terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

The ‘person’ itself is just a state





The ‘person’ itself is just a state, 
a movement in the greater Self that you are. 
This is why you can observe it. 
You know its energy, its limitations, 
its passions, its fears,
but you who perceive this, who are you? 
It is not the person. It is away from the person;
it is a much purer state of consciousness, 
and it is becoming more and more pure, 
more and more empty of association
with the constructed, imagined self until finally, 
it loses the lower state 
and shines inside its own glory and perfection 
as unborn awareness.


~ Mooji


..........................até ao dia da morte do amor




O amor é um animal felino, mutante, não resiste a cativeiros forçados. Podemos ter a sorte de amar e ser amados «até que a morte nos separe» - mas a verdade é que só podemos prometer amarmo-nos até ao dia da morte do amor, esse ser misterioso, independente e livre.  
Ines Pedrosa



.....................geometry in the universe





There exist a very common geometry in the universe. From universe to smallest particle of matter, everything is under violent effect of this common geometry. All branches of science follow the rules of this common geometry. This natural geometry exist every where. Where there is matter, there is geometry. 
– Johannes Kepler



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

.........................assim te lembro




Penso em ti como um desejo interrompido que se teceu na minha memória.
E sonho-te mais do que te recordo.
Selecciono. Invento-te um nome, um rosto.
Reconstruo. Reconstruo-te.
Peça a peça.
Minuciosamente – real ou irreal,
- assim te lembro.

Amélia Pais


The vector equilibrium




The vector equilibrium is the true zero reference of the energetic mathematics… the zerophase of conceptual integrity inherent in the positive and negative asymmetries that propagate the differentials of consciousness.  
Buckminster Fuller













Buckminster Fuller explicou-me que uma vez, porque o nosso mundo é construído a partir de relações geométricas como a proporção áurea ou a sequência de fibonacci, por pensar em geometria, o tempo todo, você poderia organizar e harmonizar sua vida com a estrutura do mundo. 
Einar thorsteinn





Adorar e Amar




– Eu te amo- disse o Pequeno Príncipe.

-Eu também o adoro – disse a Rosa.

-Mas não é a mesma coisa-  respondeu o Pequeno Príncipe e continuou – Adorar é tomar posse de algo ou alguém. É esperar que os outros cumpram com as nossas próprias expectativas de afeto ou companhia. Adorar é tornar nosso o que não nos pertence, é tomar posse de algo na esperança de que isso nos preencha, porque em algum ponto, todos nós nos reconhecemos carentes.

Adorar é se apegar ao outro a partir de nossas próprias necessidades. Então, quando não houver reciprocidade acabamos sofrendo. Quando a pessoa que adoramos não nos corresponde, acabamos nos sentindo frustrados e decepcionados.

Se adoro alguém, tenho expectativas e espero alguma coisa dessa pessoa. Quando ela não corresponde da forma esperada, sofro. O problema é que a outra pessoa provavelmente tem motivações diferentes, pois somos todos muito diferentes. Cada ser humano é um universo.

Quando uma pessoa disser que sofreu por amor, na verdade, ela quis dizer que sofreu por “adorar”, não por amar. Ela sofreu por se apegar, pois se realmente tivesse amado, não teria sofrido, pois quando se ama não se espera nada em troca. Quando amamos nos entregamos pelo simples prazer de poder oferecer o nosso amor.

Só podemos amar aquilo que conhecemos. Amar implica em atirar-se em meio ao vazio, confiar a vida e a alma à outra pessoa. E a alma não espera por indenizações. Conhecer é saber aquilo que te faz feliz, aquilo que te traz paz, bem como aquilo que o deixa com raiva, é conhecer as tuas lutas, teus erros e teus medos.

Amar é ter certeza de que aconteça o que acontecer o amor irá permanecer intacto, é estar ali pela pessoa mesmo após as tempestades e os invernos da vida. Amar é achar um lugar no coração para a pessoa amada, para que ela seja a sua melhor amiga, parceira, filha, mãe e irmã ao mesmo tempo. O amor não se esgota, pelo contrário, ele aumenta com o tempo. A maneira de retribuir tanto amor é abrir o próprio coração e desejar ser amado.

-Agora eu entendo o que é o amor – respondeu ela após uma longa pausa.

– É melhor vivê-lo – aconselhou o Pequeno Príncipe.



Saint-Exupery 
in, “O Pequeno Príncipe”




domingo, 26 de fevereiro de 2017

You are a function of what the whole universe is doing




“You are a function of what the whole universe is doing in the same way that a wave is a function of what the whole ocean is doing.”
― Alan Watts



Fundamentos do Taoismo


E R I C  B É N I E R - B Ü R C K E L



"A presença de um verdadeiro chefe de Estado
É sentida pelo povo como ausência"

Lao-Tsé



  • Os movimentos suaves da arte marcial chinesa Tai Chi Chuan imitam os movimentos dos animais, seguindo os princípios taoistas da suavidade e da valorização da natureza


  • Segundo Lao-tsé, os homens deveriam ser humildes como a água, que sempre flui para os locais mais baixos, pelo caminho do menor esforço. Com isso, atingem a tranquilidade e dão vida à sociedade. Como a água.


O taoismo se baseia em alguns conceitos fundamentais:

contemplação da natureza
Para o taoismo, a natureza apresenta um equilíbrio inato. Para nos harmonizarmos, basta, portanto, contemplarmos a natureza e tomá-la como referência em nossas atitudes e pensamentos. Tal pensamento apresenta semelhança com a escola filosófica do estoicismo, da Grécia antiga. Segundo essa escola, a natureza, no seu todo, é harmoniosa, e cabe, ao homem, procurar imitá-la para, assim, conquistar a harmonia e a felicidade. Outra analogia possível é com o estilo art nouveau de arquitetura, popular na Europa entre 1895 e 1906 e que buscava inspiração nas formas da natureza.

não agir
Um princípio muito importante do taoismo é o wu wei, termo da língua chinesa que significa "não agir". Segundo esse princípio, é através do não agir que encontramos a paz e o equilíbrio. O taoismo parte do princípio de que a natureza é, intrinsecamente, perfeita e harmoniosa: nesse sentido, qualquer ação nossa, mesmo que seja bem-intencionada, tende a perturbar essa harmonia.

