias, no caso da energía arquetípica da Pantera Negra Jaguar(como é o seu caso) vão funcionar como Guias, são Fragmentos da sua Alma, mais evoluidos que o seu Fragmento, que a estão a ajudar na sua travessia para uma maior evolução de forma a que a sua alma possa a vir a ser inteira de novo com todos os seus fragmentos de alma, para assim poder regressar à sua Superalma. A nossa Alma é Fractal! Funciona tal e qual como funciona o Cosmos. Tudo é energia! Energia Holografica Fractal!
    Ou seja, da minha perspectiva, o que lhe quero dizer é que a Pantera Negra Jaguar, seu Animal Guardião, é um Fragmento da sua Alma que a está a ajudar no seu processo de cura. Mas como Guia. Não é ela como ser físico que a vai curar a si. É uma energia que a ajuda a tomar consciência do que tem de ser curado, a trazer do seu subconsciente o que precisa de vir à sua consciência para que a Tais tenha oportunidade através da autoanálise de se curar a si própria. O processo de cura tem de ser feito por si.
    A forma como a Pantera aparece no seu sonho, está relacionada consigo e não com ela. São as suas emoções, a sua sombra, as suas memórias ancestrais a quererem vir à consciência para poderem ser curadas e transmutadas.
    Ela está apenas a passar-lhe uma mensagem, a ajudá-la a tomar consciência de algo que tem de ser curado, que tem de morrer, se limpar, se curar e transmutar para que o possa devolver de volta ao Vácuo Cósmico e se neutralizar. É esse o papel da Pantera na sua Cura. Pantera é morte e renascimento. É as nossas emoções, a nossa sombra, o nosso lado lunar, que tem de se tornar consciente para que o possamos curar e neutralizar de volta ao Cosmos.
    Tudo depende da forma como acordou e o que sentiu nos primeiros minutos ao acordar, os detalhes da sua vida, e o que a sua intuição lhe diz em relação ao sonho.
    A Pantera é intuição. É através dela e dos seus sonhos que ela se comunica consigo.
    Por exemplo: será que a Tais se sente sem energia e vitalidade por viver num centro urbano, e a sua alma lhe está a pedir para se conectar mais com a Mãe Natureza, para viver no campo, em contacto com a Mãe Terra?
    Eu não sei os detalhes da sua vida...só a Tais poderá saber para onde a Pantera a está a querer levar, e que mensagem ela lhe está a querer passar...
    As respostas estão no seu coração. Ouça a sua intuição!

    Espero ter ajudado.
    Caso contrário, se o que lhe disse não lhe servir ponha de lado, e procure respostas que lhe sirvam melhor, de forma a conseguir uma melhor conexão com a sua Pantera Negra Jaguar.
    É a sua alma a falar consigo!
    Ela sabe o que é melhor para si.

    Grata pela sua partilha, Tais.
    Desejo-lhe uma Boa Viagem.

    Abraço Cosmico

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana,
    Obrigada pela resposta atenciosa.
    Me valeu sim, pois não pensava no aspecto como vc disse sobre "A forma como a Pantera aparece no seu sonho, está relacionada consigo e não com ela." Como mensageira e não como ela em si, irei refletir sobre isso. Separar isso que vinculei, ou seja, eu e ela feridas. Sobre o ambiente em que estava, interpretei rapidamente como impróprio para a alimentação dela, ali comendo ração porque havia sido abrigada por estar ferida e tal, mas que essa dieta não era boa para ela. E psicologicamente falando consigo entender do que se trata, para mim, que é eu me reduzir à posições, relações que não são para minha natureza. Enfim, foram vários pensamentos sobre o sonho todo.
    Talvez num sonho próximo, eu tenha prosperado...
    Obrigada pela atenção.
    Um abraço

    Taís

    ResponderEliminar
  10. Que bom que ajudou.
    Fico feliz!

    Também acho que o Caminho é por aí...

    E como diz o poeta espanhol, António Machado,
    "Passo a passo, o Caminho faz-se caminhando!"

    Boa Caminhada, Taís


    ResponderEliminar
  11. Boa madrugada Susana kkk. Achei seu texto maravilhoso !Participei neste final de semana de uma Apometria Xamanica, aonde foi confirmado meu animal de poder a Pantera Negra!Fiquei surpresa, pq tinha o Lobo em outra jornada Xamanica.
    Lendo agora sobre a Pantera, ela vem exatamente no momento que estou passando...vivendo e ressignificando!Só me foi dito Pantera Negra, pelo seu texto identifiquei pelo o que eu vi durante a iniciação que estaria associado ao Leopardo. Eu fui lendo e me identificando e estou aqui na madrugada querendo lhe agradecer rs.
    Gratidão
    Ahoo
    MITAKUYE OYASIN

    ResponderEliminar

  12. Espero que tenha sido uma boa madrugada...ahahahahah
    A Pantera Negra no seu habitat natural...na noite de lua minguante/nova...

    Que bom saber da sua experiência xamânica, Sónia.
    Grata pela sua partilha!

    Pode ter mais do que um Animal de Poder.
    Eu tenho dois: A Pantera Negra à minha esquerda, e o Cavalo à minha direita...existem várias linhas no Xamanismo...
    Ou o lobo pode apenas ser um Animal Auxiliar...que entra e sai em ciclos específicos da sua vida...
    É o meu caso...o Lobo faz parte do meu Totem Pessoal, mas como animal auxiliar na direcção Oeste.

    Também lhe sou muito grata, pela partilha da sua experiência, e por ter "viajado" durante a madrugada aqui pelo texto da Pantera Negra. Que bom saber que lhe foi útil. É para isso que o texto aqui está.

    Ahoo!!!
    Estamos todos Conectados!!!!!





    ResponderEliminar
  13. Sonhei com a pantera negra a pouco tempo,exatamente quando estou me separando aos 29 anos,que coincidência!!! Não tenho religião,mas estou buscando a evolução espiritual através dos ensinamentos espíritas.
    Abraços!!
    Fernanda.

    ResponderEliminar
  14. Olá Fernanda!
    Seja muito bem vinda.
    Espero que este texto a tenha ajudado a conectar-se melhor com a Pantera Negra, uma aliada maravilhosa nesta sua nova fase de vida de morte/renascimento.
    Eu também não tenho religião...sou agnóstica.
    A evolução espiritual é o Caminho!
    Tenha uma boa jornada, Fernanda!
    Sem medo e com toda a coragem.
    Abraço de Baobá!
    Susana


    ResponderEliminar
  15. Olá, certo dia alguém me disse que sou xamã! Desde que tive o sonho com a pantera negra senti isso ainda mais forte. Acordei de repente de um sonho em que eu estava numa fleresta com muita erva, tinha árvores e eu estava deitada no chão quando vejo que uma pantera negra me fitava de frente, vinha a correr na minha direção, pensei que me ia atacar, mas no exato momento que vem a correr salto sobre o meu corpo olha-me nos olhos, lembro-me como se fosse hoje do olhar dela fixo no meu, lindos verdes...mas nao me atacau, ao passar sobre mim e olhar-me nos olhos disse-me por pensamento "CONFIA EM MIM, VAI CORRER TUDO BEM" e foi... linda, grande, preta, magnífica. Aí eu acordei e a partir desse dia algo mudou! Eu não sei é como usar isso, como falar com ela, me sentir mais próxima! Queria muito ajudar um amigo em coma! Mas isto é novo para mim...ainda não sei como lidar, como chamar a pentera, se existe algum símbolo que que possa trazer comigo, algumas palavras que possa dizer! consegue ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Que sonho maravilhoso que teve! Uma das formas de se comunicar com a sua Pantera Negra é através dos sonhos, como lhe aconteceu. A mensagem foi muito clara. Eu recomendo, contactar um bom Xamã, para fazer a iniciação ao Animal do Poder através dos vários rituais, e aí nesses rituais o seu Animal de poder irá revelar-se, e tudo lhe será explicado de forma a conectar-se melhor com a energia da Pantera Negra. Mas, tenha presente que os animais simbolizam aspectos instintivos, inconscientes do ser. Não é no animal em si que tem de se focar, mas sim na energia que o caracteriza. Tudo se resume a energia e vibração, e não ao animal em si. São uma força que nos ajuda na busca de harmonia. Estão profundamente enraizados na nossa consciência, representando qualidades que necessitamos desenvolver, as lições que devemos aprender, com intuição e humildade, que estão ocultas. Quando evocamos o poder do animal, evocamos a essência da criatura. Entre em contato com essa força, através de uma maior compreensão da energia animal e da pratica de rituais e meditações, para aumentar o seu poder pessoal, expandir a sua consciência e o seu autoconhecimento.
      Os animais, dentro do xamanismo, são vistos como arquétipos, símbolos de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós, há um animal guardião presente em cada um de nós. Também chamado de animal de poder ou totem, que representa o nosso ego. É o nosso instinto animal, o nosso lado mais forte e menos racional.
      A natureza da relação entre o homem e o animal é de origem espiritual portanto, ele faz a nossa conexão com o nosso lado espiritual (com a nossa psique).

      Espero ter ajudado.
      Grata pela partilha.
      Susana




      Eliminar
    2. Também me encontrei com a pantera num momento muito difícil, onde tinha perdido a alegria de viver. Um dia acordei bem cedo, levei minha filha pra escola, voltei pra casa, triste, despedaçada, deitei um pouco pra descansar e sonhei que estava diante de um altar cheio de cristais, penas, folhas e raízes e dois homens fizeram com que eu inalasse algo que me fez entrar em transe... a dor emocional passou e senti muita paz naquele momento, depois disso, os homens se olharam e um deles perguntou quem eu era, o outro respondeu: "ela é a pantera e sorriam muito! o outro homem em tom de espanto falou: " eu nunca tinha visto uma pantera aqui!, depois disso acordei me sentindo melhor, mas esse sonho eu nunca esqueço na vida...depois disso a pantera sempre vem me visitar em sonhos! queria saber o que isso significa, pois sou católica mas o xamanismo me interessou e apareceu misteriosamente na minha vida!

      Eliminar
    3. Olá!
      Que sonho maravilhoso!
      Grata pela sua partilha tão especial.
      Altar com penas, folhas e raízes...o seu Sagrado Feminino.
      O Transe que cura...a Ayahuasca.
      E os dois homens...a Sabedoria. Que lhe trouxeram a mensagem, e a entrada da Pantera Negra na sua vida aconteceu.
      Quando acordar, fique sempre atenta ao que sente e aos seus primeiros pensamentos, e siga a sua intuição.
      Só assim irá entender as mensagens desse tipo de sonhos.
      Vai depender do momento presente da sua vida e do que sente quando acorda.

      Grata pela Visita!

      Eliminar
  16. Olá, estou muito grata pela sua rápida resposta, mas infelizmente não conheço nenhum um bom Xamã. A pessoa que me disse que eu era, apareceu na minha vida e desapareceu infelizmente. Não conhece nenhum?
    Mesmo assim já ajudou imenso, estou muito grata por ter ajudado.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  17. Olá,
    Infelizmente, existe muita confusão à volta do xamanismo, e muita gente a explorar financeiramente a questão...
    Eu sou agnóstica...não pratico o xamanismo.
    Mas, sinto uma ligação fortíssima com os povos nativos, especialmente com os norte-americanos, mexicanos e peruanos, com a sua filosofia de vida e conexão com a natureza.
    Por essa razão, não frequento xamãs.
    Infelizmente aí não a posso ajudar.

