quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ascendente e Signo Solar



No teatro grego, a máscara que o actor usava para desempenhar o seu papel numa tragédia ou numa comédia era chamada persona.
A persona não era o actor, mas a máscara que ele usava para interagir com os outros actores de acordo com o carácter essencial da peça a representar.

Em certo sentido, o Ascendente é a nossa persona, ou seja, a máscara que usamos para interagir com o mundo exterior e com os outros, uma espécie de “segunda pele” que funciona não só como uma capa exterior que é percepcionada pelos outros, mas também como uma película psíquica que filtra a nossa própria percepção do mundo.

Uma imagem vale por mil palavras, e esta imagem é suficientemente clara: 
imagine um guerreiro no tempo das Cruzadas.

O Ascendente é a armadura que o guerreiro veste para travar a batalha, o equipamento que ele usa para cumprir o seu propósito.

O propósito da batalha é simbolizado essencialmente pelo Sol no Mapa Astrológico, porque o Sol representa o processo de conquista progressiva de consciência ao longo da vida de modo a nos tornarmos quem nascemos para ser, para nos conhecermos e cumprirmos; mas o Ascendente qualifica o tipo de armadura e as suas características, logo, tem muito a informar sobre o estilo do combate e a forma como esse combate é travado.

O Ascendente fala, portanto, dos principais desafios da batalha que é travada para conquistar os dons da consciência, representados pelo Signo do Sol.
O Sol é o grande propósito da batalha (isto é, da Vida); 
o Ascendente é a armadura utilizada para a travar.

De certa maneira, também podemos dizer que o Ascendente representa aquelas qualidades que ao longo da vida vamos aprendendo a manejar de forma mais hábil e consciente para nos ajudarem a cumprir o nosso propósito na Terra.

É como se representasse o conjunto de qualidades, ou tarefas existenciais, de que cada um tem de se apropriar, como quem aprende a utilizar eficazmente uma armadura, para lidar com os embates da vida.

Dito de outra forma, é como se o Ascendente simbolizasse um dos principais “temas” da vida:
o que é que cada um tem de aprender a fazer, e a ser, para “agarrar” a sua vida e a sua encarnação; quais serão os principais desafios colocados pela vida até desenvolvermos as qualidades que nos permitirão “abrir” o potencial do Signo Solar e poder expressá-lo criativamente na vida.

E isso convida a reflectir, mais do que sobre as “características” dos Signos, quais as tarefas, os temas, ou os Propósitos mais importantes de cada Signo Ascendente.


Nuno Michaels

Sem comentários:

Enviar um comentário