sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

G.I. GURDJIEFF




Trechos de livros com ensinamentos preciosos de 
George Ivanovich Gurdjief:


“Sem o auto-conhecimento, sem entender o funcionamento e as funções da sua máquina, o homem não pode ser livre, ele não pode governar a si mesmo e sempre continuará a ser um escravo.”

“A fé consciente é liberdade. Fé emocional é escravidão. A fé mecânica é loucura.”

Pratique primeiramente o amor com animais; eles reagem melhor e com mais sensibilidade. ”

“É muito difícil também de sacrificar o próprio sofrimento. Um homem vai renunciar a quaisquer prazeres que gosta, mas ele não vai desistir de seu sofrimento.”

“Acordar só é possível para aqueles que a procuram e querem, para aqueles que estão prontos para lutar consigo mesmos e trabalhar em si mesmos por um tempo muito longo e muito persistente, a fim de alcançá-lo.”

“Peço-lhe para não acreditar em nada que não pode verificar por si mesmo.”

“Conhecer significa saber tudo. Não saber tudo significa não saber. A fim de saber tudo, só é necessário saber um pouco. Mas, a fim de conhecer esta pequena parte, primeiro é necessário conhecer muito bem. ”

“Duas coisas na vida são infinitas; a estupidez do homem e a misericórdia de Deus “.

“Há uma lei cósmica que diz que cada satisfação deve ser paga com uma insatisfação.”

“O homem não tem “I” individual. Mas há, em vez disso, centenas e milhares de pequenos separados “i” , muitas vezes totalmente desconhecidos um dos outros, nunca entrando em contacto, ou, pelo contrário, hostis entre si, mutuamente excludentes e incompatíveis. Cada minuto, cada momento, o homem está a dizer ou pensar com um “i”. E cada vez que seu “i” é diferente. Agora era um pensamento, agora é um desejo, agora uma sensação, agora um outro pensamento, e assim por diante, indefinidamente. O homem é uma pluralidade. Nome do homem é legião “.

“Vou dizer-lhe uma coisa que vai torná-lo rico para a vida. Há duas lutas: uma luta interna do mundo e uma luta do mundo exterior … você deve fazer um contacto intencional entre esses dois mundos; então você pode cristalizar dados para o Terceiro Mundo, o mundo da alma. ”

“O objectivo comum é mais forte que o sangue”.

“Se você quer perder a sua fé, faça amizade com um padre.”

“A maior história não contada é a evolução de Deus.”

“O único tipo de relações sexuais possíveis são aquelas com alguém  tão avançado e capaz como a si mesmo.”

“Apenas os super-esforços contam”

“Enquanto as nossas ideias são as mesmas, nunca iremos nos separar.”

“Melhor morrer do que viver no sono.”

“Amor sem conhecimento é demoníaco.”

“O homem deve usar o que ele tem, e não esperar o que não é.”

“O que é possível ao homem indivíduo é impossível para as massas.”

“Lembre-se de vir aqui depois de já ter compreendido que a necessidade de lutar contra si mesmo é só com você. Por isso agradeça a todos que lhe dão a oportunidade. ”

“É o maior erro pensar que o homem é sempre uma e a mesma coisa. Um homem nunca é a mesma por muito tempo. Ele está em constante mudança. Raramente permanece a mesma, mesmo durante meia hora.”

“O conhecimento pode ser adquirido por um estudo adequado e completo, não importa o que o ponto de partida é. Só é preciso saber como a ‘aprender’. O que é o mais próximo de nós é o homem; e você é o mais próximo de todos os homens para si mesmo. Comece com o estudo de si mesmo; lembre-se do ditado “Conhece a ti mesmo.”

“Libertação conduz à libertação. Estas são as primeiras palavras de verdade – não a verdade entre aspas, mas a verdade no real sentido da palavra; verdade que não é meramente teórica, não simplesmente uma palavra, mas a verdade que pode ser realizada na prática. O significado por trás dessas palavras pode ser explicado da seguinte forma: por libertação significa a libertação, que é o objectivo de todas as escolas, todas as religiões, em todos os momentos. Esta libertação pode realmente ser muito grande. Todos os homens a desejam e se esforçam depois. Mas não pode ser alcançada sem primeiro a libertação, uma libertação menor. A grande libertação é a libertação de influências externas em nós. A menor libertação é a libertação de influências dentro de nós. ”

“A fim de despertar, em primeiro lugar é preciso perceber que se está num estado de sono. E, a fim de perceber que de facto, se está num estado de sono, deve-se reconhecer e entender completamente a natureza das forças que operam para o manter no estado de sono ou hipnose. É absurdo pensar que isso pode ser feito através da busca de informações da própria fonte que induz a hipnose.
…. Só uma coisa é certa, a escravidão do homem cresce e aumenta. O homem está se tornando um escravo voluntário. Ele não precisa de mais cadeias. Ele começa a crescer Amante de sua escravidão, para ter orgulho disso. E esta é a coisa mais terrível que pode acontecer a um homem. ”

“A vida só é real, então, quando” eu sou “.”

“A carne é necessária quando há trabalho físico duro a ser feito, ou num clima muito frio, ou quando as plantas comestíveis não podem ser encontradas … carne animal fornece todas as substâncias que precisamos, tanto para o trabalho intensivo de nosso organismo e para a manutenção de uma temperatura normal em climas frios “.

“Um ser honesto, que se comporta absurdamente bem, não tem hipótese  de se tornar famoso, ou até mesmo de ser notado, no entanto sensível e delicado ele pode ser. ”

“Com espinhos no mundo interior, sempre haverá rosas no mundo exterior, fruto da lei de compensação.”

“Vamos pegar algum acontecimento na vida da humanidade. Por exemplo, a guerra. Há uma guerra a acontecer no momento presente. O que isso significa? Significa que vários milhões de pessoas adormecidas estão a tentar destruir vários milhões de outras pessoas a dormir. Eles não iriam fazer isso... é claro que farão, eles estão a dormir. Tudo o que acontece é devido a esse sono “.

“De tanto olhar para o seu vizinho e perceber a sua significância, e que ele vai morrer, a piedade e compaixão surgirão em você para como ele e, finalmente, você vai amá-lo.”

“Desejo é a coisa mais poderosa do mundo. Maior do que Deus. ”

“O homem encontra-se a si mesmo a monte.”

“É necessário observar a si mesmo de forma diferente do que você faz na vida comum. É necessário ter uma atitude diferente, não a atitude que você teve até agora. Você sabe onde as suas atitudes habituais levaram você até agora. Não há sentido em continuar como antes. ”

“A civilização moderna é baseada na violência, escravidão e belas palavras.”



Sem comentários:

Enviar um comentário