terça-feira, 1 de abril de 2014

Câncer sem Glicose Morre de Fome, Células Normais Não (LEGENDADO)



Dieta Cetogénica no combate ao Cancro!

A dieta cetogénica faz uma mudança no metabolismo provocando uma condição chamada cetose, que acontece porque o corpo passa a queimar a gordura e usar como fonte de energia ao invés do açúcar. Essa troca de mecanismo metabólico acontece quando não há ingestão de alimentos com açúcar ou carboidrato e sim gorduras e proteína.

Esta dieta emagrece porque diminui o apetite e cria uma sensação de bem estar, ajudando assim o paciente com epilepsia, obesidade ou até câncer a cumprir-la.

Esta dieta faz com que o organismo utilize gordura do próprio corpo como fonte de energia principal, fazendo o indivíduo emagrecer rapidamente.

Na dieta cetogénica são eliminados os alimentos com carboidratos como massas, pão, biscoitos, sorvete, arroz, bolo, chocolate.
Em compensação, tudo o que não é carboidrato, alimentos ricos em proteína, gordura e fibras como bacon, queijos, ovos, patês, presunto, todos os tipos de carne e peixe, mortadela, legumes e azeite podem ser consumido à vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser.

Há dois tipos de dieta cetogénica, a estrita onde também deve ser reduzido ao máximo a ingestão de carnes e presunto por exemplo, por conter carboidrato na sua composição e também existe a dieta cetogénica moderada, que defende apenas uma redução na ingestão de carboidratos, neste caso, pode estar presente na dieta alimentos como embutidos que são ricos em proteína, mas possuem na sua composição um baixo teor de carboidratos, que se podem avaliar pelo rótulo do alimento.

A dieta cetogénica pode ser contra-indicada para pessoas com mais de 65 anos, com insuficiência hepática ou renal, com doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares e também pacientes em tratamento com cortisona. Nestes casos o médico que trata o paciente deve ser consultado antes de se iniciar a dieta.

O cardápio da dieta cetogênica pode ser:

Café da manhã e lanches - ovos mexidos ou omelete com bacon ou qualquer outro embutido ou gelatina sem açúcar;
Almoço e jantar - picanha com legumes temperados com molho ou salmão grelhado com legumes temperados com molho;
Estes são apenas alguns exemplos de refeições que se podem fazer na dieta cetogénica.

Dieta cetogénica cíclica:

A dieta cetogénica cíclica surgiu porque quando se faz a dieta cetogénica por vezes a pessoa pode ficar sem resistência para fazer exercícios físicos e para perder gordura sem ficar flácido, os exercícios são fundamentais. Por isso na dieta cetogénica cíclica se faz um pequeno ciclo de altos carboidratos para preencher os estoques de glicogénio.

O corpo leva três dias para entrar ou sair da cetose, por isso se começa por manter um ciclo de 5 dias comendo proteína, gordura e fibra eliminando os carboidratos e depois alternar para um ciclo de 2 dias comendo pouca gordura, proteína, fibra e muito carboidrato como arroz integral, macarrão integral, açúcar mascavado e frutas.
Os doces, sorvetes, bolos e outras produtos doces devem continuar fora do cardápio.

Qualquer dieta deve ser sempre acompanhada por um profissional de saúde como o nutricionista e o médico que acompanha o paciente caso exista alguma doença crónica associada.

Sem comentários:

Enviar um comentário