Logo, o melhor que temos a fazer é procurar minimizar ao máximo nossas ações no universo, limitando-as ao mínimo indispensável. Assim fazendo, ou melhor, "não fazendo", seremos mais felizes e o universo, mais belo e harmonioso. É um conceito que encontra ressonância no pensamento ecológico atual, que procura minimizar o impacto das ações do homem no meio ambiente. E, apesar de parecer ser, aos olhos ocidentais, uma doutrina exótica oriental, no fundo não passa de uma outra forma de enunciar a velha expressão italiana dolce far niente ("doce fazer nada").

A natureza, o modelo de perfeição do taoismo, também é regida pela não ação: nela, não existem ações desnecessárias. Todos os seres vivos somente agem por um bom motivo. Caso contrário, eles estariam desperdiçando energia vital, o que não seria positivo do ponto de vista da seleção natural.

A doutrina taoista da não ação também encontra paralelo na filosofia islâmica: no islamismo, considera-se proibido fazer representações de homens ou animais, pois isso equivaleria a querer se igualar a Deus na capacidade de criar. Em outras palavras, seria como macular a obra divina (o universo), que é perfeita, com uma obra imperfeita (as representações humanas de homens ou animais). Os artistas islâmicos, em face dessa proibição, se esmeraram em decorar suas obras com figuras abstratas e trechos de seu livro sagrado, o Alcorão.

Atualmente, o sociólogo italiano Domenico de Masi advoga uma doutrina semelhante à não ação taoista: é a doutrina do "ócio criativo". Segundo essa doutrina, é nos momentos de ócio que o homem se torna mais criativo. Por esse motivo, segundo Domenico, a sociedade deveria tornar mais frequentes esses momentos de ócio.

suavidade
O taoismo defende que a suavidade, o relaxamento e a flexibilidade são mais eficientes e harmoniosos que a força e a rigidez. Por exemplo: as gotas de água, caindo constantemente sobre uma rocha, conseguirão, um dia, perfurá-la, apesar de a água ser muito mais mole que a pedra. Do mesmo modo, com a idade avançada, os seres humanos costumam perder os dentes, que são duros, mas retêm as gengivas, que são moles: isso também mostra que o fraco e mole são superiores ao duro e rígido. Segundo o taoismo, devemos ser flexíveis em nossas atitudes e opiniões, como a água, que se adapta ao ambiente em que está (um aquário, um riacho, o oceano etc.)

Uma aplicação desse princípio são os movimentos lentos e relaxados da arte marcial chinesa do tai chi chuan. No tai chi chuan, o corpo deve sempre se manter relaxado, de modo a não obstruir o fluxo de energia vital que circula naturalmente pelo corpo. Qualquer tensão muscular tende a obstruir esse fluxo, gerando doenças físicas e psíquicas.

humildade
Lao-tsé aconselhou as pessoas a procurar imitar a água, que sempre flui para os locais mais baixos. Do mesmo modo, as pessoas deveriam procurar se colocar nas posições mais baixas da sociedade, como forma de evitar disputas por cargos e privilégios. A nível social, isso traria mais paz à sociedade. A nível pessoal, isso traria tranquilidade.

generosidade
Segundo Lao-tsé, devemos imitar a natureza e sermos generosos, dando sem esperar receber nada em troca. Pois a natureza nos oferece abundantes recursos naturais, sem nada nos exigir em troca. A nível pessoal, este comportamento nos trará amigos. A nível coletivo, evitará disputas por riquezas. O sábio taoista é altruísta: como diz Lao-Tsé no Tao Te Ching, "riqueza é, para o sábio, o que ele faz pelos outros".

não violência
Lao-tsé aconselhou os governantes a evitar ao máximo a violência, recorrendo a ela apenas em último caso. E, em caso de vitória, não a comemorar com alegria, caso ela tiver sido obtida através da violência.

simplicidade
A sociedade costuma valorizar os mais inteligentes e cultos. Porém, segundo o taoismo, deveríamos, ao contrário, procurar ser cada vez mais simples, pois o acúmulo de conhecimentos tende, na verdade, a afastar o homem de seu estado original de perfeição e pureza. É um conceito semelhante ao mito do "bom selvagem", que se popularizou na filosofia europeia entre os séculos 16 e 18. O mito do bom selvagem dizia que o homem é naturalmente bom, mas que a civilização o corrompe. Outro exemplo da simplicidade buscada pelos taoistas pode ser encontrado no famoso filme de 1941 Citizen Kane, do diretor Orson Welles. No filme, o magnata que dá título ao filme morre infeliz, lembrando-se do único momento em que foi realmente feliz: na sua infância, quando brincava com um trenó batizado de Rosebud. Ou seja: no filme, a felicidade não está no poder, dinheiro e mulheres conseguidos pelo protagonista ao longo de sua vida, mas na simplicidade de sua infância. Um conceito que é semelhante à busca taoista pela simplicidade.

evitar o excesso de normas e proibições
Segundo o taoismo, o excesso de normas e proibições demonstra a decadência moral de uma sociedade, pois o homem virtuoso faz o bem de uma forma natural, espontânea, sem a necessidade da existência de regras. Se uma sociedade tem de criar muitas regras, é porque ela está corrompida. Segundo a doutrina taoista, o excesso de regras é inútil: ela apenas estimula os criminosos a inventarem novas formas de burlar as leis. O governante ideal deveria governar através de seu exemplo pessoal de humildade e de não interferência, e não impondo normas aos cidadãos. O excesso de normas aprisiona o homem, dificultando o pleno desabrochar de suas potencialidades e a livre expressão de sua natureza.

Devemos, ao invés disso, ser fiéis a nossa natureza interior, procurando ser espontâneos. Disso, resultará saúde e felicidade. É interessante notar que, neste ponto, o taoismo é uma exceção no mundo das religiões, pois estas costumam impor normas aos indivíduos. Embora, sob certo ponto de vista, esta busca taoista pela espontaneidade possa ser encarada, paradoxalmente, como uma norma! (O humor e a ironia também são características marcantes dos textos clássicos taoistas!)

