domingo, 22 de dezembro de 2013

Até dia 24 à meia noite! Um Novo Sol irá nascer...


E depois da noite que passou, Solstício de Inverno...entrámos na obscuridade das nossas entranhas e nela iremos ficar até à meia noite de 24 de Dezembro, hora a que o Novo Sol nasce, e lentamente irá crescer até ao Equinócio da Primavera.

Este momento do ciclo, onde a natureza nos recorda a importância de voltar ao silêncio, às sombras, à eterna noite dos sonhos, leva-nos a reflectir, fazer balanço e renascer, como uma ave do paraíso revigorada e cheia de ideias, propósitos e decisões.

É curioso como se supõe que todos queremos ser felizes, estar em comunhão com a natureza, adoramos as fotos de belos campos verdes, com grandes horizontes e belos por-do-sol,fotos de bosques que vemos nos documentários, adoramos ler textos e poemas que falam da noite, da lua e do silêncio, mas...
Quem caminha por esses campos para ver a fauna minúscula que se move entre as ervas?
Quem entra dentro desses bosques, e salta por cima das raízes, tropeça nas pedras, escorrega na lama e emaranha-se na vegetação como se fosse uma teia?...
E sobretudo, quem penetra na escuridão da noite para ver claramente a Lua, sentir o silêncio e ouvir os nossos anseios e angústias?

Acendem milhares de luzes, de mil cores diferentes, neons florescentes invadem-nos as retinas, não nos deixam ver a obscuridade.
Ouve-se música até altas horas da madrugada, até nascer o sol, e é assim dia após dia, até que acaba o processo obscuro...e quando dão por ela, os dias já são maiores, tiram as luzes das árvores, as músicas desligam-se, a invasão visual acalma...
E assim se passa mais um ciclo da natureza renascedor desaproveitado.

Estratégias sociais e comerciais, crenças criadas que adoramos, e que nos separam dos nossos bioritmos.

Então,como podemos estranhar que, ano após ano, os nossos propósitos de ir ao ginásio, mudar de casa, mudar de trabalho, de ambiente, sermos mais organizados, etc...não cheguem a realizar-se, se somos incapazes de respeitar o ritmo básico que nos é oferecido pela Mãe Terra?

Eu, como pagã que sou, gosto dos costumes e rituais pagãos nesta altura do ano, das músicas, das luzes, das árvores de natal, dos concertos de natal, das reuniões em família,da alegria e do espírito pagão do natal...mas como uma celebração do RENASCER, como faziam os nossos ancestrais.
E para isso, é importante viver profundamente o Solstício de Inverno, na noite de 21 para 22 e acalmar um pouco o ritmo, entrar bem dentro do nosso ser, bem fundo na escuridão do dia mais curto do ano, e até ao dia 24 de Dezembro, desligar as luzes, durante estes 3 dias quando o sol se por...abrandar o ritmo frenético característico desta altura,acalmar para podermos sentir a profundidade e a verdade do que significa este ciclo.

Se não for assim, as palavras perdem sentido, as atitudes ficam desadequadas,os lindos poemas de natal perdem todo o significado...
O que vale é a união deste hemisfério norte, a fazer da NOITE um acontecimento de renascimento, e esperar que o dia nasça para voltar a ver a luz do dia.

Não nos deixemos distrair, com o barulho das luzes e das músicas de natal.
Não nos deixemos distrair com tantas mentiras.
Não nos deixemos separar das nossas sombras, até nascer o dia.





Sem comentários:

Enviar um comentário