domingo, 31 de janeiro de 2016

Marina Abramović The Artist is Present trailer HBO








Marina Abramović  nasceu em Belgrado, Sérvia, a 30 de Novembro de 1946.
É uma artista performativa que iniciou a sua carreira no início dos anos 70 e manteve-se em actividade desde então. Considera-se a "avó da arte da performance".
O seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.

em 1974 apresentou em Belgrado, na Sérvia, uma performance em que dispunha numa mesa 72 objectos, desafiando o público a interagir com ela, através deles, da forma que bem entendesse. Na mesa havia, por exemplo uma pistola carregada. Ou uma faca. “Estava preparada para morrer”, conta na entrevista. E de facto, não morreu mas saiu com marcas, há cicatrizes que nunca desapareceram.

Para a artista, o público dá aquilo que é desafiado a dar. “Foi um desafio a toda a má energia possível. Se dás a uma pessoa uma serra, estás a provocá-la”, diz Marina, para quem o seu trabalho pode trazer o que de pior ou melhor uma pessoa tem.

Prova disso foi o que aconteceu há quatro anos no MoMA com a perfomance The Artist is Present, em que Marina Abramovic esteve durante 716 horas sentada em silêncio a uma pequena mesa, no átrio do museu, e, sem reagir ou falar, fixou os visitantes que eram convidados a sentarem-se à sua frente. Para vivenciar a experiência e partilhar o espaço com a artista sérvia, milhares de pessoas esperaram horas em longas filas, chegando mesmo a pernoitar em frente ao museu. Houve quem conversasse com a artista, mesmo que ela não respondesse, quem se risse com ela e quem se emocionasse com aquele contacto. “A minha ideia para o MoMA era dar amor incondicional a cada estranho, o que aconteceu”, conta.

O mesmo aconteceu mais tarde, em 2014 em Londres, 512 Hours, na Serpentine Gallery, onde a performance é uma forma de a artista e os visitantes se envolverem de uma forma diferente da que aconteceu em The Artist is Present. “É um momento muito importante e único”, diz-nos, para quem 512 Hours é um trabalho que só poderia existir agora, ao fim de mais de 40 anos de carreira de Marina Abramovic, “reflectindo o seu compromisso em explorar o que é que a performance pode ser”. “É algo que tem de ser experimentado.”
É uma performance que parte do vazio das salas e precisa de nós para as encher de alguma forma. É uma performance que parte do nada. Uma ideia tão simples quanto radical e que todos os dias resulta de forma diferente.


"SEDUCTIVE, FEARLESS, AND OUTRAGEOUS, MARINA ABRAMOVIĆ HAS BEEN REDEFINING WHAT ART IS FOR NEARLY FORTY YEARS.  USING HER OWN BODY AS A VEHICLE, PUSHING HERSELF BEYOND HER PHYSICAL AND MENTAL LIMITS––AND AT TIMES RISKING HER LIFE IN THE PROCESS––SHE CREATES PERFORMANCES THAT CHALLENGE, SHOCK, AND MOVE US. THROUGH HER AND WITH HER, BOUNDARIES ARE CROSSED, CONSCIOUSNESS EXPANDED, AND ART AS WE KNOW IT IS REBORN.  SHE IS, QUITE SIMPLY, ONE OF THE MOST COMPELLING ARTISTS OF OUR TIME.

SHE IS ALSO A GLAMOROUS ART-WORLD ICON, A LIGHTNING ROD FOR CONTROVERSY, AND A MYTH OF HER OWN MAKING. SHE IS MOST CERTAINLY UNLIKE ANYONE YOU HAVE EVER MET BEFORE."

MoMA, NYC

Sem comentários:

Enviar um comentário