quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Psicologia Ocidental



A PSICOLOGIA OCIDENTAL, 
não se interessa 
pelos processos da Consciência em si 
e a sua elevação, 
mas com os efeitos perniciosos 
da falta de Consciência dos indivíduos, 
a que chamam doença...


A psicologia ocidental em quase toda a sua totalidade, só se interessa pelos outros estados de consciência, que não o usual quando estes são patológicos, isto é, não integrados no indivíduo.
Esquizofrenia, psicoses, neuroses, este é o campo que tais escolas lidam.

Escolas como a Junguiana e aTranspessoal são excepções importantes, que embora de forma tímida, dão os primeiros passos no estudo dos níveis alterados de consciência nos quais ela não se fragmenta ou descompensa, mas se amplia.
De uma forma primária ainda chamam tais estados de transe, muitas vezes considerando-os ocorrência fugidias, como acessos que vem e vão.

Mas outras escolas de psicologia mais sofisticadas como a Budhista , tanto o ramo Chan e Zen, como o Tibetano, a Taoista, compreendem que existem outros estados de consciência e podemos não apenas incidir neles mas ampliar a tal ponto nossa percepção que um novo mundo se descortina aos nossos olhos, ampliado por podermos perceber mais.

Um desses estados é conhecido como o estado de Arhat.
Após um trabalho disciplinado, o ser passa a interagir de forma mais consciente com o meio e assim ao invés de estados ilusórios, passa a perceber o mundo como ele de facto é, com seus fluxos e mutações.
Costuma-se dizer que o Arhat vê a essência das coisas e não apenas a superfície.
Todo o trabalho é realizado em etapas.



in, pistas do caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário