domingo, 22 de novembro de 2015

As Fases da Lua - Lua Nova

No nosso sistema solar, a Lua é o corpo celeste que se movimenta com mais rapidez. 
A cada 28 dias ela perfaz uma volta completa em torno da Terra e percorre 360º do zodíaco.
A cada 7 dias ela muda de fase.
A cada 2 dias e meio atravessa um signo inteiro e em poucas horas visita outros planetas, fazendo e desfazendo aspectos e ângulos com eles.
A Lua se move 1º a cada 2 horas.
Devido a este intenso movimento, atribui-se a ela o domínio sobre todas as actividades da natureza e do homem que sofrem grande variação, que têm ciclos rápidos e que se completam numa curta duração.

São portanto próprios dos domínios da Lua a mutação e a flutuação. 
Se ela não é o factor decisivo nas subidas e descidas das actividades humanas - ao longo do ano - é, sem dúvida, o determinante principal de pressão dentro de um mês, uma semana e, sobretudo, a grande vedete das variações ocorridas ao longo de um dia.

Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino por excelência: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso, se atribui a ela o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição.

Ela também actua sobre o metabolismo, o apetite, a assimilação dos alimentos e dos líquidos no organismo e, portanto, sobre o processo de se ganhar, manter ou perder peso.

Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua actua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano.
As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol. Com isto a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde se tornam fortes áreas de influências da Lua.

É a Lua que dá o tom emocional do dia. Ela causa um grande impacto sobre o comportamento humano, sobre o humor das massas e sobre o estado de ânimo colectivo.
A sensibilidade, as reacções e as flutuações emocionais das pessoas são em grande parte reflexos dos movimentos da Lua.

A Lua não regula só as marés dos oceanos. Rege também as marés humanas. Os comportamentos de massa estão muito sujeitos às influências da Lua. Ela actua sobre o humor e o estado de espírito das pessoas e interfere sensivelmente sobre o comportamento do público.
O comércio, os sectores de entretenimento e lazer e todas as actividades que dependem directamente de público são as mais sensíveis às influências da Lua e sofrem as naturais oscilações próprias do sector, devido aos rápidos movimentos da Lua geradores de inconstância e flutuação.

Os negócios também recebem forte pressão dos movimentos da Lua. A flutuação do mercado financeiro é um típico exemplo de actividade que responde muito às influências da Lua. Este mercado depende muito de uma resposta psicológica positiva e confiante das pessoas: outro típico campo de influencia da Lua: o psicológico.

A Lua regula as subidas e descidas de qualquer ciclo. Há definitivamente crescimento e queda de energia numa maré de pico ou de baixa associada à Lua. Qualquer actividade, situação ou comportamento que tenha um começo determinado, se expanda e se desenvolva até alcançar os seus resultados plenos e, depois, se retraía em direcção a uma diminuição, está directamente sob a influência da Lua.
Tudo que quisermos que cresça e se revele ou ao contrário, diminua, se contraia, perca a força ou até desapareça, devemos fazer sob a correcta influência da Lua. 

O mais próximo corpo celeste da Terra, a Lua mexe espectacularmente com as emoções e os desejos colectivos; reflecte, portanto, nos romances e na vida afectiva.
Laços antigos podem, em alguns momentos, ser mais gratificantes do que novas aventuras.
Tudo isto depende da Lua!
Durante a Lua Cheia é quando nos sentimos mais ávidos de relacionamento e ansiamos por um par. Mas as maiores crises também ocorrem nesta fase.

A Lua tem actuação decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, inclusive do nosso corpo. Por esta razão, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias. Devido ao controle que a Lua exerce sobre os líquidos do organismo, pode inibir ou predispor inchaços, hematomas, edemas, hemorragias e interferir na qualidade e na duração do pós-operatório.

Como contra partida do Sol - o astro do dia - ela preside a noite e interfere diretamente sobre a quantidade e qualidade do sono e dos sonhos.
Sonos agitados, noites mal dormidas ou ao contrário horas reparadoras de descanso e sonhos sublimes dependem, em grande parte, da passagem da Lua pelos signos e dos aspectos formados a outros planetas. Pessoas com mais predisposição à insônia sofrem mais na Lua Cheia.

Como rege mudanças em geral, mudanças de casa ou de escritório não escapariam de sua influência. É recomendável observar o comportamento da Lua para realizar qualquer tipo de operação que envolva um imóvel: compra, venda, obras, consertos, instalações e principalmente o dia da mudança.

A Lua interfere muito em nossa produtividade, disposição, concentração, estado de espírito e relacionamento com as pessoas. O ambiente de trabalho é portanto profundamente afectado por ela. Principalmente para as pessoas que trabalham diretamente em contato com o público.


A compreensão das fases lunares é bastante importante para que possamos nos reconectar com a Natureza. Aliás, foi assim que a astrologia começou. Quando o homem desenvolveu a agricultura e passou a perceber os ciclos da natureza, com os momentos ideais para plantar e colher.




LUA NOVA

Esta fase ocorre quando o Sol e a Lua estão em conjunção, isto é, no mesmo signo, em graus exactos ou muito próximos. 
A luz reflectida da Lua é menor do que em qualquer outra fase do seu ciclo.
A atracção gravitacional da Lua sobre a Terra é a mais forte, e pode ser apenas comparada com a fase da Lua Cheia.
Neste momento, a Lua nasce e põe-se junto com o Sol e, ofuscada pela proximidade deste, fica invisível.