    Mas, convido-a a ler este post sobre os xamãs que reflecte o que penso sobre o assunto.
    Espero que lhe seja útil.

    http://dobercoateaotumulo.blogspot.pt/2017/12/por-que-abandonei-o-xamanismo.html

    Tenha uma Boa Jornada!!!
    Siga sempre o seu coração!!!!
    ele tem todas as respostas!

    Grata pela visita!!


    ResponderEliminar
  18. Olá, eu agradeço. Foi uma mais valia, ajudou-me imenso.
    Fico muito grata!

    ResponderEliminar
  19. Susana, que encontro maravilhoso foi me deparar com esse texto! Há poucas semanas a Pantera apareceu em meus sonhos. O primeiro não me recordo agora, mas lembro do segundo vagamente: eu estava na minha terra natal e havia a pantera com seus filhotes, lembro de haver um episódio de disputa/luta entre ela e outro animal, que me parecia que era uma onça. Ao final a Pantera Negra venceu... Desde então não sonhei mais com ela, só que sinto a presença muito forte. E faculdades como "enxergar coisas além do mundo físico" bem intensas, assim como minha intuição mais aguçada. Mas também situações bwm dificeis de lidar, parece mesmo que meu lado "sombra": coisas que eu repudio ta aparecendo escancaradamente e não tem como mais eu fugir dessas situações. Porém não sei lidar mt bem ainda com esse poder todo que ela transmite. Como poderia acessar mais conhecimentos sobre isso? Sinto que sua sabedoria é imensa.... Sigo curiosa pra me desenvolver, já que essa energia apareceu na vida e me escolheu agora. Bjosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabella!
      lamento estar a responder só agora mas, não recebi a notificação do seu comentário não sei porquê...de vez em quando isto tem uns lapsos.
      Que sonho lindo e intenso que teve...grata por partilhar.
      A Pantera finalmente se manifestou para você, e quando assim é, se for o seu Animal Guardião, vem para ficar.
      Não tem como fugir!
      Tem que encarar, sem escapismos, e SENTIR o que se manifestar para você. Não procure entender...sinta apenas e siga a sua intuição.
      Aqui no blog, tem na Etiqueta "Animais de Poder" mais post's sobre a Pantera Negra.
      É muito difícil encontrar informação de qualidade sobre isto.
      Espero que ajude.
      Não tenha pressa e siga a sua intuição.
      Beijos

      Eliminar
  20. Uau! Estou pasma com essa confirmação.
    Ela se revelou justamente agora, na fase minguante da lua.
    Estou passando por muitas transformações e descobertas.
    Me chamou atenção a questão da audição. Estou com problemas no ouvido, além da pressão percebi que ouço mais que os demais. Estou fascinada com a maternidade e sexualidade que o texto revela. Exatamente como sou. Grata pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela sua partilha!
      Fico feliz por saber do seu contacto com a Pantera Negra...é uma experiência muito intensa e inesquecível.
      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  21. Super parabéns pelo post Suzana!
    Desde muito cedo vivencio a espiritualidade intensa e profundamente, já havia lido a respeito de animais de poder e até me identificado com alguns, mas ainda não havia passado pela experiência que vivenciei essa madrugada, com a Pantera Negra, motivo pelo qual estou aqui e agora ...rs
    Gosto da ideia de soltar e deixar tudo fluir naturalmente, ainda que meu conhecimento sobre esse assunto, seja bem restrito!
    Obrigada por compartilhar, desejo luz a você...sempre!����

    ResponderEliminar
  22. Muito Obrigada!!!!
    Que bom saber que o texto foi positivo para si.
    É para isso que ele aqui está.
    Tudo vem até nós na altura certa, quando estamos preparados para receber.
    Parabéns pela experiência com a sua Pantera Negra.
    É sempre inesquecível.

    Grata pela visita!!!
    Que o seu caminho seja cheio de luz!
    Abraço Cósmico

    ResponderEliminar
  23. Olá! Estive a fazer uma pesquisa sobre a pantera negra e parei aqui! Ando a ler sobre os animais de poder... quando era criança lembro-me de ver um filme com uma pantera negra e sentir medo e deslumbramento ao mesmo tempo. Foi quando vi pela primeira vez. Há 4 anos mudei-me para outra cidade, outra casa. Na noite que cheguei sonhei que estava uma pantera negra no meu quintal, a rondar de um lado para o outro. Neste momento ando a recuperar projetos do meu passado que ressurgiram de repente. Ando a pensar muito nisso. Ontem sonhei novamente com uma pantera. Estava na minha praia preferida e a pantera atacava pessoas desconhecidas que se aproximavam de mim. Eu estava com medo que ela me atacasse, mas ela deitava-se perto de mim e fazia o que eu dizia como se tivesse domesticada. Só atacava os outros como se tivesse a proteger-me. Esta pantera apareceu-me em sonhos 2 vezes em momentos de mudança na minha vida em 4 anos. O que quer dizer? A pantera é o meu animal de poder??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Pode ser Animal de Poder(animal guardião, que está ao seu lado desde o dia em que nasceu até ao dia do seu regresso a casa), como pode ser seu Animal Auxiliar(entra e sai quando necessita da sua energia em fases específicas da sua vida).
      Pelo que disse, comunicou consigo em fases de mudança, e em assuntos relacionados com o seu passado...o que é típico do Arquétipo Pantera.
      Mas, arrisco a dizer que poderá ser Animal de Poder, visto que já a acompanha desde criança, e também porque tem uma função muito protectora e guardiã.
      Os sonhos que teve com a Pantera Negra, foram todos lindíssimos, e sempre a protegê-la, e nunca a atacá-la a si, mas sempre aos outros.
      Se a sua personalidade for muito Pantera, poderá ser seu Animal de Poder.

      Grata pela Partilha!

      Eliminar
  24. Olá! Acabo de descobrir minha pantera negra através de uma meditação e estou surpresa como me define. Obrigada pelo conteúdo, ajudou a esclarecer muito.

    Porém gostaria de saber como identifico se se trata de Jaguar ou Leopardo?

    Fico no aguardo. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      Que bom que o texto ajudou.

      As Panteras Negras da família do Leopardo, encontram-se em África, Ásia, China e Índia.
      As Panteras Negras da família do Jaguar, encontram-se no sudeste dos EUA, México, América Central e em zonas específicas da América do Sul.

      Pode também através da meditação, sentir qual das energias existe em si.

      Deixo-lhe aqui outro texto sobre as diferenças entre eles:
      https://dobercoateaotumulo.blogspot.com/2015/10/jaguars-and-leopards.html

      Uma das diferenças é que, o jaguar adora a água e o Leopardo não.
      Os jaguares atacam animais maiores do que eles, e o Leopardo não.
      E o jaguar é muito maior do que o Leopardo.
      As suas influências são do Oriente e África, ou são do continente americano?

      O Jaguar é a Medicina da Protecção do Espaço. Silêncio, Agilidade e Luz.
      O Leopardo é a Medicina da Sensualidade e da Cura. É Protecção Espiritual.Traz também na sua energia a coragem, a libertação dos instintos e o poder. A pantera leopardo traz uma poderosa energia sexual para resolver traumas e bloqueios sexuais. É o símbolo feminino do poder, também ligado à lua. Ajuda a compreender as sombras e os mistérios.É a busca interior.

      São energias diferentes.

      O que sente no seu coração quando olha um e outro?
      Qual dos dois a faz arrepiar, a emociona?

      A resposta está no seu coração.

      Existem diversas formas de contato com o plano espiritual. E uma delas é a presença dos animais de poder, que são a representação arquetípica e simbólica de um guia espiritual. A diferença deste para outros guias é que ele se apresenta como um animal, que na verdade é um ser composto por energia, cujo comportamento e personalidade se conecta a nós quando alcançamos o estado de êxtase.

      Grata pela visita.
      Abraço Cósmico

      Eliminar
  25. Descobri que a pantera negra é meu animal de poder. Gratidão por tudo que vc compartilhou aqui. Fiquei emocionada em vários momentos. É uma honra recebê-la. E seu texto foi grandemente divino. Parabéns e mais uma vez, obrigada! Abençoada seja! Luz e amor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mercia,
      É uma honra enorme, sem dúvida!
      Parabéns!!!!
      Façam uma jornada feliz juntas!

      Grata pela partilha.
      Abraço Cósmico

      Eliminar
  26. Oie Susana!
    Ah, esse texto... Estou num momento de transmutar sombra em Luz. Tomei ayahuasca pela segunda vez e vi a pantera negra como animal totem. Digo isso porque ela tinha aparência de totem. Alguns detalhes do seu texto me chamaram atenção para as coincidências: foi em lua minguante, um dos meus desejos para a jornada era o resgate do meu sagrado feminino, eu tenho uma sombra a ser curada ligada ao feminino. Me identifiquei e adorei o texto. Gratidão pelas informações e esclarecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!!

      Estamos num ciclo de Eclipses, e a energia está fortíssima.
      A Pantera Negra será de uma preciosa ajuda para a guiar nesse resgate do seu sagrado feminino.
      Esta é uma boa altura para fazer essa cura interior.

      Grata pela partilha
      Abraço Cósmico


      Eliminar
  27. Sonhei com uma pantera negra que se transformou em um homem e que despoletou uma energia sexual muito grande. Apesar de tentar fugir dessa energia, foi mais forte que eu e me envolvi nela. Ao ler o texto entendi que se trata do meu resgate feminino, sendo que estou separada há 5 anos e 4 anos sem envolvimento amoroso com alguém por medo de sofrer novamente.
    Entendo e encontrei o meu animal de poder nesta fase da minha vida.
    Foi um sonho com uma energia poderosíssima. Grata pela informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa!
      Lamento estar a responder ao seu comentário só agora...só li hoje.
      O seu sonho trouxe-lhe uma mensagem muito clara...tal como diz, trata-se do seu resgate do seu Sagrado Feminino, da cura e transmutação da sua energia sexual e da sua relação com o masculino. a Pantera Negra entrou na sua vida agora para a ajudar nesse resgate e nessa cura.
      Cada pessoa entra na nossa vida para nos ensinar alguma coisa...uma lição que temos de aprender. Cada um vem como um professor que não devemos ignorar. E cada caso é único. uns nos ensinam duras lições que necessitamos aprender, e outros trazem amor e felicidade e tiram de nós o que temos de melhor dentro de nós.
      Os outros são apenas espelhos, para nós visualizarmos o que temos de curar e transmutar e trazer à luz da consciência. Apenas isso e nada mais.
      Siga a sua intuição, o seu coração...porque é por aí que a Pantera Negra a irá ajudar a curar, resgatar e transmutar.

      Grata pela visita.
      Abraço Cósmico
      Que façam uma Boa Caminhada Juntas!
      Tudo de bom!

      Eliminar
  28. Olá, li seu texto e gostei muito.
    Sou umbandista e tenho um guia chamado Pantera Negra no qual sou fascinado, ele é uma força masculina, sei que são religiões, cultos e energias diferentes, mas gostaria de saber como faço para entrar mais em contato com esta energia e como descobrir qual meu animal de poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Lamento só estar a responder agora mas, só agora li o seu comentário.
      Apesar de serem religiões diferentes, com cultos e rituais diferentes, as energias são iguais. Apenas têm nomes diferentes e rituais diferentes. Na Umbanda tem os Orixás, no Xamanismo tem o Totem Animal.
      Existem vários umbandistas que frequentam rituais xamanicos.
      Partilho aqui consigo um site de que gosto muito, do Léo Artese, xamã e muito entendido no xamanismo.
      Espero que ajude.

      https://www.xamanismo.com.br/xamanismo/leo-artese-apresentacao/

      Aqui tem muita informação de qualidade.

