quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Autómato...e o Gato



"O ser humano ainda não iluminado pela sua consciência espiritual quanto aos valores reais ou relativos, deixa o seu mental apoiar os desejos instintivos do seu ser inferior, cujas exigências anárquicas criam tumultos de aceleração de impaciência, e de caprichos incoerentes.
Sofrendo dessas influências, o Autómato humano assemelha-se a certo tipos de animais. 
O cão treme de impaciência diante do osso avidamente desejado.
A inconstância do macaco é típica pela sua dispersão de ideias.
A agitação da mosca lança-a para a armadilha da aranha.
A pressa é a preocupação da abelha pelo dever social.
É também a inquietação da formiga que tem sempre qualquer coisa que fazer, mas que se precipita em voltas supérfluas, sabendo a direcção, mas não a maneira de contornar os obstáculos.

Outros animais, dão-nos uma lição de mestria, sendo exemplo disso o gato cuja sabedoria é um modelo porque junta a maior paixão à mais indiferente calma.
Na sua imobilidade reflecte o seu salto, sempre exacto, a força dos seus rins é proporcional ao relaxe do seu sono: há no seu sono, o abandono da criança recém-nascida, enquanto que o seu instinto está sempre de vigília, a sua leveza sem resistência torna a sua queda sem perigo.
Caça e luta são para ele alegria do jogo: ele caça sem ódio e joga sem finalidade, constantemente pronto ao ataque sem animosidade, e pronto a defender-se sem apreensão:
Vencedor indiferente, ele nunca é vencido.

A serenidade é o fruto da independência.
Cria em ti esta independência, que não é indiferença, mas neutralidade face às impressões recebidas do exterior: bonito e feio, bom e mau, alegre ou triste, agradável ou penível...
Uma coisa é discernir as qualidades, outra é deixá-las afectar a nossa disposição."

in, L'OUVERTURE DU CHEMIN
ISHA S. DE LUBICKZ

Sem comentários:

Enviar um comentário