sábado, 18 de abril de 2015

A busca sincera pela verdade mais profunda...SATSANG



SATSANG - O que significa?

Um 'Satsang' é um encontro com o intuito de esclarecer a natureza da mais profunda 'verdade' - a verdade acerca da nossa natureza essencial, e acerca de como nos livrar das tramas ilusórias habituais para vivermos em pleno alinhamento com a nossa essência não condicionada - vivenciando assim a plena Liberdade.

É um tipo de encontro que nas últimas décadas tem vindo a ser associado à orientação em grupo pela parte de um guru, mas tradicionalmente na Índia a palavra era também utilizada para descrever um encontro não 'hierárquico' em que se celebrava a presença da 'Verdade' ou do 'Ser' (porque a palavra 'Sat' em sânscrito significa 'Realidade' e também significa 'Ser'; e a palavra 'sang'/sangha refere à 'comunidade' ou ou estar 'em comunhão').

De uma forma semelhante às palavras atribuídas a Jesus:
"Quando duas ou mais pessoas se juntam em meu nome, lá estou entre elas" - um Satsang é um encontro em nome da Verdade.
A verdade de que aqui se fala não é num sentido 'racional'/abstracto. É verdade no sentido do 'Ser', da 'Presença', da Plenitude do Ser quando a consciência não está identificada com as suas histórias habituais - algo também descrito como 'Consciência Búdica'.

O Satsang é uma oportunidade para simplesmente 'Estar', com ou sem perguntas, com ou sem respostas, com ou sem 'guru'.

Peter Littlejohn Cook

Sem comentários:

Enviar um comentário