Tal ênfase em se evitar normas encontra paralelo na história da economia no pensamento liberal do filósofo escocês Adam Smith (1723-1790). Segundo Smith, a melhor forma de atuação de um governo é, simplesmente, "não agir", deixando que o mercado regule naturalmente a economia, com o menor nível possível de interferência do governo. Dessa forma, seria maximizado o bem-estar da sociedade.

O escritor inglês Alan Watts apontou a semelhança entre o taoismo e o anarquismo do russo Kropotkin: segundo Watts, ambas as doutrinas confiam na capacidade de o próprio indivíduo decidir o que é melhor para sua vida, em vez de depender da obediência a regras impostas de cima para baixo. Com isso, não seriam atingidas apenas a harmonia e felicidade individuais, mas, também, a harmonia e a felicidade da sociedade como um todo, pois a sociedade nada mais é do que a soma dos indivíduos.


Alan Watts 
in, Tao: O Curso do Rio



EXPLICAÇÃO DA ETERNIDADE


Mark Laroche




devagar, o tempo transforma tudo em tempo. 
o ódio transforma-se em tempo, o amor 
transforma-se em tempo, a dor transforma-se 
em tempo. 

os assuntos que julgámos mais profundos, 
mais impossíveis, mais permanentes e imutáveis, 
transformam-se devagar em tempo. 

por si só, o tempo não é nada. 
a idade de nada é nada. 
a eternidade não existe. 
no entanto, a eternidade existe. 

os instantes dos teus olhos parados sobre mim eram eternos. 
os instantes do teu sorriso eram eternos. 
os instantes do teu corpo de luz eram eternos. 

foste eterna até ao fim.



José Luís Peixoto
in, A Casa, A Escuridão



sábado, 25 de fevereiro de 2017

operação delicada




Amputar angústias. Cirurgicamente. 
Dissecá-las com minúcia. Mão firme. Olhos seguros. 
Manuseio. Olfato. Olhar demoradamente. Abocanhar. 
Demorar neles, nos apertos, o tempo que seja preciso. Sem tempo. 
Deixar escurecer, decompor, clarear, regenerar. 
Voltar a incorporar. Coser. Bordar. 
Ataviar. 
Olhar demoradamente. 
Demorar nelas, nas angústias permutadas, o tempo que seja preciso. 
Porque agora elas pertencem-nos de foram diferente. 
Porque agora já sabemos viver com elas. 


Laura Avelar Ferreira



Theory of Relativity




Recapitulating, we may say that according to the general theory of relativity space is endowed with physical qualities; in this sense, therefore, there exists an ether.
According to the general theory of relativity, space without ether is unthinkable; for in such space there not only would be no propagation of light, but also no possibility of existence for standards of space and time (measuring-rods and clocks), nor therefore any space-time intervals in the physical sense.
But this ether may not be thought of as endowed with the quality characteristic of ponderable media, as consisting of parts which may be tracked through time.
The idea of motion may not be applied to it.


 Albert Einstein



Eclipse Total do Sol em Peixes, e Lua Nova - 26 de Fevereiro





AVIZINHA-SE um Fim de Semana e Mês…… complicado….. e com vários ASPECTOS no Céu……….ECLIPSE DO SOL(Anular) com uma LUA NOVA …….e não só……………

Este Eclipse Solar acontece numa Lua Nova…. ela ficará entre o Sol e a Terra…..mais uma Lua Nova!!!!….um mês depois da outra……e desta vez no eixo Peixes/Virgem…..

Quando a Lua passa directamente entre a Terra e o Sol….acontece o Eclipse do Sol e a Lua projecta a sua sombra sobre a superfície da Terra…… O Eclipse Anular do Sol é um tipo especial de Eclipse parcial……pois durante um eclipse Anular a Lua passa em frente ao Sol…..só que acaba por não tapar completamente o disco da nossa Estrela…….

É difícil falar deste Eclipse de uma forma Positiva……pois existem no Céu aspectos bem complicados …..tal como o encontro explosivo de Marte com Urano em Carneiro…..mais fogo, guerra e ímpeto não pode haver quando estes 2 se encontram….e ainda por cima estão em Oposição a Júpiter em Balança que por sua vez está Retrógrado e em aspecto com Plutão em Capricórnio……..que grande CONFUSÃO VAI ACONTECER NOS CÉUS NESTE FINAL DE MÊS…….chega a dar a sensação de um forte NÓ no ESTÔMAGO……e um Formigueiro por todo o Corpo…..parece quase como que chegámos à beira do abismo e há que saltar para o desconhecido……

Esta Oposição vem avivar e activar o que se passou no Verão de 2010……quando Júpiter e Urano estavam juntos em Carneiro…….onde Urano ainda está…..só que desta vez em Oposição a Júpiter…..e o efeito é o mesmo…daí o reavivar das memórias e/ou acontecimentos de há 7 anos atrás……até a nível de desastres/catástrofes na nossa Mãe Terra…..

Sempre que acontecem estes aspectos de Urano junto com Marte….a única coisa previsível é o IMPREVISÍVEL…..portanto sabemos que com certeza haverá TENSÃO NO AR…….é quase como o puxar do gatilho(Urano) para que a guerra(Marte) comece…..

O Eclipse forma-se no grau 8 em Peixes…tal como em 2010…..só que desta vez temos por perto também em Peixes o Neptuno, o Mercúrio e o Kiron…..
Temos o Neptuno entre o Sol e a Lua que por sua vez estão opostos ao Nodo Sul….o que nos vai trazer muita memória do passado e confrontos com esse mesmo passado…….talvez em assuntos mal resolvidos…..que nos trazem à Consciência velhos padrões de Comportamento……o que nos pode dar vontade de escapar/fugir para não enfrentar de novo algo que pensávamos guardado lá atrás….só que chegou a hora de resolver o passado para seguir em frente serenamente…….há que evoluir/crescer…..


No mundo da matéria….Neptuno rege os Mares…… por isso pode haver alguma “revolução” nas águas….assim como simbolicamente o Mar é o nosso INCONSCIENTE e poderemos ser chamados a mergulhar nele afim de MUDAR E EVOLUIR…..pois entrar no papel de Vitima e culpar o Destino não é com certeza o caminho que nos é pedido…..

