quinta-feira, 11 de agosto de 2016

..........................expectativa de alguém nos dar amor




Quando vivemos na expectativa de alguém nos dar amor, ou na dor de não termos recebido amor de alguém, tenham sido os pais ou um relacionamento romântico, estamos a arriscar magoarmo-nos da pior maneira, e a viver num estado de ilusão que apenas irá gerar uma enorme desilusão, mais cedo ou mais tarde.

É uma desilusão esperarmos que o outro nos dê a nós amor como se nos devesse pessoalmente alguma coisa e como se o amor fosse algo que damos como um ramo de flores. 

Ninguém nos deve nada, tal como não devemos nada a alguém.
Há sim uma responsabilidade de cada parte de contribuir com a sua própria capacidade de amar para dentro da relação.


Esperar que o outro nos traga algo, ou nos faça sentir seja o que for, é uma atitude infantil que apenas expressa uma ainda incapacidade interior de estarmos bem connosco próprios.
É uma declaração pública de carência emocional e falta de amor próprio.

* Primeiro, porque o amor não é algo que se "dê" a alguém, mas sim uma energia que se desperta dentro de cada um. É um estado de SER que vai amadurecendo ao longo da nossa história pessoal e pelo qual somos apenas os unicos responsáveis. Por exemplo podemos dar infinitas provas de amor e amar incondicionalmente uma pessoa em estado depressivo mas ela não o irá sentir ou receber de nós até que dentro dela ela se consiga conectar com a sua própria energia do amor.

* Segundo, o outro até pode ter a melhor intenção de nos inundar com o melhor amor, mas não o irá conseguir se o estado de amor não existir já dentro dele pois ninguém dá o que não tem. Os casos mais flagrantes são entre pais e filhos onde estes chegam cheios de raiva a adultos, frustrados e zangados por não terem recebido amor dos pais. Basta espreitarmos um pouco as infâncias dos nossos pais para percebermos as suas atitudes e chegarmos muitas vezes à conclusão:
Como pode alguém dar amor quando nunca o sentiu?
Como pode alguém dar o que não tem?

Por isso é tão importante o trabalho de resgate de amor próprio.
Aprender a funcionar em estado de amor individual é essencial para manifestar uma vida de abundância interior pessoal. 
Só depois desta primeira etapa, poderemos ser contribuintes saudáveis numa relação a dois.


Vera Luz


Sem comentários:

Enviar um comentário