sábado, 12 de julho de 2014

Energia Negativa


As emoções intensas como o medo, a raiva, a fúria, a frustração e a auto-sabotagem podem, potencialmente, ser contagiantes e contagiadas sem que nos apercebamos disso. Se tenderem a ser esponjas emocionais ou energéticas é vital saber como evitar este contágio e não ser mais um número na epidemia humana que a sociedade tende a 'tratar' com psico-fármacos... mais por ser lucrativo do que benéfico!

Multidões de seres 'zombieficados' por fármacos convivem diariamente com seres infectados pelo vírus negativo emocional e isso atrasa a evolução natural da humanidade. Somos cada vez menos SERES humanos e cada vez mais TERES humanos!
Hoje mede-se quem TEM mais ou menos ansiedade, depressão ou stress. Quem TEM de tomar fármacos para continuar a 'sobreviver'... todos os outros são loucos desajustados!

De repente há-os que percebem que não serão felizes nem irão Viver se não controlarem a sua natureza hiper-sensível aos outros. 
A sociedade ensina-os a viver o problema dos outros, a comungar das emoções da comunidade, a tomar os fármacos da moda e a tornarem-se 'esponjas' emocionais porque o contrário será ser egoísta. Ser egoísta é tirar dos outros para trazer a nós e não estar de bem connosco para poder estar saudavelmente com os outros.

De um ponto de vista energético, as emoções densas e negativas podem originar em várias fontes. O que sentimos pode ser de facto nosso, mas na grande maioria das vezes é de outros, é de terceiras pessoas, ou uma complicada mescla do que está mal com os outros que optamos por deixar contagiar no nosso Eu.

Há que marcar a diferença... ser-se o louco, mas feliz. Ser-se o esquisito, mas vivente!
Perguntam-me imensas vezes como é que o podem fazer... decidi listar o método de se SER humano, livre, imune e auto-suficiente, mas fica o aviso muitos não conseguirão fazê-lo sem ajuda.

1. Identifique a intensidade da susceptibilidade ao contágio.
As pessoas que mais facilmente se sentem abalrroadas por energias densas que os cercam são normalmente empatas, uma espécie de 'esponja emocional'.
São pessoas hiper-sensíveis (sem ser um elogio), pessoas que pressentem o medo, a ansiedade e o stress dos outros e que por vezes até o sentem como que a 'entrar' em si mesmo de forma avassaladora. Na maioria das vezes são pessoas contagiadas não por quem lhes quer mal mas por familiares e amigos... vampiros energéticos que inconscientemente sugam energia de pessoas ou multidões.
Alguém muito susceptível sente uma ansiedade crescente até como alterações repentinas de cheiros ou sons e necessitam estar sozinhas para se sentirem recarregar energias, em muitos casos racionalizando em demasia a avalanche de sensações confundindo o que é delas e o que não é.
Pessoas que são naturalmente dadas e entregues aos outros, que 'tiram a camisa' para aquecer quem precisa ficam expostas ao contágio, pertencendo ao grupo de risco mais intenso.
São pessoas que se sufocam pelo sufoco dos outros... e que algures já se perderam a elas mesmas!

2. Procure a fonte de contágio.
Antes de mais, pergunte-se se o que sente é genuinamente seu ou originou nos outros. 
Pode bem ser ambos... mas 90% das vezes é de origem externa.
Uma emoção de medo ou raiva é notoriamente sua, mas a origem tem de ser externa. 
Confronte-se na identificação das fontes e causas de cada uma das energias densas e negativas que sente em si.
Faça-o só ou com a ajuda de um profissional (e neste caso tenha cuidado com quem escolhe).
Identifique as fontes, marque os vampiros energéticos da sua vida e tome as devidas precauções com cada uma dessas fontes de contágio.

3. Distancie-se, dentro do possível, dos focos de contágio.
O passo seguinte é estar longe, afastado mental e fisicamente de cada um dos focos de contágio, das pessoas que o contagiam e sugam, dos locais que o afectam de sobremaneira.
Nunca esqueça que em proximidade os campos energéticos se cruzam... não se importe como o que vão pensar se num lugar público decidir mudar de local só porque tem sensações menos boas no local onde está! Escolher magoar-se a si para não magoar os outros não é fugir do egoísmo, é cair na ilogicidade... se estiver bem, certamente quem bem lhe quiser assim estará também!

4. Foque-se em si e respire correctamente.
Respirar abdominalmente e correctamente irá ser benéfico contra o contágio na grande maioria das vezes. Fisicamente estará a preencher correctamente o seu sangue de vida (oxigénio) e a forçar dinamismo, mentalmente estará alerta e mais capaz.
Ligue-se à sua essência, respire correctamente uns minutos e sinta como inala apenas energia vital e exala negatividade de volta para o ambiente. Ajudará a enraizar-se e em se purificar de emoções agrestes e densas.
Visualize a negatividade como uma nuvem cinza que flutua e deixa o seu corpo a cada respiração bem conseguida, espere que uma brilhante luz seja tudo o que inala e conscientemente crie uma barreira contra o cinzento que o aperta.

5. Trabalhe o seu Chakra Solar
As emoções densas e negativas são maioritariamente baseadas em medo ou suas variantes e energeticamente irão alojar-se no plexo celíaco, ou zona energética do chakra solar. Este alojar de densidade pode ter imensas consequências e nem estou a ser místico ainda já que uma dificuldade electro-magnética aliada à ausência de sangue saudavelmente carregado de oxigénio terá consequências nefastas em todos os orgãos da região afectada.
Trabalhar, limpar e purificar a energia e toda a zona chakrica é então essencial, em especial a zona solar. preparei um exercício ao alcance de todos, no entanto conhecimento prévio de Reiki ou PRana Bahkti pode ser extremamente benéfico.

a. Coloque a sua mão direita sobre o chakra solar e vire a palma da mão esquerda para cima na direcção do 'todo', do céu, do Universo... do que preferir.
b. Feche os olhos e considere toda a sua atenção na palma da mão esquerda, como se fosse uma antena e visualize e receba energia através do chakra sub-pessoal da mão. Sinta como ela sobe pelo braço e deixe que se concentre na zona cardíaca, como se esta fosse uma pilha de energia. Sinta-se carregar e perca alguns momentos preciosos neste exercício de sobre-carregamento.
c. Pense em amor, entrega, em momentos que o fazem sentir vivo e desperto... imagine que transforma toda a energia acumulada em candura, em amor puro e desinteressado.
d. Agora sinta que canaliza toda essa energia pelo braço direito até à mão direita. Sempre com a intenção 'amor' na mente e deixe fluir toda essa energia. Visualize e sinta como essa energia é disseminada pela palma da mão direita na direcção do chakra solar, atravessando cada camada energética, cada filamento e célula física... deixe que essa energia se instale e nutra cada orgão, cada centímetro.
e. Qualquer excesso de energia, vire a palma da mão direita para cima e devolva ao todo!

6. Proteja-se activamente
Reikianos ou iniciados em Prana Bahkti já saberão um par de técnicas funcionais para se protegerem e resguardarem energeticamente. Outros podem perfeitamente meditar sobre uma intensa luz branca que envolve o corpo na totalidade e o protege. Pense nessa luz como um escudo protecto que bloqueia a negatividade e expulsa o desconforto.
Outros métodos funcionais são a utilização de cristais de protecção (nomeadamente turmalina negra em bruto, lágrimas de apache roladas, obsidianas ou ónix), esteja certo neste caso que adquire cristais reais e verdadeiramente limpos e preparados.

7. Controle as suas emoções de surtos repentinos
Não precisa de se sentir mal com a sua capacidade, mais ou menos recente, de sentir e absorver as emoções dos outros... transforme essa capacidade num dom nem que para isso utilize um par de estratégias e técnicas, por exemplo:
- Aprenda a reconhecer quem o puxa para baixo e o negativiza.
Pessoas particularmente difíceis para os empatas são aqueles que praticam a vitimização, o narcisismo, o controlo sobre os outros e os críticos destrutivos. São no fundo aquilo que chamo de vampiros emocionais... neste caso diga a si mesmo: «respeito o que és e a tua diferença, mesmo não concordando ou aceitando o que fazes e assim limito-me a manter-te à distância do meu eu»
- Coma algo altamente proteico antes de enfrentar situações ou pessoas stressantes (ou estar no meio de uma multidão - nestes casos procure locais fronteiriços à multidão e nunca entre a mesma).
- Assegure-se de que não depende de ninguém para abandonar um local stressante ou difícil. Leve o seu próprio carro, ou um dinheiro extra para um eventual transporte público.
- Estabeleça os limites sem obstinar. Sabendo o quanto consegue aguentar e conhecendo-se bem é vital para se assegurar do seu bem-estar. Por outro lado estabeleça fronteiras entre si e quem o avassala, não os aguente uma hora se ao fim de 10 minutos já não os consegue suportar!
- Mesmo vivendo e convivendo em conjunto com outros encontre um local seguro e afastado para si de tempos a tempos para onde se possa retirar e recuperar se necessitar
- Pratique meditação para conseguir facilmente estabelecer a sua capacidade de descer a ondas alpha se e quando necessário

8. Procure pessoas e situações positivas
Telefone a um amigo que o conhece e compreende respeitando, passe tempo com colegas e conhecidos que vêm o lado bom das coisas, ouça pessoas com sonhos e esperanças, procure ouvir boa e reconfortante música, bem como palavras, programas de TV e outras formas de arte.

9. Crie e mantenha um local mental de refúgio
Seja por acitividade meditativa, transe pessoal, descida a ondas alpha ou qualquer outra técnica mantenha um local onde se sente regenerar, onde se pode refugiar temporariamente, onde pode desligar o exterior mentalmente, energeticamente e até fisicamente. Neste caso, saber respirar correctamente é essencial!

Nunca se esqueça que não pode mudar o mundo... mas pode mudar a maneira como o vê, e assim, o mundo muda para si!


Mário Portela

Sem comentários:

Enviar um comentário