sábado, 21 de setembro de 2013

Saudade


Saudade não se comenta, não se julga, não se conta, saudade sente-se, saudade está dentro de nós e é sentida não falada, não escrita. Saudade deverá ser o sentimento mais difícil de verbalizar, saudade na totalidade do sentimento é como uma incompreensão dos acontecimentos da vida, misturado com infortúnios, decisões conscientes ou abandonos necessários.

Saudade aparece de diversas formas, sente-se intensamente, raramente se cura, somente se aprende a viver com ela. Saudade surge de quem partiu, de quem fizemos partir, de quem a vida levou, dos lugares desaparecidos, da extinção dos sentimentos, da fuga da verdade, da retirada de garantias. Saudade até do imaginário, dos sonhos, das ilusões do pensamento, da negação das evidências ou do afrontamento das verdades.

Saudade poderia ser somente não ver, não ter, não ouvir, não tocar, mas na verdade, saudade pode ser somente não sentir. Saudade é a diferença, saudade é viver na lembrança, saudade implica a necessidade de tentar manter vivo um sentimento, saudade pode ser não saber, e pode ser não querer saber.

Saudade do que já não existe, saudade do que ainda existe mas está longe, do que já não temos conhecimento, da indiferença dos sentimentos. Saudade pode ser o sentimento que dói, que alegra, que desperta o desapego, que une, que fomenta o reencontro.

Saudade é não saber se ainda existe sentimento, saudade é não saber se fazemos falta, se somos relembrados, saudade é não saber quando a vida corre bem ou mal, saudade é parar de participar, agir, sentir em conjunto.
Saudade é tentar lembrar todos os dias a todas as horas como era, como cheirava, como soava, como se sentia. Saudade é insistentemente manter acesa a chama, não deixar partir pelo menos o que foi, porque foi, e para que serviu.

Saudade é a exclusão, o desespero, a dor, a recordação, o envolvimento. Saudade é a causa e a consequência. Saudade é hoje, o amanhã e foi o ontem, saudade é não saber o que sentir e é o sentir na sua plenitude. Saudade sente-se…


Joana Homem Da Costa

Um Miminho da minha Mana Preta Kalú!
AMO TU!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário