domingo, 23 de julho de 2017

15 satisfações que tu não deves a ninguém (embora aches que deves)






Muitas das nossas escolhas e comportamentos estão sujeitos a levantarem questionamentos e comentários por parte das pessoas que estão ao nosso redor. Família, amigos ou até mesmo estranhos emitem opiniões o tempo todo.
Alguns são bem-intencionados, outros nem tanto.

Às vezes as pessoas vão tão longe a ponto de pedir explicações sobre decisões ou escolhas que fizeste em relação à tua própria vida, e que não lhes diz respeito em praticamente nada. 

Entretanto, podes sentir-te na obrigação de responder simplesmente porque estás acostumado a dar satisfações ou a deixar que outras pessoas decidam sobre coisas que, na verdade, devem ser decisões tuas.

Mas, algumas decisões tuas não dizem respeito a ninguém, e não lhes deves satisfações para as 15 coisas que se seguem - embora penses que sim:



1. Não deves qualquer explicação sobre a tua situação de vida.
Se vives com o teu ex-namorado ou ex-namorada, se vives num hotel ou se vives com os teus pais mesmo tendo mais de 20 anos, não precisas explicar isso para ninguém.
Se estás plenamente consciente em relação à tua actual situação de vida, isso quer dizer que tens as tuas razões para estares na situação em que estás, e ninguém tem nada a ver com isso.

2. Não deves qualquer explicação sobre as tuas prioridades de vida.
Tu sabes o que te faz e aos que amas confortáveis e felizes, e essa deve ser a tua principal prioridade. Como somos seres únicos com diferentes valores e princípios, sonhos e aspirações, é normal que as tuas prioridades sejam diferentes das dos outros. Não deves satisfações a ninguém sobre as tuas prioridades na tua vida.  As nossas escolhas devem ser influenciadas pelo que nos afeta direta e intimamente, e não pelo que vem de fora.

3. Não deves qualquer pedido de desculpas, se não estás arrependido.
Se não te arrependes de alguma das tuas ações, se continuas a achar que alguém está errado sobre alguma coisa ou não te importas muito com o seu pedido de desculpas, não tens de pedir desculpas de nada. Muitas pessoas são muito rápidas em oferecer desculpas e tentar sarar feridas que ainda não estão prontas para serem saradas, o que só serve para agravar a dor e trazer mais problemas. Na verdade, tu não tens que pedir desculpas se não estás arrependido, ou se o teu lado da história não foi ouvido.

4. Não deves explicações a ninguém pelo tempo que passas sozinho.
Podes preocupar-te por ser julgado como “rude,” “anti-social” ou “indiferente” quando cancelas planos ou outras obrigações simplesmente porque precisas de um tempo sozinho para reiniciar, relaxar ou simplesmente desfrutar de um bom livro. No entanto, passar tempo sozinho é absolutamente normal, natural e necessário. Passa o teu tempo sozinho quando te apetecer, porque ninguém tem nada a ver com isso.

5. Não deves a ninguém concordares sempre com as suas crenças pessoais.
Só porque alguém compartilha as suas crenças pessoais fervorosamente, não significa que tens que estar lá e acenar com a cabeça em aprovação a tudo o que eles dizem. Se não partilhas as mesmas crenças que eles, é injusto para ti mesmo e para a outra pessoa que tu suprimas os teus próprios pensamentos e sentimentos e finjas que estás de concordo com eles. É melhor parar e discordar deles graciosamente em vez de te tornares uma “bomba relógio” de desaprovação e frustrações.

6. Não deves a ninguém um sim a tudo o que eles dizem.
Tens o direito de dizer não quando não há nenhuma razão para dizer sim. Na verdade, as pessoas mais bem sucedidas do mundo são aqueles que têm dominado a arte de dizer não a tudo o que não é uma prioridade. Reconhece a bondade das outras pessoas e sê grato por isso, mas não tenhas medo de recusar educadamente qualquer coisa que te tire o foco dos teus objetivos e prioridades fundamentais. É assim que se segue em frente.

