quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O que é ser Mulher para mim?




Hoje em dia vemos um despertar em massa pela busca do Sagrado Feminino, pelo reconhecimento e valorização da Mulher, seja dentro do movimento feminista, seja dentro do movimento da espiritualidade feminina, círculo de mulheres e a própria energia do planeta que vem sendo transformada e instalando-se a Nova Era, aonde falaremos e viveremos mais de um sistema matrifocal do que patriarcal, mas antes de qualquer coisa e dessa busca devemos nós mulheres nos perguntar ...

O que é ser Mulher para mim?

Vejo hoje em dia muitas mulheres a querer provar a sua força diante de eu faço e aconteço, eu sou autosuficiente sozinha, eu sou independente, eu sou mãe solteira ou eu sou eu que cuido de mim...
É triste dizer isto, mas isso não é o que faz de nós mais ou menos mulheres, ter esse pensamento é continuar presa a um modelo patriarcal de competição de quem pode ou é mais....

Também não acredito que ser mulher é ser aquela que não faz nada por si, que é dependente, que não coloca a mão na massa....
Vamos deixar os nossos comportamentos e padrões de lado que engrandecem o nosso ego, para focar no que é a essência feminina.

Falar de essência feminina é falar de Amor, de União, de Cumplicidade, mas também de Valentia... Bater no peito e querer provar a todos do tão poderosas que somos, não faz de ti mais mulher, pelo contrario só mostra o quanto a tua mente ainda está ligada a um formato de uma sociedade que não busca igualdade, mas sim competição.

Falarmos de Sagrado Feminino, é honrar a nossa essência geradora, cíclica, guerreira, sensual e sábia... é despertarmos arquétipos de calma quando necessário e valentia quando for pedido...
É honrarmos e conhecermos os nossos valores, é acima de tudo nos conhecermos para que não nos deixemos mais nos aprisionar por uma sociedade que nos aprisiona.
É não querer mostrar que somos mais ou menos mulher do que a outra, mas é nos unirmos...
É não achar que a nossa história é a pior do mundo, porque ali na frente encontras uma irmã que precisou ter muita garra para atravessar o rio turvoso, e juntas criaremos forças para atravessar a próxima enxurrada.

Falar de Círculo de Mulheres, é deixar de lado o Círculo On Line e sim acreditar que para vivenciar o Sagrado Feminino é preciso sentar num círculo, é preciso olhar para dentro de nós mesmas, vermos as nossas feridas e acreditarmos que sim, juntas nos curamos.
É deixar de lado textos e mais textos em grupos de facebook, e sim colocar para andar a tua sabedoria no teu dia a dia, compartilhando e curando-se com outras irmãs.

Muitas mulheres me escrevem pedindo resposta e conselhos sobre os seus processos, a minha reflexão é:

"Como irei responder qualquer coisa se eu não sei da tua historia, 
e como poderei dar a resposta que se encontra em ti mesma?"  

Estamos acostumadas a buscar fora o que podemos encontrar dentro, e isso acontece porque entregamos o nosso poder na mão dos outros, e não confiamos no que o nosso coração nos diz...

Falar de Feminino 
é acreditar que a nossa sabedoria 
se encontra  no nosso interior.

Deixemos um pouco de lado a teoria, os livros, o modelo formatado de eu sei tudo, para olharmos para dentro de nós e arriscarmos, para experienciarmos...
...é com cada pedra que construímos um grande castelo

Hoje em dia virou moda falar de Sagrado Feminino, mas fico triste de ver que muitas mulheres têm vindo a magoar-se ainda mais, por entrar num modelo de competição com a disputa de géneros.

Nós não estamos a disputar nada, e enquanto vivermos a achar que somos melhores, continuaremos a agir inconscientemente por um formato patriarcal que nos ensinou a competir.

Vamos deixar de lado o bastão de quem sabe e conhece tudo, para aprendermos a entrar em contacto com a nossa sabedoria interior, rasgarmos as nossas roupas, e ver quem grita mais alto sem querermos provar algo que não conseguimos provar para nós mesmas:

Ser Mulher é ser Sábia !



Carol Shanti


Sem comentários:

Enviar um comentário