A Lua Nova, representa o período mais fértil para se dar início a tudo o que for novo em nossa vida.
Considera-se este como um período de ponto de partida, já que o Sol e a Lua estão unidos no mesmo grau. Podem ser situações, projectos, ideias, tentativas, etc.
É aconselhável dar preferência a situações que não tenham antecedentes, ou seja, que estejam surgindo agora.

Um alívio ou libertação das pressões do mês anterior nos dá a sensação de estarmos quites com o que passou e disponíveis para começar algo novo em folha. Não vamos trazer nada da fase anterior para este momento – o que era importante e nos envolvia perdeu a força. Estamos aliviados e descarregados. Qualquer direcção pode nos atrair.

Todos os resíduos e expectativas do mês anterior já devem ter sido zerados, para que possamos... Mudar de assunto. Como se estivéssemos inaugurando uma agenda nova. Devemos introduzir um assunto, uma pauta, uma ideia nova em nossas vidas e muitas coisas vão ser geradas a partir daí. Todas as possibilidades estão presentes. Qualquer coisa que fizermos nessa época, até mesmo uma palavra ou um pensamento, terá muito mais chance de se concretizar. Pelo menos uma intenção deve ser colocada. Qualquer coisa deve ser plantada aqui: a semente de um projecto, de um romance, de uma ideia e ou de uma planta. Nem tudo vai dar resultado, mas estamos plantando no período mais fértil possível.

Nunca podemos saber, de antemão, onde novos começos vão nos levar, mas os primeiros passos devem ser dados aqui. O instinto está muito aguçado e o estado de alerta idem, e funcionam como um guia. A vida está se expressando na sua forma mais básica. A consciência das coisas não está muito clara e só o impulso nos orienta. A acção ainda é muito espontânea. Não temos nem plano, nem estratégia. Só o vigor do começo.

Lidar com qualquer coisa que diga respeito a nós mesmos e não aos outros – que dependa só de nossa própria intenção e empenho e que possamos fazer por conta própria – terá mais chance. Relacionamentos começados aqui podem ser estimulantes e muito espontâneos, mas não duradouros. Isso porque as relações neste momento são baseadas nas expectativas pessoais e não na observação de quem é o outro, ou do que a realidade pode de facto oferecer.

Ainda dentro do estilo “tudo-depende-da-motivação-pessoal”, empregos, actividades e tarefas que oferecem maior autonomia, que possam ser realizadas com um maior índice de liberdade são os mais vantajosos nessa fase.

Todas as coisas que podem acontecer se encontram em forças iguais.
Temos que tentar e arriscar.

Ideal para experimentarmos formas diferentes de fazermos as coisas.
Uma dieta, um exercício, mudar de estilo, tentar um comportamento novo, ou um propósito.
Podemos dessa forma, reinaugurar tudo outra vez.
Temos novamente outra chance.


Trabalho
- Óptimo para trabalhos onde possamos ter maior autonomia e liberdade.
- Tome iniciativas e lide com qualquer negócio como se fosse seu.
- Nada começado aqui terá um resultado imediato, mas é o melhor momento para iniciar negócios mais complexos, que vão se desenvolvendo aos poucos e crescendo ao longo do tempo.

Relacionamentos
- Tente coisas novas uma mudança de tática ou de atitude trará ótimos resultados.
- Relações já existentes e que sejam estáveis, podem ganhar novo impulso e frescor.
- Iniciar um relacionamento nesta fase, não indica durabilidade, mas servirá para afirmação do ego. Também pode haver pouca clareza a respeito das possibilidades reais da relação.

Finanças
- Óptimo para iniciar poupanças e fazer aquisições.
- Se alguém está lhe devendo dinheiro, ou alguma outra coisa, esta fase é boa para você cobrar a dívida.
- Ideal para se fazer planos com o dinheiro.

Saúde
- Desaconselhável para cirurgias, no dia exacto da entrada da lua nova devido a característica de ocultação desta lua.
- Favorável para dietas para ganhar peso.
- Se puder evite exames e check-up durante esta fase lunar; falta clareza nos diagnósticos.

Beleza
- Corte de cabelo acelera o crescimento.
- Iniciar tratamento de beleza.
- Mudar de visual.

Bom para

Comprar casa, adquirir imóvel para investimento
Fertilidade em alta: concepção, fertilização, gestação
Comprar legumes, verduras e frutas maduros somente para consumo  imediato (acelera a deterioração)
Comprar flores desabrochadas somente para consumo imediato (diminui a durabilidade)
Comprar legumes, verduras e frutas verdes e flores em botão (acelera o amadurecimento)
Criar
Relacionamentos passageiros e que servem mais para afirmação do ego
Ganhar peso
Cortar o cabelo para acelerar crescimento
Introduzir um elemento novo em qualquer esquema
Viagem de lazer
Fazer poupança
Cobrar débitos
Começar cursos
Iniciar um novo trabalho
Trabalhos autônomos, os que dependem de iniciativa pessoal e de pouca  colaboração
Contratar empregados que precisam ter iniciativa própria
Começar uma construção ou uma obra
Consertar carro
Cirurgia – cinco dias antes e cinco dias depois

Desaconselhável:
​
Cirurgia: no dia exacto da Lua Nova;
Exames, check-ups e diagnósticos, pois falta clareza.


Márcia Mattos

Sem comentários:

Enviar um comentário