Peixes e Neptuno transmitem-nos a dissolução do Ser Humano…..fazem-nos mergulhar nas profundezas e sentir que afinal….. TODOS SOMOS UM……irmos ao lugar de onde viemos e para onde iremos….pois lá bem no fundo verificamos que afinal o que nos Une é muito maior do que o que nos separa….e as diferenças são muito menores que as semelhanças…..afinal os nossos sentimentos são “um poço sem fundo”……

É bom de vez em quando reflectir sobre afinal quem somos NÓS…..como Seres…e como Corpos……os Seres/Almas vão e vêem até ao infinito e em Amor….os Corpos todos feitos da mesma matéria…um dia desfazem-se……e desaparecem como uma nuvem de pó……

A Energia deste Eclipse abre a porta da Psique do nosso lado Sombra…..para que a possamos reconhecer, respeitar e honrar….visto que essa é a única forma de A controlar…….é preciso muita CORAGEM para olhar para dentro…lá bem no fundo….na NOSSA ESCURIDÃO……e reconhecer que afinal tudo o que ME INCOMODA nos outros….é exactamente o que EU não suporto/aceito em MIM…… 

Todos os Conselhos que muitas vezes damos aos outros deveriam sim….servir para cada um de NÓS se aceitar e se sentir mais Completo…..iluminando o lado Sombra…..com o NOVO…..pois a aceitação total de cada um de nós como um todo é símbolo de LIBERDADE/LIBERTAÇÃO!!!!!.....

Os Signos Cardinais(Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio) regidos respectivamente por Marte, Lua,Vénus e Saturno…….
Bem como os Signos Mutáveis(Gémeos,Virgem, Sagitário e Peixes) regidos na mesma ordem por Mercúrio(Gémeos e Virgem), Júpiter e Neptuno…..
Vão estar possivelmente a sentir mais toda esta panóplia Celestial Energética…… só que é bom lembrar que é muitas vezes através do Sofrimento Consciente que conseguimos Evoluir e encontrar em NÓS o Tesouro interior que TODOS temos…..só temos de ter a CORAGEM para fazer a viagem da “caça ao Tesouro”…….
Sem dor….sem duvidas e sem questionar…não existem respostas……

Com tantos Planetas em Peixes…..e Vénus, Marte e Urano em Carneiro…..a MENSAGEM É CLARA……............
ESCUTA A TUA INTUIÇÃO…….
PROCURA OS TEUS SONHOS…
E AGE!!!!!!!!!!............
VAI EM FRENTE SEM MEDOS!!!!!.......
Este é o MOMENTO de FAZER ou COMEÇAR……com o que sempre sonhaste……sobretudo deixa de pensar no que achas que não é possível…..talvez possa não acontecer exactamente como sonhaste….só que com certeza será uma expressão de TI MESMA!!!!!

É bom estares atenta aos sinais do teu corpo e ás imagens que emergem da tua imaginação……pois esta é uma altura de muita criatividade….e onde poderás sentir o tal “CLIK”/Chave para abrir o TEU enorme potencial que até agora desconhecias…ou ao qual não terias prestado a devida atenção…ou até……achavas que não serias capaz…ou que não existia……essa FORÇA e IMAGINAÇÃO possivelmente adormecida……..

É mais um Portal que se abre, afim de podermos dar aquele salto para uma nova DIMENSÃO…….



Vera Mouths de Magalhães



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Sou


Lemonsieur  Flash



Sou o que sabe não ser menos vão 
Que o vão observador que frente ao mudo 
Vidro do espelho segue o mais agudo 
Reflexo ou o corpo do irmão. 
Sou, tácitos amigos, o que sabe 
Que a única vingança ou o perdão 
É o esquecimento. Um deus quis dar então 
Ao ódio humano essa curiosa chave. 
Sou o que, apesar de tão ilustres modos 
De errar, não decifrou o labirinto 
Singular e plural, árduo e distinto, 
Do tempo, que é de um só e é de todos. 
Sou o que é ninguém, o que não foi a espada 
Na guerra. Um esquecimento, um eco, um nada.


Jorge Luis Borges 
in, "A Rosa Profunda"



Os filhos não se “perdem” na rua, mas sim dentro de casa




Os filhos não se “perdem” na rua. 
Na verdade, essa perda se inicia no próprio lar com o pai ausente, com a mãe sempre ocupada, com um acúmulo de necessidades não atendidas e frustrações não gerenciadas. Um adolescente se destrói depois de uma infância de desapegos e de um amor que nunca soube educar, orientar, ajudar.

Começaremos por deixar claro que sempre haverá exceções. Obviamente existem jovens com comportamentos desajustados que cresceram em lares onde há harmonia, e adolescentes responsáveis que conseguiram se distanciar de uma família disfuncional. Sempre há eventos específicos que escapam dessa dinâmica mais clássica onde o que acontece diariamente em uma casa marca irremediavelmente o comportamento da criança no exterior.


“Semeie boas ideias nas crianças, mesmo que hoje elas não as entendam, no futuro elas irão se encarregar de fazê-las florescer.”
María Montessori


Na realidade, e por incrível que pareça, um pai ou uma mãe nem sempre acaba por aceitar esse tipo de responsabilidade. Na verdade, quando uma criança evidencia comportamentos agressivos na escola e o diretor entra em contato com os pais, é habitual que a família coloque a culpa no sistema, no próprio instituto e na comunidade escolar por “não saber educar”, por não pensar nas necessidades e por não aplicar as estratégias adequadas.

É certo que no que se refere à educação de uma criança, todos somos agentes ativos (escola, meios de comunicação, organismos sociais…), mas é a família que fará germinar no cérebro infantil o conceito de respeito, a raiz da autoestima ou a chama da empatia.



Os filhos, o legado mais importante do nosso futuro
H. G. Wells disse uma vez que a educação do futuro andava de mãos dadas com a própria catástrofe. Em sua famosa obra “A máquina do tempo”, ele viu que no ano de 802.701 a humanidade se dividiria em dois tipos de sociedade.
Uma delas, a que viveria na superfície, seriam os Elói, uma população sem escritura, sem empatia, inteligência ou força física.

