quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Noticiários



Mesmo sem ver muita televisão e principalmente noticias, não deixo de as receber por vias de outros que ainda se permitem violentar mentalmente nas horas de ponta. Ficam de tal maneira impressionados que esse tipo de energia pesada e densa acaba por ficar a circular e a espalhar-se por todos. Hoje em dia começam já a invadir as próprias redes sociais...

Embora há uns anos tenha por opção deixado de ver noticias quando entendi que não só nada acrescentavam de bom à minha vida como no fim ficava com a cabeça / energia cheia das histórias que na maior parte das vezes nada têm a ver com a nossa história pessoal, muitos me disseram que iria viver alienada, despreocupada com o que se passa no mundo, numa postura infantil e em negação da minha participação em criar um mundo melhor....
(Como se ficar a ver as notícias de violações, assassinatos, roubos e abusos ajudasse alguém!).

Agora... uns anos depois da minha decisão, chego a algumas conclusões:

O que se passa no mundo a nível GLOBAL, seja na ecologia, ciência, dinâmicas sociais e religiosas e até o mundo dos animais e da natureza sempre foram e são até hoje as únicas notícias que me interessam por reconhecer o poder que têm de nos atingir como um todo.

À parte das notícias, independentemente se é um reality show, filme, série, notícia, debate, desde que seja PRÓ espirito humanitário, inspirador no que toca a nos lembrar, Seres Humanos, de quem somos, do que temos de pior e melhor, do que nos une como família humana e do nosso propósito espiritual, é suficiente para me fazer parar em frente a uma televisão.

Pelo contrário, a vida cor de rosa seja de quem for, a política dos dias de hoje, os crimes horrendos das nossas cidades e de outros seres humanos que têm histórias e karmas bem diferentes do nosso pessoal, sinceramente mantenho-me afastada. 

Não por negação ou sequer por arrogância ou frieza.

Para quem não sabe o meu trabalho é precisamente "mexer" com o interior do ser humano lidando todos os dias com pessoas com crises existenciais, depressões, perdas, rejeição, abandono e solidão.
Tenho 3 planetas em Escorpião e logo não tenho medo do Sentir* seja ele interior ou exterior..

O que me aflige no que toca à televisão e às notícias que todos têm como ementa do jantar é perdermos a noção do que é que faz parte da nossa história pessoal e do que não faz...

Com certeza que o caso de assassinato entre um casal algures no interior do país vai "tocar" nas pessoas mais próximas desse local e aos familiares envolvidos e com certeza que cada um envolvido terá uma aprendizagem a fazer com o que foi parar à sua realidade.

A pergunta é:
Porque TODOS precisamos de ser expostos a esse tipo de informação tão pessoal e privada o tempo todo?
Será que aquelas histórias terão mesmo uma mensagem pessoa para TODOS NÓS??
Será que ninguém pensa que só desde há 60 anos é que somos expostos a este tipo de informação?

Antes convivíamos uns com os outros e as vidas de quem nos era próximo eram de facto as mais importante.

Hoje temos um mundo cheio e ninguém se fala na rua...

E afinal que bem nos trouxe sabermos tudo de todos?
Não será este tipo de noticia um simples mau uso do que é afinal o poder da comunicação global livre?
Porque não há tantas noticias positivas e incentivadoras como há catastróficas?
Porque permitimos e nos sujeitamos a um tipo de informação que nos alimenta o medo de sermos atingidos por eventos que provavelmente não farão parte da vida da maior parte de nós e pior que nos mantém num estado de depressão e ansiedade condicionando negativamente as nossas vidas?

Claro que acredito que o mundo ficou mais pequeno e que a internet e as redes sociais do presente permitem uma proximidade humana que por vezes é mesmo maravilhosa se pensarmos nos potenciais positivos.
Claro que vejo como mais do que nunca nos vemos uns aos outros e percebemos o quanto somos idênticos em tantos níveis..
Claro que hoje reconheço o potencial da internet ao circular informação valiosa que há uns meros anos atrás não nos chegaria....

A minha questão é apenas com os aspectos negativos...

Falando por mim aprendi a escolher o joio do trigo. Continuo a passar o canal quando vejo noticias diárias. Tento todos os dias fazer uso em estado de gratidão do que as tecnologias me permitem fazer ao levar a minha mensagem a quem a gosta de ler.

Gosto de acreditar que estou numa pequeníssima escala e reduzida à minha pequenez, a fazer o que posso para mudar o mundo para melhor...
Não me considero uma pessoa alienada do mundo mas sim focada e desperta a dar o meu melhor onde a Vida me pôs. 

Anos depois de "desligar" as notícias, percebi que não me desliguei do mundo pois continuo a viver atenta ao que me chega além de que cada pessoa me partilha o seu drama pessoal e que na maior parte das vezes vem espelhar o meu. Mas ao contrário de estar passivamente a assistir a televisão, eu sinto que participo de uma maneira que a vida me proporciona a ajudar cada um na sua história pessoal.

Tenho observado que quem de facto se mantém desligado do mundo são os que insistem em manter-se "informados" 3 vezes por dia atrás das televisões ficando impotentes e ansiosos sem nada fazer presos a um voyeurismo opinador que de nada serve a ninguém. Quantas vezes são estes mesmos que perante situações desafiantes fingem nada ver e continuam como se nada fosse.

Longe das noticias ou filtrando esse tipo de exposição mantemo-nos focados no que a nossa energia está a atrair, vivemos acordados e atentos e sabemos e sentimos que lições nos estão a chegar a cada momento e que convites estamos a receber do mundo à nossa volta.. São estes mesmos os que perante o mesmo cenário desafiante reconhecem o convite da vida e afirmam o seu poder de intervir e se revelam verdadeiros heróis.

Cabe-nos a nós escolher quem queremos ser....

Depois deste pequeno desabafo, deixo a proposta de pensamento ...
Paremos de alimentar o sensacionalismo televisivo que nos mantém presos no medo, roubando-nos a capacidade de viver o aqui e o agora e comecemos a procurar quem à nossa volta nos está a espelhar algo ou a precisar da nossa ajuda e do nosso amor...

Madre Teresa resumiu bem a proposta:
"Se queres mudar o mundo, vai para casa e ama a tua família"


Vera Luz


Sem comentários:

Enviar um comentário