sexta-feira, 18 de abril de 2014

Memória das Minhas Putas Tristes


A Desordem da Minha Natureza (...) enfrentei pela primeira vez o meu ser natural enquanto decorriam os meus noventa anos.
Descobri que a minha obsessão de que cada coisa estivesse no seu lugar, cada assunto no seu tempo, cada palavra no seu estilo, não era o prémio merecido de uma mente ordenada mas, pelo contrário, um sistema completo de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza.
Descobri que não sou disciplinado por virtude, mas como reacção contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir a minha mesquinhez, que passo por prudente por ser pessimista, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que não se saiba que pouco me importa o tempo alheio.
Descobri, por fim, que o amor não é um estado de alma mas um signo do Zodíaco.

Gabriel García Marquez 
in, 'Memória das Minhas Putas Tristes'

Também conhecido por Gabo, nasceu em Aracataca, na Colômbia, a 6 de Março de 1927, e morreu ontem com 87 anos, na Cidade do México, no México a 17 de Abril de 2014.
Morreu vítima de uma pneumonia, pouco mais de um mês após completar 87 anos.
O autor lutava contra a reincidência de um cancro que atingia os pulmões, gânglios e fígado.
Em 1999, ele já tinha conseguido superar um cancro linfático.

Foi um escritor, jornalista, editor, activista e político colombiano.
Considerado um dos autores mais importantes do século XX, foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.

Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado "Cem Anos de Solidão".
Foi responsável por criar o realismo mágico na literatura latino-americana.
Viajou muito pela Europa e viveu até à morte no México.
Era pai do cineasta Rodrigo García e tinha 10 irmãos.

O escritor colombiano possui obras de ficção e não ficção, tais como "Crónica de uma morte anunciada" e "O amor nos tempos do cólera".
Em 1967 publica "Cem Anos de Solidão" - livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração -, considerado um marco da literatura latino-americana, e exemplo único do estilo a partir de então denominado "Realismo Fantástico".
as suas novelas e histórias curtas – fusões entre a realidade e a fantasia – levaram-no ao Nobel de Literatura em 1982.
Em 2002 publicou a sua autobiografia "Viver para contar", logo após ter sido diagnosticado um cancro linfático.
Gabo apontou como seu mestre, o escritor Norte-Americano William Faulkner.





Sem comentários:

Enviar um comentário