sábado, 6 de maio de 2017

Spiritual Bypassing: Quando o Suposto Despertar Espiritual nos Leva à Alienação


Yuri Shevchenko





Cada vez mais nos deparamos com uma ampla gama de promessas sobre caminho ou práticas espirituais que nos permitirão despertar e viver num perpétuo estado de felicidade, liberdade de dor e expansão da consciência.

As opções estão por toda parte e das formas mais diversas: na nossa alimentação, nas leituras, práticas meditativas e contemplativas, orações, yoga e em dezenas de outras práticas, terapias e filosofias.

Eu pessoalmente sou uma apaixonada por este assunto, motivada por desentendimentos familiares, comecei conscientemente minha busca espiritual muito cedo, com 7 anos de idade e nunca mais parei. De lá para cá estudei e pratiquei muita coisa, foram inúmeros retiros, estadias em ecovilas, viagens de estudo para países como Índia, Tailândia, Marrocos e vários outros, as diversas dietas alimentares, práticas físicas e meditativas, os vários cursos que foram do Tarô à física quântica e por ai vai…

Nessa jornada conheci muita gente seguindo diversos caminhos e sempre me questionei sobre o limiar ténue entre a consciencialização e a alienação que tais práticas podiam nos proporcionar.

Há cerca de 4 anos atrás, através de um querido amigo terapeuta e coach integral americano, escutei pela primeira vez sobre o tema Spiritual Baypassing (Desvio Espiritual) e aquela reflexão sobre o tal limiar ténue passou a fazer mais sentido pra mim.

Spiritual Baypassing foi um termo criado pelo psicólogo e professor Budista John Welwood para abordar a utilização de crenças e práticas espirituais como forma de evitar lidar com sentimentos dolorosos, feridas não resolvidas, suprimir ou fugir de questões desconfortáveis da vida.

Funciona como um mecanismo de defesa e fuga que por ser feito de uma forma “bonita” e de aparência “nobre”, é mais difícil de ser percebido, embora seja muito mais comum do que podemos imaginar. A maioria das pessoas que vive tal desvio espiritual, não se dá conta que isto está a acontecer e nem mesmo as pessoas que convivem com elas percebem.

Algumas demonstrações ou sintomas do spiritual bypassing incluem: alienação emocional e repressão, desapego exagerado, enfatizar em demasia o lado positivo, compaixão cega ou excessivamente tolerante, minimização ou negação da própria sombra, ilusão sobre o próprio despertar, visão de que tudo é ilusório incluindo o sofrimento como uma forma de fugir do mesmo, menosprezo ao pessoal ou mundano e desenvolvimento parcial.

No mundo em que nos encontramos rodeados de dor, stress, sofrimento e mesquinharias, é, de certo, tentador encontrar nos caminhos espirituais uma resposta para se ver livre de tudo isso. Mas se isso for utilizado como um escapismo, acabamos por nos colocar numa prisão utópica e alienada e o que era visto como caminho para salvação, tende a se tornar um “vício e perdição”, por outras palavras, uma nova droga.


“Quando estamos a passar por um spiritual bypass, 
muitas vezes usamos o objetivo de despertar ou de libertação 
para racionalizar o que eu chamo de transcendência prematura: 
tentando nos elevar acima do lado cru e sujo da nossa humanidade 
antes de a termos enfrentado por completo 
e estarmos em paz com ela”. 

Welwood 



O resultado que obtemos acaba por ser o oposto do que esperávamos, pois o desvio não nos distancia apenas da nossa dor ou questões delicadas da nossa vida mundana, como também da nossa autêntica espiritualidade.

Gosto muito da forma que o psicoterapeuta integral Robert Augustus Masters aborda o resultado do desvio espiritual dizendo que este “nos distancia da nossa autêntica espiritualidade, nos mantendo num limbo metafísico, numa zona exagerada de gentileza, bondade e superficialidade”.

Só podemos estar realmente livres e despertos quando encararmos e abraçarmos os nossos traumas.
A nossa verdadeira liberdade e integração não significa ausência da dor, mas a consciencialização e aceitação da mesma.



Gabi Picciotto





Sem comentários:

Enviar um comentário