      Espero ter ajudado.
      Grata pela visita.

      Eliminar
  29. Oiii,Resolvi pesquisar mais sobre a pantera negra.Hà um tempo venho estudando sobre o xamanismo e sei que é algo que está em min....nestas últimas semanas escolhi ,intuir, um animal ,e veio a pantera negra,linda!!! E apartir disso ,venho fazendo minhas mentalizacoes....Hoje eu ,falei com meu namorado q mora em Portugal há 7 meses,e ele me manda uma foto
    dele com uma estátua de uma Pantera negra ( símbolo de futebol...), Fiquei eu pensando nessa grande conexão q somos.Sera q a pantera está querendo me dizer algo q eu ainda não sei?? Refletindo...Gratidão p todos.

    ResponderEliminar
  30. Oi, Jacqueline!
    São as maravilhosas sincronicidades da vida.
    Só fazem sentido quando as identificamos.
    Nada acontece na nossa vida por acaso...tudo tem uma razão de ser.
    São sinais, que nos querem levar para alguma direcção.
    Temos de estar muito atentas e seguir a nossa intuição, a linguagem da Pantera Negra.
    As respostas estão sempre aí.

    Grata pela sua visita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como fica no meu caso ?
      sendo que sou homem.

      Eliminar
    2. A Energia da Pantera Negra, sendo ela Jaguar ou Leopardo, é um Arquétipo Energético, uma Força Energética, e não o animal em si. Há pessoas que lhe dão nome de Santo, outros de Orixá, outros de Profeta...depende da religião e das crenças de cada um...são nomes diferentes para uma mesma energia. No Xamanismo, existem os animais de Poder e o Totem pessoal.
      O que quero dizer com isto é que, o arquétipo da energia da Pantera Negra não tem género, a Energia não tem género.
      Todo o Ser Humano tem as duas energias dentro de si, a masculina e a feminina!
      O Yin e Yang...a negativa e a positiva.
      Aqui na 3D no planeta Terra, vivemos na dualidade.
      Então, essas duas energias têm de ser integradas de igual forma para sermos seres equilibrados, sejamos homens ou mulheres.
      Para um Homem conseguir o seu Equilíbrio interior, terá de aceitar e integrar o seu lado Yin...a intuição, sensibilidade, compaixão, amor, etc...
      Aqui, se um Homem tiver a Pantera Negra como Animal de Poder, não terá só o lado da energia feminina(intuição, morte e renascimento, etc) mas também o lado da energia masculina(força, coragem, instintos e poder)
      Na Pantera não há dualidade...mas sim Unidade.

      Grata pela visita

      Eliminar
  31. Amei uma explicação muito completa
    Gratidão!

    ResponderEliminar
  32. Fiquei maravilhada e emocionada, pois veio de encontro com minhas intuições...🙏

    ResponderEliminar
  33. Gostaria de ler mais sobre outros animais de poder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ler sobre outros Animais de Poder na Etiqueta "Animais Totem"
      Espero que ache interessante.
      Grata pela visita!

