sexta-feira, 12 de maio de 2017

Adolescente





A juventude de mil ocupações. 
Estudamos gramática até ficar zonzos. 
A mim expulsaram-me no quinto ano
e fui entupir as prisões de Moscovo.
No nosso pequeno mundo caseiro
brotam pelos divãs
poetas de melenas fartas.
Que esperar destes líricos bichanos?
Eu, no entanto,
aprendi a amar na prisão.
Que vale comparado com isto
a tristeza dos bosques de Boulogne?
Que valem comparados com isto
suspirosante a paisagem do mar?
Eu, pois,
me enamorei da janelinha da cela 103
da "oficina de pompas fúnebres".
Há gente que vê o sol todos os dias
e se enche de presunção.
"Não valem muito esses raiozinhos"
dizem.
Eu, então,
por um raiozinho de sol amarelo
a dançar na minha parede
teria dado todo um mundo.



Vladimir Maiakovski




Sem comentários:

Enviar um comentário