quinta-feira, 2 de junho de 2016

....................sexualidade e a espiritualidade


Anton Belovodchenko


Ao longo da história, temos sido ensinados que 
a sexualidade e a espiritualidade são forças opostas, 
que o sexo é "pecado" ou "não espiritual".


Antes de ideologias dogmáticas, a sexualidade foi respeitada por milhares de anos como uma expressão sagrada da força vital da natureza e do mistério da criação. A verdade é que o sexo também pode funcionar como um catalisador para o cultivo de bem-estar espiritual.

Para levar uma vida espiritual precisas abraçar e respeitar a tua sexualidade tanto quanto qualquer outra parte da sua natureza.
Embora o sexo tenha sido associado a muitas ideias sujas e "perversas", o acto de fazer sexo com entrega, doação e partilha pode, realmente, ser algo sagrado e profundo.
A sexualidade é um tema tabu na nossa sociedade, porque é uma das forças primordiais que, consciente ou inconscientemente, nos sentimos impotentes para controlar.

A vergonha é um dos maiores obstáculos que a maioria das pessoas enfrenta ao aprender a abraçar a sua sexualidade. Numa cultura que já nos "infectou" com as noções de virtude e vergonha; onde uma cena de assassinato na televisão é perfeitamente aceite e vista normalmente por crianças e adultos e um acto de amor é condenado e embaraçoso, torna-se evidente o quão difícil é aceitar e reconhecer abertamente esta força de vida que existe dentro de nós.
A vergonha é uma emoção adquirida através das famílias, comunidades, sociedades e fanatismos religiosos e, como resultado disto, desenvolvemos a culpa. Através da culpa e da vergonha começamos a rejeitar aspectos sagrados de nós próprios e a reprimi-los profundamente nos nossos "Eus Sombra".

A sexualidade não define quem és, mas é, inegavelmente, uma parte da tua existência física.
E é por negá-la como uma parte divina da sua humanidade que crias bloqueios de energia no corpo, mantendo-o incompleto em vez de inteiro.
Muitos de nós não fomos ensinados que o sexo é realmente uma ferramenta poderosa de desenvolvimento transcendental. Na verdade, o sexo espiritual é a maneira mais rápida e mais fácil de ter algo semelhante a uma experiência mística.

Há um termo muito bonito, sânscrito, nas escrituras tântricas, conhecido como "Maithuna", que se traduz literalmente como "união sexual". Maithuna é um dos mais importantes ensinamentos do tantra, uma vez que faz uso da "intensidade sexual" consciente como uma escada que sobe para níveis mais altos de intensidade, com foco na alma e não apenas no prazer sexual físico.

Os benefícios físicos, emocionais e mentais de uma vida sexual saudável estão bem documentados e não podem ser negados. Qualquer pessoa que tente fazê-lo sentir-se envergonhado sobre o sexo, é um inimigo do seu crescimento espiritual.
Foi a repressão e o mau entendimento da energia sexual que gerou todos os horrores à volta dele e o transformaram numa aberração comercial, uma forma de poder de baixa vibração, levando a actos e consequências atrozes.

Mas não é através do acto sexual que se cria vida?
Então como poderia ser um acto pecaminoso?
Pecaminosa foi a sua deturpação, que levou aos horrores que se praticam presentemente à volta do sexo.

~ Mateo Sol


Sem comentários:

Enviar um comentário