quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Hua Hu Ching, Os últimos ensinamentos de Lao Tzu
Este livro visa apresentar informações e técnicas que foram usadas em todo o Oriente durante muitos anos. Essas informações e práticas se valem de um sistema natural do corpo; contudo, nunca houve nenhuma contestação quanto à eficácia desses procedimentos. As informações aqui apresentadas se destinam a um melhor conhecimento e a uma experiência do autor, e devem ser usadas pelo leitor ao seu talante e segundo a sua responsabilidade.
Em virtude da natureza sofisticada das informações apresentadas neste livro, recomendamos que o leitor também estude os outros livros do autor com vistas a um conhecimento mais pormenorizado dos exercícios que regulam a energia e de um estilo de vida saudável.
A vida das pessoas envolve condições diferentes, e o desenvolvimento das pessoas passa por diversos estágios. Pelo facto de o plano de fundo do desenvolvimento das pessoas não poder ser unificado, não há nenhuma prática que possa ser aplicada universalmente a todos. Assim sendo, é por meio do discernimento do leitor que as práticas devem ser escolhidas. Adoptar e usar os métodos oferecidos neste livro deve, pois, ser responsabilidade do leitor.
O autor e o editor deste livro não são responsáveis, de modo nenhum, por qualquer dano que possa ocorrer seguindo-se as instruções deste livro.
De acordo com a doutrina do Caminho Universal, masculino e feminino são igualmente importantes na esfera natural. Esse fato é confirmado no diagrama do Tai Chi. Desse modo, a discriminação não é praticada em nossa tradição. Todo o meu trabalho é dedicado a ambos os sexos da raça humana.
Sempre que possível, as frases que usam pronomes masculinos para representar ambos os sexos foram evitadas; quando ocorrem, pedimos a tolerância e a compreensão espiritual do leitor. Espero que o leitor absorva a essência da minha doutrina e ignore a superficialidade da linguagem.
A discriminação em termos de sexo é inerente ao inglês; os pronomes do chinês antigo não apresentam diferença de sexo. Espero do leitor toda a sua compreensão acima do nível da linguagem ou dos sexos.
Prefácio do livro "Hua Hu Ching, Os últimos ensinamentos de Lao Tzu"
"O Tao-Te King de Lao Tzu é uma das obras mais estimadas e traduzidas do mundo. Suas páginas apresentam as verdades simples e, no entanto, mais profundas do universo. Os taoístas consideram Lao Tzu o maior mestre de todos os tempos, e deram-lhe o título espiritual de "O Mais Elevado". Ele é tido como um sábio de grande energia celestial. Conta a lenda que ele passou oitenta e um anos no ventre materno. Em linguagem simples, isso significa que para ele foram necessários muitos anos até que entrasse na posse do fruto da sabedoria.
Na condição de bibliotecário do imperador e de encarregado dos Arquivos Reais, Lao Tzu entrou em contacto com a sabedoria e com o conhecimento dos maiores sábios da China antes da época do Imperador Amarelo (2697 a.C.). À medida que passava o tempo, ele percebeu que uma época de grande confusão e de degeneração espiritual estava prestes a começar no império. Resolveu então deixar a sociedade e ter uma vida de reclusão que estivesse em harmonia com a natureza. Assim, seguiu para o oeste montado no dorso de um búfalo-da-índia. Quando chegou na Divisa Hang Gu, na fronteira da China, foi solicitado pelo guarda da divisa que tomasse nota da essência da sua sabedoria. Desde então, esse clássico foi chamado de Tao Te King.
Muitas pessoas sabem dessa história; contudo, poucas sabem que, à medida que Lao Tzu prosseguia em sua viagem, ele continuou a partilhar seus conhecimentos com quantos sinceramente procuravam viver de conformidade com o Caminho Universal. Apenas uma seleção conhecida desses ensinamentos posteriores - que leva o nome de Hua Hu Ching - sobreviveu.
Durante a dinastia Yuang, o imperador Shuen Ti (cerca de 1333-1367 da era cristã) foi levado pelos líderes religiosos invejosos e preconceituosos da época a banir o Hua Hu Ching pelo fato de muitos terem associado o imperador ao príncipe que aparece como o discípulo de Lao Tzu no livro. A influência do livro pode ser vista nos últimos ensinamentos do Buddha, bem como nos ensinamentos do sufismo. A escola Ch'an de Budismo Chinês e o Zen-budismo no Japão são, na verdade, antigos ensinamentos taoístas com uma nova roupagem.
O Hua Hu Ching é um manuscrito muito raro, e até mesmo apareceu num grande número de versões na antiga China. Actualmente, existem poucas cópias completas e exactas desta obra, se é que existe alguma. É apenas por meio da transmissão oral dos ensinamentos contidos no Hua Hu Ching passado de geração em geração de mestres taoístas que se preserva intacta a doutrina. Esta é a minha própria versão, e ela representa o final da corrida cultural entre a Ásia do Sul e a Ásia do Norte. A integração dos ensinamentos levou a mente sensível do povo do sul a deparar o centro natural dos antigos mestres evoluídos da Ásia do Norte. Quando minha mente universal vai ainda mais fundo do que a mente universal de Lao Tzu, espera-se que um novo progresso seja feito.
Historicamente, os estudiosos ainda se indagam sobre se uma pessoa chamada Lao Tzu verdadeiramente existiu, ou se o livro de Lao Tzu foi apenas a obra do guarda da divisa, depois de ter sido inspirado por um viajante ilustre. O mesmo se dá com o relato do Génesis, com a história de Abraão, com a experiência de Moisés e com os ensinamentos de Jesus. Ninguém tomou nota desses relatos a não ser anos ou séculos depois. Na época moderna, os direitos de autor são respeitados porque o autor verdadeiro dá o seu nome, porém Fu Shi, Lao Tzu, Shakyamuni e os líderes culturais de todos os lugares não poderiam de fato insistir na autoridade individual legítima. Isso significa que as diferenças culturais não existem, posto que uma mente a que falte o desenvolvimento possa se aferrar a certo estágio de expressão como sendo a verdade de todos os tempos.
Os ensinamentos de Lao Tzu a um só tempo são racionais e milagrosos. Eles semelham um copo de água límpida e fresca; no entanto, imensurável é o seu poder subtil. São eles a expressão da máxima simplicidade e da mais pura sabedoria. Eles fazem com que as pessoas em diferentes níveis de desenvolvimento partilhem dessa sabedoria, da mesma forma que a água pura refresca e conserva todos os aspectos da vida. Muitos, contudo, são incapazes de aceitar esse poder miraculoso pelo fato de esses ensinamentos desprovidos de adorno não lhes despertar a imaginação nem lhes estimular a fantasia. Se esses ensinamentos fizessem isso, no entanto, eles seriam tão-somente um outro obstáculo ao verdadeiro desenvolvimento interior.
A verdade, em si mesma, é poder. Por meio do estudo contínuo deste livro, a pessoa deparará com diversos tipos de ajuda. Muitas anedotas registadas revelam um outro domínio da vida, a que aludem os ensinamentos de Lao Tzu. Um livro pode ser queimado por quem não conseguiu nenhum desenvolvimento espiritual, mas nenhuma pessoa pode perturbar a mente universal. Por essa razão, este livro valioso aqui está, em suas mãos."
Introdução do livro "Hua Hu Ching, Os últimos ensinamentos de Lao Tzu"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário