sexta-feira, 7 de julho de 2017

Pensamentos sobre o Adultério





A mancha do adultério em mim se alastra.
Trago no sangue o crime da luxúria, pois se ambos somos um, e prevaricas, na carne trago todo o teu veneno, por teu contágio me tornando impura.
― William Shakespeare
in, A Comédia dos Erros



Se os maridos das esposas infiéis desesperassem, enforcar-se-ia a décima parte da humanidade.
― William Shakespeare
in, Conto do Inverno



Em latim, adultério que dizer alteração, adulteração, colocar uma coisa em lugar de outra, crime de falsidade, uso de chaves falsas, contrato falso. Daí o nome adultério dado a quem profana o leito conjugal, como chave falsa introduzida em fechadura alheia. Voltaire 


Todo o marido tem a infidelidade que merece.
Voltaire


A liberdade de amar não é menos sagrada que a liberdade de pensar. O que hoje se chama adultério, há muito tempo se chamou heresia.
Victor Hugo


Se a sociedade não fosse viciada em hipocrisia, a infidelidade seria institucionalizada, você não acha?!
Martha Medeiros


O adultério é, muitas vezes, a forma traiçoeira adotada por um cônjuge para se desforrar da opressão que o outro exerce sobre ele.
Walter Waeny


Quem primeiro deprecia a adúltera é aquele com quem ela cometeu o adultério.
Abenhazan de Córdoba


No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam.
Carlos Drummond de Andrade


Há homens e mulheres que fazem do casamento uma oportunidade de adultério.
Carlos Drummond de Andrade



Adultério: É isso que liga três pessoas sem uma saber.
Leon Eliachar



Os jogos de azar são indecentes para os medíocres, o adultério também.
Juvenal


O adultério é justificável: a alma necessita de poucas coisas. O corpo, muitas.
George Wells Herbert



A política, a guerra, o casamento, o crime, o adultério. Tudo o que existe no mundo tem algo a ver com dinheiro.
― Graham Greene



O adultério certamente não pode ser cometido sem a participação de duas pessoas.
― São Jerónimo



 O adultério é a aplicação dos princípios democráticos ao amor.
― Henry Louis Mencken



O primeiro suspiro de adultério é a liberdade, depois dele, constrangimentos imitam o desenvolvimento do casamento.
― John Updike


Há uma lei em Nova Iorque segundo a qual só se concede um divórcio no caso de adultério de um dos cônjuges. Bem, eu me ofereci para a tarefa.”
― Woody Allen



O adultério é a curiosidade do amor e dos prazeres ilícitos.
― Plutarco


Quanto mais eu vivo, mais tenho dificuldade de aceitar o casamento aberto. Talvez quando eu fosse mais jovem... Mas acho que compromisso é algo muito importante. Ninguém te obriga a estar casado, nem a continuar casado. Mas você fica casado por um compromisso que fez. Se você não faz escolhas na vida, isso não vale nada.Você está com o outro por livre e espontânea vontade, não porque está preso ao altar. Acho que a possessividade não existe, o que existe é uma liberdade de se comprometer. A dificuldade reside em aceitar mudanças. Às vezes parece que quando você casa, vira um vampiro, não muda mais. Mas a vida continua. A gente fica querendo represar emoções, tem medo de mudar. Não digo mudar de parceiro — pelo contrário. Está aí minha experiência — mas de aceitar novos horizontes. Às vezes um dos dois sempre reclama um pouquinho, é verdade, mas quem tem coragem enfrenta. E o amor é sempre algo libertador.
Paulo Coelho



A Fidelidade depende do tipo de acordo previamente estabelecido. O adultério sempre acontece quando o acordo é de exclusividade afectiva e/ou sexual. O adultério deve ser enquadrado no tipo de compromisso estabelecido entre o casal: casamento tradicional monogâmico baseado no Amor Romântico, com exclusividade afectiva e sexual para sempre; monogamia serial(ou seja, ter um parceiro “a cada seis ou sete anos, e depois partir para outra”); casamento aberto ou semiaberto; relacionamentos livres, sem contrato, em que um dos dois é livre de ir embora quando bem entender. É bastante claro que, quando os compromissos se cumprem por ambas as partes, o adultério não acontece.
Walter Riso



Ainda pode existir compromisso no mundo – mas não do tipo que dura quarenta anos. Se estivermos preparados para o compromisso que as pessoas estão dispostas a oferecer, vai ser melhor para todos. É hora de rever as noções do que queremos dizer com compromisso. Caso contrário, vamos sempre decepcionar uns aos outros, e o adultério vai continuar a acontecer.
Tony Parsons




Sem comentários:

Enviar um comentário