Segundo Wells, o estilo educativo que predominava em sua época já apontava resultados nesta direção. O início das provas padronizadas, da competitividade, da crise financeira, do curto período de tempo dos pais para educar os filhos e da preocupação nula para incentivar a curiosidade infantil ou o desejo inerente por aprender faziam com que, no auge do século XX, o célebre escritor não augurasse nada de bom para as gerações futuras.

Não se trata de alimentar tanto pessimismo, mas de colocar sobre a mesa um estado de alerta e um sentido de responsabilidade. Por exemplo, algo que muitos terapeutas, orientadores escolares e pedagogos se queixam é da falta de apoio familiar que costumam encontrar na hora de fazer uma intervenção com aquele adolescente problemático, ou com aquela criança que apresenta problemas emocionais ou de aprendizagem.

Quando não há uma colaboração real ou até mesmo quando um pai ou uma mãe tira a autoridade ou boicota o profissional, professor ou psicólogo, o que vai conseguir é que a criança, seu filho, continue perdido. Além disso, esse adolescente terá mais força para continuar desafiando e buscará na rua o que não encontra em casa, ou o que o próprio sistema educativo também não foi capaz de lhe dar.


Crianças difíceis, pais ocupados e emoções contrapostas
Há crianças difíceis e exigentes que gostam de agir como autênticos tiranos. Há adolescentes incapazes de assumir responsabilidades e que adoram ultrapassar os limites que os outros lhes impõem, aproximando-se, assim, da delinquência. Todos nós conhecemos mais de um caso assim, no entanto, temos que ter consciência de algo: nada disso é novo. Nada disso é culpa da internet, nem dos videogames, nem de um sistema educativo permissivo.


“Antes de ensinar uma criança a ler, ensine-lhe o que é o amor e a verdade.”
Gandhi


No final do dia, estas crianças mostram as mesmas necessidades e comportamentos de sempre, contextualizados em novos tempos. Por isso, a primeira coisa que devemos fazer é não patologizar a infância nem a adolescência. A segunda é assumir a parte da responsabilidade que cabe a cada um de nós, bem como educadores, profissionais da saúde, publicitários ou agentes sociais. A terceira, mas não menos importante, é entender que as crianças são, sem dúvida, o futuro da Terra, mas antes de mais nada, são filhos de seus pais.


Os ingredientes da verdadeira educação
Quando um professor chama uma mãe ou um pai para advertir sobre o mau comportamento de um filho, a primeira coisa que a família sente é que estão colocando em causa o amor que eles sentem pelos seus filhos. Isso não é verdade. O que acontece é que às vezes esse afeto, esse amor sincero, se projeta de forma errónea.


  • Amar um filho não é satisfazer todos os seus caprichos, não é abrir todas as fronteiras para ele nem evitar dar respostas negativas. O amor verdadeiro é o que guia, o que inicia desde bem cedo um sentido real de responsabilidade na criança, e que sabe gerir suas frustrações dando um “NÃO” a tempo.
  • A educação de qualidade sabe sobre emoções e entende sobre paciência. A criança exigente não detém seus comportamentos com um grito ou com duas horas de solidão na própria casa. O que ela exige e agradece é ser atendida com palavras, com novos estímulos, com exemplos e com respostas a cada uma de suas ávidas perguntas.


Também temos que tomar consciência de que nesta época em que muitas mães e muitos pais são obrigados a cumprir jornadas de trabalho pouco ou nada conciliadoras com a vida familiar, o que importa não é o tempo real que compartilhamos com os filhos, mas sim a QUALIDADE desse tempo.



Os pais que sabem intuir 
as necessidades e as emoções, 
que estão presentes para guiar, 
orientar e para favorecer interesses, 
sonhos e expectativas, 
são os que deixam marcas 
e também raízes em seus filhos, 
evitando assim que 
essas crianças busquem tudo isso na rua.




Valéria Amado



A Roda Medicinal




A Roda Medicinal é um círculo de poder e conhecimento, uma maneira de entender a vida, enquadrado num círculo. Ela ensina a nossa ligação com todas as coisas, nos mostra o caminho de volta ao Centro, o nosso caminho para casa. A Roda Medicinal é um reflexo do Universo e do indivíduo. Assim como acima, assim abaixo – a maior é reflectida na menor e o menor no maior.

As antigas culturas matriarcais viam o seu mundo em termos de círculos e ciclos e por isso era natural ensinar sobre a vida desta maneira. A Cabala judaica é uma outra maneira de ensinar essas verdades essenciais, mas apresentadas em formato vertical, como convém a uma sociedade hierárquica orientada para o masculino. Cada sistema vem do entendimento e as atitudes de sua cultura de origem e de diferentes formas de compreensão da vida na Terra.

Medicina significa força vital, força da vida, a integridade.
Para ser inteiro é preciso ser curado, pôr fim à separação das partes de si mesmo e da separação da vida, para se tornar um ser humano completamente integrado. A medicina é algo que traz o poder pessoal e da compreensão, força e sabedoria adquirida através da experiência de vida. Medicina é o poder, no sentido real da palavra – o poder sobre si mesmo e sua habilidade para responder de forma consciente e co-criar a vida. Um ser humano totalmente integrado é uma pessoa holística (inteira) .

A Roda Medicinal ensina a viver de vida de uma forma que traz a cura e saúde para a Mãe Terra e toda a nossa família, amigos e outras criaturas. Ele orienta-nos a manter nossa conexão com o Grande Mistério e para todos os aspectos da vida. Nossa Medicina pessoal é o que temos a “dar e receber” de outros seres humanos e para o mundo, é o que contribui para o coletivo em nossa vida . É o que podemos olhar para trás no final da vida com orgulho e prazer – o que contribuímos para a evolução de Tudo O Que É, nossa colaboração para a evolução de toda a vida.

A base de meu trabalho na Roda Medicinal é o Círculo da Estrela Solitária.
É o anel central da contagem de 20 e, quando aplicado à situação de um indivíduo mostra a sua jornada humana na Terra. Há inúmeras maneiras de se trabalhar esse círculo e reflectir a um participante (que fica no centro da sua Roda da Vida), apenas o que realmente está a acontecer e como movimentar a sua energia para mudanças proveitosas.



