quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Nasci no hemisfério certo...



O Natal do Menino Jesus não me diz nada...nunca me tocou especialmente desde pequena.
A Tradição judaica ou cristã também não faz sentido para mim, e não há nada nessas religiões que me sensibilize ou fascine, bem pelo contrário, e nesta época do ano parece que se acentuam mais as suas incongruências.
Mas foi a única que me deram a conhecer, infelizmente, de uma forma imposta.
Lembro-me que sempre fui contrariada à Missa do Galo, inventava estratégias para não ir, fingia que tinha adormecido, etc...

Sou pagã, o Cosmos e a Alma não têm religião nem Deus (se é que existe algum como dizem...) e é por isso que vivo o Yule e o Natal mais como uma altura fundamental do ano para a introspecção.
A paz no mundo começa dentro de cada um de nós.
Não existe o mundo lá fora, e nós cá dentro.
A paz só pode ser individual, e depois de ela ser uma realidade constante dentro de nós, poderemos ter alguma influência positiva sobre os outros.
A paz é um estado de alma, um contacto com o nosso ser profundo, com a nossa essência mais pura.

E como pagã, não faria sentido viver esta altura do ano no Hemisfério Sul, ou seja no Verão.
Esta altura é Yule, é frio e neve para nos fazer recolher, virar para dentro, reflectir, analisar...e preparar um novo ano de sementeiras e colheitas.

Feliz Yule!
Feliz Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário