terça-feira, 22 de abril de 2014

SOLIDÃO / VIAGEM


Quando estou só reconheço
Se por momentos me esqueço
Que existo entre outros que são
Como eu sós, salvo que estão
Alheados desde o começo.
E se sinto quanto estou
Verdadeiramente só,
Sinto-me livre mas triste.
Vou livre para onde vou,
Mas onde vou nada existe.
Creio contudo que a vida
Devidamente entendida
É toda assim, toda assim.
Por isso passo por mim
Como por coisa esquecida.

9-8-1931 
Novas Poesias Inéditas. 
Fernando Pessoa



Agora fiquei aqui a pensar...
Com o passar dos anos, cada vez estou mais viciada na minha solidão...
Cada vez sou mais feliz na minha solitude, melhor dizendo.

O Osho é que me ensinou a diferença entre solidão e solitude...
Vou procurar o texto...
Encontrei:

"Quando está sozinho, não está realmente só, está simplesmente solitário, e há uma grande diferença entre a solidão e a solitude. 
Quando sente a solidão, fica a pensar no outro, sente a falta dele. 
A solidão é um estado de espírito negativo. 
Sente que seria melhor se o outro estivesse ali (o seu amigo, a sua esposa, a sua mãe, a pessoa amada...)  
A solitude é a presença de si mesmo. 
A solitude é muito positiva, é uma presença, transbordante. 
Sente-se tão pleno de vida que pode preencher o universo inteiro com a sua presença, e não há nenhuma necessidade de ninguém."

Osho 
in, The Discipline of Transcendence, V. 1 capitulo 2


Quando não existe "alguém significativo" na nossa vida, podemos sentirmo-nos solitários, como podemos desfrutar da liberdade que a solidão nos traz. 
Quando não encontramos apoio nos outros para as nossas verdades sentidas profundamente, podemos sentirmo-nos isolados e amargurados, ou então celebrar o facto de que o nosso modo de ver as coisas é seguro bastante, até para sobreviver à poderosa necessidade humana de aprovação da família, dos amigos... 
Se te encontras numa situação destas, neste momento, como eu, toma consciência de encarar o teu "estar só", e assume a responsabilidade pela escolha que fizeste. 
Brilha com uma luz que emana do teu interior. 
Uma das contribuições mais significativas de Buda para a vida espiritual da humanidade foi insistir junto a seus discípulos: 
"Seja uma luz de você mesmo". 
Afinal de contas, cada um de nós deve desenvolver em si a capacidade de abrir o seu próprio caminho através da escuridão, sem quaisquer companheiros, mapas ou guia.
Verdade?

Está tudo na nossa mente!
"My Mind is not the master of my soul"
Uma frase que me acompanha há muitos anos...já não me lembro quem a disse...
A minha Mente é como um jardim:
Cultivo-o com todo o carinho e atenção mas, mantenho sempre algumas áreas selvagens, por cultivar, cheio de frutos, flores e passagens secretas escondidas...

Sem comentários:

Enviar um comentário