quarta-feira, 16 de abril de 2014

12 Anos de Escravidão



1841.
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos,  trabalhando como violinista.
Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado.
Dois homens, Brown (Scoot McNairy) e Hamilton (Taran Killam, oferecem-lhe um emprego de duas semanas como músico, e ele viaja para Washington, DC, com eles.
Assim que chega lá, eles embriagam Northup e ele acorda numa senzala de propriedade de James Burch, prestes a ser vendido para a escravidão .
Northup é enviado para Nova Orleans, Luisiana , juntamente com outros homens capturados, uma mulher, Eliza ( Adepero Oduye ), e seus dois filhos.
Um comerciante de escravos chamado Freeman ( Paul Giamatti ) dá a Northup a identidade de "Platt", um escravo fugitivo da Geórgia.
Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Uma adaptação da autobiografia homónima de 1853 de Solomon Northup, um negro livre nascido no Estado de Nova Iorque que foi sequestrado em Washington, D.C. em 1841, e vendido como escravo. Ele trabalhou em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação. A primeira edição acadêmica do livro de memórias de Northup, co-editado em 1968 por Sue Eakin e Joseph Logsdon, cuidadosamente refizeram e validaram a narrativa.

Este terceiro filme dirigido por Steve McQueen foi escrito por John Ridley.
Chiwetel Ejiofor interpreta Solomon Northup.


Emocionante!!
Séculos se passaram e, os métodos para o Tráfico Humano continuam os mesmos.
A única diferença é que no Séc.XXI não se traficam apenas negros...
O Tráfico Humano é o segundo negócio ilícito mais rentável, depois do Narcotráfico.
E para além de atingir negros, atinge também pessoas de todos os cantos do mundo, incluindo crianças.

Destroçada...


Sem comentários:

Enviar um comentário