sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A Roda Medicinal




A Roda Medicinal é um círculo de poder e conhecimento, uma maneira de entender a vida, enquadrado num círculo. Ela ensina a nossa ligação com todas as coisas, nos mostra o caminho de volta ao Centro, o nosso caminho para casa. A Roda Medicinal é um reflexo do Universo e do indivíduo. Assim como acima, assim abaixo – a maior é reflectida na menor e o menor no maior.

As antigas culturas matriarcais viam o seu mundo em termos de círculos e ciclos e por isso era natural ensinar sobre a vida desta maneira. A Cabala judaica é uma outra maneira de ensinar essas verdades essenciais, mas apresentadas em formato vertical, como convém a uma sociedade hierárquica orientada para o masculino. Cada sistema vem do entendimento e as atitudes de sua cultura de origem e de diferentes formas de compreensão da vida na Terra.

Medicina significa força vital, força da vida, a integridade.
Para ser inteiro é preciso ser curado, pôr fim à separação das partes de si mesmo e da separação da vida, para se tornar um ser humano completamente integrado. A medicina é algo que traz o poder pessoal e da compreensão, força e sabedoria adquirida através da experiência de vida. Medicina é o poder, no sentido real da palavra – o poder sobre si mesmo e sua habilidade para responder de forma consciente e co-criar a vida. Um ser humano totalmente integrado é uma pessoa holística (inteira) .

A Roda Medicinal ensina a viver de vida de uma forma que traz a cura e saúde para a Mãe Terra e toda a nossa família, amigos e outras criaturas. Ele orienta-nos a manter nossa conexão com o Grande Mistério e para todos os aspectos da vida. Nossa Medicina pessoal é o que temos a “dar e receber” de outros seres humanos e para o mundo, é o que contribui para o coletivo em nossa vida . É o que podemos olhar para trás no final da vida com orgulho e prazer – o que contribuímos para a evolução de Tudo O Que É, nossa colaboração para a evolução de toda a vida.

A base de meu trabalho na Roda Medicinal é o Círculo da Estrela Solitária.
É o anel central da contagem de 20 e, quando aplicado à situação de um indivíduo mostra a sua jornada humana na Terra. Há inúmeras maneiras de se trabalhar esse círculo e reflectir a um participante (que fica no centro da sua Roda da Vida), apenas o que realmente está a acontecer e como movimentar a sua energia para mudanças proveitosas.



Leo Rutherford
Xamã contemporâneo inglês (ele não se considera xamã, mas sim “xamanista”), professor e pioneiro do xamanismo no Ocidente.
Ele foi uma das primeiras pessoas a levar os ensinamentos do xamanismo norte-americano para o Reino Unido e fundou a Eagle’s Wing Centre for Contemporary Shamanism.


Sem comentários:

Enviar um comentário