      Eliminar
  34. Eu adorei a explicação, só que tenho receio de usar sendo homem, por que ouvi dizer que mexe com o nosso feminino, e também tenho um pou o de medo de usar o arquétipo da pantera negra pois eu sou hetero e tenho medo que desiquilibre a minha Ying yang.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Todo o Ser Humano, seja homem ou mulher, tem a sua energia masculina e a sua energia feminina. No seu caso, que é homem, naturalmente tem a sua energia masculina muito mais desenvolvida, ou seja o seu Yang. Para ter a sua energia equilibrada, vai ter de desenvolver a sua energia feminina, coisa que poucos homens fazem, infelizmente. Têm o seu lado da lógica e da razão muito desenvolvido, e estão desconectados da sua Essência, do seu Self, do seu verdadeiro Eu, visto que só lá conseguem chegar através da sua energia Yin, da sua intuição, do seu coração...só através do desenvolvimento da sua energia Yin, para estar equilibrada com o seu Yang, lado a lado, poderá aceder à sua Alma, ao seu propósito de vida, e integrar os seus objectivos do seu Ego (Yang), com os objectivos da sua Alma (Yin). É fundamental para TODO o Ser Humano ter estas duas energias integradas...só assim seremos Seres equilibrados, conectados com a Fonte e completos, inteiros.

      Grata pela sua visita!
      Espero que tenha acrescentado algo de positivo!

      Eliminar
  35. Foi de muita valia tudo que li, fiz iniciação no reiki xamanico maheo e fui fazer uma meditação Pra ver meu animal do poder, desde a Sintonizacao eu via olhos felinos amarelos na minha mente, não sabia que a pantera tmb era um animal do poder, sempre pensava em lobos, águias e leões, mas na meditação, sozinha no meu quarto eu a vi, nítida em minha mente, gigante com olhos amarelos q pareciam ver minha alma, bem na minha frente, aos poucos me aproximei e senti ela com a cabeça no meu ombro me mostrando o q ela via. Foi intenso, mas nao entendo muito sobre e nao sei se é ela mesmo o meu animal de poder, pq eu sou tão falante, nada silenciosa, mas tmb desde q era criança tenho esse lado q adormeceu mas q smp existiu q entende a energia das coisas, eu era uma criança q abraçava árvores sem saber o pq.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Stephane
      Tão lindo o que escreveu...
      Muito GRATA pela partilha que fez aqui.
      No Xamanismo Nativo Americano, o nosso Totem Pessoal é formado por 9 animais...2 são Guardiões, estão connosco 24h por dia, desde o dia do nosso nascimento até à nossa partida. Um é o Guardião da nossa energia Yin, e o outro é o Guardião da nossa energia Yang. TODOS nós, homens e mulheres, temos a energia feminina e masculina em nós. Os outros 7 animais são Animais Auxiliares, que entram e saem, consoante os desafios que estamos a viver na nossa vida e as energias que temos de trabalhar e integrar. No seu caso, a Pantera Negra, que pode ser Leopardo ou Jaguar porque têm características diferentes, revelou-se para si numa meditação de uma forma bastante clara e intensa, então não há dúvida que é um dos seus Animais Totem. Quando fez a meditação focou-se em quê? Pediu para o seu Animal de Poder se revelar para si? Se fez a meditação com esse objectivo específico, então é o seu Animal de Poder, e como é um animal lunar, com energia feminina, será o seu Animal de Poder do seu lado Esquerdo, o seu Guardião Feminino.
      Esse seu lado comunicativo virá do seu Animal Masculino do seu lado direito.

      Grata pela visita e pelo seu lindo comentário.
      Abraço de Baobá

      Eliminar
  36. https://www.xamanismo.com.br/xamanismo/leo-artese-apresentacao/

    O Leo Artese é uma boa hipótese, entre outros...

    Grata pela visita

    ResponderEliminar
  37. Interessante, para mim o Jaguar negro apareceu de forma diferente... eu simplesmente, depois de uma das minhas maiores crises, conheci meu esposo - 6 anos juntos, e coincidentemente o sobrenome dele e agora meu é Jaguarivel, mas só nos chamamos por Jaguar. Quando comecei a estudar sobre o Jaguar negro eu senti num primeiro momento medo, mas continuei a estudar e simplesmente estou encantada e em júbilo com tudo o que tenho descoberto.

    ResponderEliminar
  38. Amei! Completissimo! Vc tem instagram??? ♡♡♡♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não uso redes sociais...só Blogs.
      Muito grata pela visita!

      Eliminar