Leo Rutherford
Xamã contemporâneo inglês (ele não se considera xamã, mas sim “xamanista”), professor e pioneiro do xamanismo no Ocidente.
Ele foi uma das primeiras pessoas a levar os ensinamentos do xamanismo norte-americano para o Reino Unido e fundou a Eagle’s Wing Centre for Contemporary Shamanism.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A new 3D visualization of the Flower of Life by Art of Sacred Geometry...

The Flower of Life Revealed from Art of Sacred Geometry on Vimeo.




The Flower of Life Revealed is a stunningly animated Sacred Geometry meditation film.

Louise Bellairs, as Art of Sacred Geometry, takes you on an enlightening journey; from the first cell division, through to the formation of a 3D Flower of Life and onward on a pilgrimage to the very centre of this creation, where the breath-taking magnitude is revealed and a 360 degree panorama is granted for the observer to experience the awe-inspiring splendour, inherent within.
The journey then progresses through a theoretical system of blueprint geometry, dwelling in the master geometry of the 64 Tetrahedron Grid, conceptually nurtured into existence in the womb of the Flower of Life - from where all is created.

You are invited to immerse yourself and contemplate the unfolding visual symphony and let the original musical score envelope your senses with this revealing demonstration of what it feels like to experience Sacred Geometry as a language without words.

"Louise really has taken the visualisation to another level. The best visualisation I have ever seen of flying INSIDE of the 3D Flower of Life structure!" Jamie Janover


The Tree of Life




The Tree of Life 
encodes the geometry 
of the cuboctahedron 
otherwise known as 
the Vector Equilibrium, 
the foundational seed geometry 
of the very fabric of spacetime itself...




The Tree of Life encodes the geometry of the fabric of the vacuum of space-time

This short clip from Nassim Haramein's "Crossing the Event Horizon" 4 DVD set shows how Nassim decoded the Tree of Life, an ancient symbol from the Kabalistic tradition.

If you consider the tree to be a 3D structure rather than a 2D "flat" symbol and you also consider that the trees come in pairs, as the tradition states, then you have all the geometric information you need to be able to build the foundational geometry of the fabric of space-time: a 64 tetrahedron grid.


Ten "golden globes" joined by 22 channels: 10 + 22 = 32, a pair of which equals 64. 


Many other ancient documents and traditions 
also describe this very same geometric information 
from the I Ching with it's 64 hexagrams 
to the "Tetragramaton" in the Bible...





                             





Amor Amigo





Quero ser o teu amor amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder. 

Mas amar-te, sem medida,
e ficar na tua vida 
da maneira mais discreta que eu souber. 

Sem tirar-te a liberdade.
Sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar quando for hora de calar,
e sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente nem presente por demais,
simplesmente, calmamente, ser-te paz...

É bonito ser amigo, ser amiga.
Mas, confesso, é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher este teu rosto de lembranças!
Dá-me tempo de acertar nossas distâncias!


Fernando Pessoa 



Ao discutir, debater, argumentar, você não ouve o outro




Como você pode entender o outro se está contra ele?

O entendimento é impossível.
O entendimento necessita de simpatia, de participação.

Entender significa ouvir o outro totalmente.
Ao discutir, debater, argumentar, você não ouve o outro.
Apenas finge ouvir e, interiormente, fica se preparando.
Por dentro, você está sempre se preparando para a tacada seguinte, pronto para rebater quando o outro parar. Você fica se preparando para refutar. Não ouve. Fica tramando como irá refutar o outro.

Na discussão, no debate, a verdade não é significativa.
Por isso, num debate, a comunicação nunca acontece; é impossível atingir a comunhão.
Você pode argumentar e quanto mais argumentar mais se separará do outro.
Quanto mais argumentar, maior será a lacuna - torna-se um abismo.


Osho 




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Archiatric... Federico Babina

O artista Federico Babina acaba de lançar um novo projeto chamado Archiatric, que retrata 16 diferentes condições como obras de arquitetura em vários estados de “construção/reparação.
Os desenhos são arrepiantemente abstratos, mas para quem vive com a agonia da doença mental, eles são todos muito precisos.


Educação





A educação funciona como um grande sistema de selecção empresarial. É usada para que o estudante passe em exames, consiga boas notas, títulos e bons empregos. É uma distorção do papel essencial que a educação deveria ter.

O objectivo é preparar os professores para que eles se aproximem dos alunos de forma mais afectiva e amorosa, para que sejam capazes de conduzir as crianças ao desenvolvimento do autoconhecimento, respeitando as suas características pessoais. Comprovamos por meio de pesquisas que esse é o caminho para formar pessoas mais benévolas, solidárias e compassivas.

A educação actual produz zumbis.

Se queremos mudar o mundo, temos de investir em educação. Não mudaremos a economia, porque ela representa o poder que quer manter tudo como está. Não mudaremos o mundo militar. Também não mudaremos o mundo por meio da diplomacia, como querem as Nações Unidas – sem êxito. Para ter um mundo melhor, temos de mudar a consciência humana. Por isso me interesso pela educação. É mais fácil mudar a consciência dos mais jovens.


Temos um sistema que instrui e usa de forma fraudulenta a palavra educação para designar o que é apenas a transmissão de informações. É um programa que rouba a infância e a juventude das pessoas, ocupando-as com um conteúdo pesado, transmitido de maneira catedrática e inadequada. O aluno passa horas ouvindo, inerte, como funciona o intestino de um animal, como é a flora num local distante e os nomes dos afluentes de um grande rio. É uma aberração ocupar todo o tempo da criança com informações tão distantes dela, enquanto há tanto conteúdo dentro dela que pode ser usado para que ela se desenvolva. Como esse monte de informações pode ser mais importante que o autoconhecimento de cada um? O nome educação é usado para designar algo que se aproxima de uma lavagem cerebral. É um sistema que quer um rebanho para robotizar. A criança é preparada, por anos, para funcionar num sistema alienante, e não para desenvolver suas potencialidades intelectuais, amorosas, naturais e espontâneas.

A palavra amor não tem muita aceitação no mundo da educação. Na poesia, talvez. Na religião, talvez. Mas não na educação. O tema inteligência emocional é um pouco mais disseminado. É usado para que os jovens tomem consciência de suas emoções. É bom que exista para começar, mas não tem um impacto transformador. A inteligência emocional é aceite porque tem o nome inteligência no meio. Tudo o que é intelectual interessa. Não se dá importância ao emocional. Esse aspecto é tratado com preconceito. É um absurdo, porque, quando implementamos uma didáctica afectuosa, o aluno aprende mais facilmente qualquer conteúdo. Os ministros da Educação recebem-me muito bem. Eles concordam com o meu ponto de vista, mas na prática não fazem nada. Pode ser que isso ocorra por causa da própria inércia do sistema.

Humberto Maturana, cientista chileno, contou-me que a membrana celular não deixa entrar aquilo que ela não precisa. A célula tem um modelo em seus genes e sabe o que necessita para construir-se. Um electrólito que não lhe servirá não será absorvido. Podemos usar essa metáfora para a educação. As perturbações da educação são uma resposta sã a uma educação insana. As crianças são tachadas como doentes com distúrbios de atenção e de aprendizagem, mas em muitos casos trata-se de uma negação sã da mente da criança de não querer aprender o irrelevante. Nossos estudantes não querem que lhe metam coisas na cabeça. O papel do educador é levá-lo a descobrir, reflectir, debater e constatar. Para isso, é essencial estimular o autoconhecimento, respeitando as características de cada um. Tudo é mais efectivo quando a criança entende o que faz mais sentido para ela.

Foi uma traição ao ideal do pai do capitalismo, Adam Smith, que escreveu A Riqueza das Nações. Ele era professor de filosofia moral e se interessava muito pelo ser humano. Previu que o sistema criaria uma classe de pessoas dedicadas todos os dias a fazer só um movimento de trabalho, a classe de trabalhadores. Previu que essa repetição produziria a deterioração de suas mentes e advertiu que seria vital dar a eles uma educação que lhes permitisse se desenvolver, como uma forma de evitar a maquinização completa dessas pessoas. Sua mensagem foi ignorada. Desde então, a educação funciona como um grande sistema de selecção empresarial. É usada para que o estudante passe em exames, consiga boas notas, títulos e bons empregos. É uma distorção do papel essencial que a educação deveria ter.

Muitos pais só querem que os seus filhos sigam bem na escola e ganhem dinheiro. Acho que os pais podem começar a reflectir sobre o facto de que a educação não pode se ocupar só do intelecto, mas deve formar pessoas mais solidárias, sensíveis ao outro, com o lado materno da natureza menos eclipsado pelo aspecto paterno violento e exigente. A Unesco define educar como ensinar a criança a Ser. As Constituições dos países, em geral, asseguram a liberdade de expressão aos adultos, mas não falam das crianças. São elas que mais necessitam dessa liberdade para se desenvolver como pessoas sãs, capazes de saber o que sentem e de se expressar. Se os pais se derem conta disso, teremos uma grande ajuda. Eles têm muito poder de mudança.


A educação não pode ocupar-se 
só do intelecto, 
mas deve formar pessoas mais solidárias.



Claudio Naranjo
Psiquiatra Chileno




A Great Wagon


Aida Pascual




Out beyond ideas of wrongdoing and rightdoing,
there is a field. I’ll meet you there.
When the soul lies down in that grass,
the world is too full to talk about.
Ideas, language, even the phrase “each other”
doesn’t make any sense.
The breeze at dawn has secrets to tell you.
Don’t go back to sleep.
You must ask for what you really want.
Don’t go back to sleep.
People are going back and forth across the doorsill
where the two worlds touch.
The door is round and open.
Don’t go back to sleep.

Rumi




Eclipse Anular de Peixes com Lua Nova - Fevereiro de 2017




You are part of this conduit of information of the vacuum that goes from infinitely big to infinitely small through you and as it passes through you it picks up your specific interpretation of the universe and feeds it to the infinity of all things so that your participation is counted... do you start to get a sense of your responsibility?  
– Nassim Haramein





"hoje - e amanhã, e depois, e depois - são dias de karmic relief: parabéns!

(e olha, isto é duplamente importante para Ti, caso faças anos por estes dias!)

situações que se arrastam há tempo encontram vias de se escoarem para a memória dos registos akáshicos

(quem se lembrará disto mais tarde? a gente esquece para poder lembrar, sem ficarmos presos ao que preferiríamos esquecer e não conseguimos)

isso implica que agradecer, e liberar,

despedir, deixar ir, terminar,

desistir, entregar, confiar,

perdoar, absolver, relaxar

ajudam muito mais do que querer agarrar *

isto pode não se aplicar a situações ou pessoas,

pode aplicar-se a expectativas, sonhos, regras, padrões, comportamentos, modus operandi, versões prévias de nós própri@s,

vícios - as nossas adições d'eleição - tão_bem

Preparamo-nos para uma das fases mais intensas dos últimos tempos - e dos próximos -

com mudanças, aceleradas e às vezes dramáticas, a terem lugar

e toda a mudança começa com uma mudança

(duh!)

que não tem de ser exterior.

às vezes, estamos mortinhos por mudar tudo à nossa volta, a querer mudar as circunstâncias e os outros, ou a sentirmo-nos confrontados por el@s

sem ainda termos mudado dentro o que nos impede de aceitar as coisas como são, o que obrigaria também

a reposicionarmo-nos perante elas, e mais essencialmente,

perante nós próprios.

ter a audácia e a coragem de confrontar o que não nos serve

antes de mais, de nós mesmos,

pode bem ser por Isso um uso inteligente destas energias, hoje e nos próximos dias

Aproxima-se um eclipse que revela o fim de circunstâncias nas nossas vidas, no último signo do zodíaco que é Peixes,

aquele que antecipa a Vida Nova simbolizada pelo signo seguinte - Carneiro

e toda a gente sabe que não há espaço para o novo, se o velho ocupa lugar

e toda a gente sabe que as circunstâncias da Vida reflectem o mundo interno,

individual

e colectivamente

e toda a gente sabe muito bem, no fundo de si própria, se for gente honesta,

que tem coisas por mudar, libertar, perdoar, deixar ir, agradecer, e entregar

regras impedimentos expectativas padrões de dor e compulsão

estruturas rígidas

batalhas inúteis com o que É

(ou com o que sabemos perfeitamente que "deveria" ser)

e às vezes

mudar toda a experiência implica simplesmente parar de resistir

e olhar para dentro, a ver - a sentir, a reconhecer, a iluminar e aceitar - aquilo que em nós se ressente

ainda se ressente

e as maneiras pelas quais resistimos a aceitar e sentir

o que não aceitámos, o que ainda não aceitámos,

e nos recusamos, miseravelmente, a sentir

e nos impede de nos abrir

à Vida, e à próxima versão de nós própri@s,

ao próximo Verão de nós própri@s,

e tudo aquilo que nos requer

o nosso próprio Perdão

a nós, e à ilusão de que existem outros, de que existiram outros,

que nos "causaram" e causam isto ou aquilo,

sem percebermos que somos apenas nós próprios

a (im)pôrmo-nos no Caminho da Vida que flui e que segue,

cumprindo-se a Si mesma

e permitindo que nos cumpramos nós também,

na justa medida em que saiamos do Caminho

e permitamos que o Caminho se cumpra através de nós, atravessando-nos, transformando-nos, ampliando-nos,

obrigando-nos

tantas vezes

a desistir dessa ilusão chamada "eu",

a prepotência do Ego

tenrinho assustado armado em forte

numa batalha inútil contra a Força irrestível da Vida

que só gera atrito

quando encontra um ego inamovível

fundamentado como se aprisionado estivesse no cimento

solidificado

das nossas próprias dores.

E às vezes, ficamos nas batalhas com a ilusão chamada circunstância exterior

apenas por medo de confiar na Vida, ou no impulso que nos vem de dentro,

e que nos quer levar

a outro lugar

onde ainda não descobrimos que podemos - e que no fundo, no fundo, se calhar é o que queremos -

Viver

sem ser no mesmo sítio onde nos habituámos

a sobreviver *

esperam-nos por_Tanto mudanças drásticas, dentro de nós, tão mais espectaculares quanto menos temamos Abrir o Coração

a nós mesmos, e à Vida

(c'est la même chose)

e este eclipse de Peixes ajudar-nos-á a Tod@s,

desconfio - e mio -

a que sejamos confrontados com os véus das nossas próprias ilusões, expectativas, padrões viciados e auto-imagens

que escondem a Dor

de que nascemos tod@s para ser palco

e Curador *


... e quem saiba "onde", no seu Mapa, caia este eclipse no grau 8º de Peixes,

pode ter a ilusão da vantagem de imaginar que pode ser para onde olhar

(dentro de si própri@ que é como quem diz na sua própria experiência de vida)

aí, onde a caldeirada de véus ainda-não-denunciados

está a ser remexida.

para quem não sabe, soubesse

ou utilize estas pistas a aplicar simultaneamente

simultaneamente, repito

ao seu Signo Solar, Ascendente, e Lua

- o que pode dar, no limite, 3 dimensões a iluminar pela multidimensionalidade da sua própria Consciência projectada sobre a ilusão e o écran

da sua própria experiência:

(aplique-se o do signo da Lua à vida emocional, o do Sol à Consciência de "quem" se É, e o do Ascendente às circunstâncias "concretas" da vida do Espírito na carne, a fazer experiências na 3-D. Somos seres espirituais, como dizia o Teillard de Chardin, a fazer experiências humanas, e o Ascendente é a porta de entrada no laboratório)

Carneiro - os fantasmas do passado que regressam para beber um último copo, brindar à nova Vida, e depois rirem-se todos muito, connosco, e percebermos que não há mais passado com o poder de nos condicionar. Tudo aquilo que começava por "ai!" termina com "puf!"

Touro - altura de sonhar novos sonhos, recordar a mensagem do Martin Luther King, e depois ser um King e luther pelos sonhos mais inspiradores que a imaginação permitir

Gémeos - se perante o Mundo és Real, serás inspirado por uma nova capacidade de dádiva de Ti Própri@, que tem como condição o auto-esquecimento das necessidades mais pessoais, egoísticas, e "emocionais" - estás a poder basear a tua vida no Serviço à maior autoridade que possas reconhecer, e diz-me lá: quem é para ti?

Caranguejo - sonhas com uma ilha paradisíaca, longe do ruído e do frenesim. Pela mente, pela imaginação, pela leitura, pela contemplação, podes ganhar distância e alimentar o teu espírito: embora seja pouco provável que te possas livrar das tarefas rotineiras do teu próprio quotidiano

Leão - o ego, ai, o ego... o que te impede de Abraçar a Vida

Virgem - os "outros", ai a ilusão dos "outros"... tu estás Aqui para Servi-los, e não tanto para te servires... percebe isto de uma vez, e a tua Vida mudará para sempre

Balança - a tua saúde, pela tua saúde, depende da tua Vida interior. Não te percas no frenesim do dia-a-dia... Encontra-te na Paz do teu próprio recolhimento

Escorpião - esquece por um momento as tuas fantasias sexuais, românticas e eróticas, e aproveita - se puderes - para te esqueceres de Ti própri@. Talvez seja chegado o momento de te perguntares a sério o que vais fazer para honrar o teu próprio apelo de serviço impessoal à Humanidade, ou pelo menos - pelos teus Amigos

Sagitário - é uma conta simples: conta o número de elementos da tua família, e depois subtrai esse número de 7.2 mil milhões. O número a que chegares representa o número de familiares que ainda não abraçaste

Capricórnio - que o teu primeiro pensamento do dia seja: Deus. E que o último pensamento do dia seja: Deus. E no intervalo, faz o que quiseres, e sabe que a tua Obra e a d'Ele (d'Isso) são a mesma

Aquário - confia, entrega, e dedica-te a ganhar a Vida fazendo o que realmente te sai das entranhas. Falta só dizer: de caminho, aprende a amar-te incondicionalmente

Peixes - recorda que por detrás de mil milhões de véus há uma Luz. Que essa Luz és Tu. E está na altura de a recuperares.

e pronto,

para terminar, em espírito de Serviço, só falta deixar aqui a banda sonora que te leva ao engano: porque afinal, depois de parares de "lutar", precisas começar a lutar - já não tanto pela ilusão,

mas pelo Amor.

é que não sei se já te disse, mas

independentemente do que sejas, de quem sejas,

tu és (um) Amor *"


Nuno Michaels