7. Não deves qualquer explicação sobre a tua aparência física.
Podes ser magro, gordo, alto, baixo, bonito, simples ou qualquer outra coisa, mas não tens dar explicações sobre o corpo que tens. A tua aparência física apenas diz respeito a ti próprio e a mais ninguém. A aparência física não deve determinar a tua autoestima.

8. Não deves qualquer explicação sobre as tuas preferências alimentares.
Existem certos alimentos que tu simplesmente não gostas ou optas por não comer por diversos motivos, seja por questões de sabor, de saúde ou por questões morais. Tu não tens de explicar a quem quer que seja o motivo de preferires determinados alimentos e de não comeres outros. A tua preferência alimentar é um assunto que é melhor deixar para ti mesmo. Se alguém te importunar por estares a comer (ou não comer)determinados alimentos, encolhe os ombros e diz que te sentes melhor a comer (ou não comer) o que comes.

9. Não deves qualquer explicação sobre a tua vida sexual.
Desde que as tuas relações aconteçam com o consentimento adulto da outra pessoa, não deves explicação a ninguém sobre onde, quando e como levas a tua vida sexual. Podes querer esperar pelo casamento, passar apenas uma noite com uma pessoa ou mais, ou ter experiências com uma pessoa ou pessoas do mesmo sexo. As decisões são tuas, assim como as consequências delas.

10. Não deves qualquer explicação sobre a tua carreira ou opções de vida pessoal.
Às vezes as circunstâncias obrigam-nos a escolher entre o trabalho e “ter uma vida.” A decisão nem sempre é fácil e podes acabar por escolher o trabalho, não porque não te preocupas com a tua família ou vida social, mas porque estás a trabalhar em algo que te vai dar segurança no futuro. De qualquer das formas, não deves explicações aos outros por optares pela tua carreira em detrimento da tua vida pessoal(ou vice versa) desde que estejas confiante em relação ao que estás a fazer e, porque o estás a fazer.

11. Não deves explicações sobre as tuas opiniões políticas ou religiosas.
Sejas um democrata, republicano, católico, protestante ou muçulmano, isso é uma escolha tua pessoal. Tu não deves explicações a ninguém sobre as tuas razões de acreditares no que acreditas, nem tens de fundamentar as tuas opiniões. Se alguém não te pode aceitar pelo que tu és, isso é problema deles, não é problema teu.

12. Não deves explicações a ninguém por seres solteiro.
Se estás solteiro por opção ou por imposição, não diz respeito a ninguém. Ser solteiro não é nenhum transtorno de personalidade. Tu és livre de estar num relacionamento ou não. Além disso, tu és muito mais do que o teu Estado Civil, e ser Solteiro é apenas um desses rótulos sociais. Ninguém deveria preocupar-se tanto com isso.

13. Não deves um encontro a alguém apenas porque te convidaram.
A pessoa pode ser agradável, ter boa aparência e até podes estar um pouco interessado, mas tu não lhe deves um encontro só porque ela convida. Se sentires que, no fundo, não queres ir a algum lugar ou ocasião, não vás. Podes dar uma justificação por não ires mas, que seja breve e mantém-te firme com a tua decisão.

14. Não deves qualquer explicação sobre a tua decisão em relação ao casamento.
Se vais ou não optar por te casares e ter filhos ou ficar solteira e ser “livre de crianças”, isso é uma decisão pessoal. Mesmo a tua mãe que está desejosa para ter netos deve entender que o casamento é uma decisão pessoal e que pode não ser adequado para todos. Ela deve respeitar a tua decisão sobre o assunto por mais duro que seja de engolir.

15. Não deves qualquer explicação sobre as tuas escolhas de relacionamentos.
Às vezes as pessoas fazem comentários inapropriados sobre o teu relacionamento(s) amoroso, o que na realidade não lhes diz respeito. Podes ouvir comentários tipo: que formam um “casal perfeito”, ou que deves namorar com alguém e não ficar solteiro. No entanto, só deves satisfações a ti próprio em relação às tuas escolhas amorosas. Vive a tua vida e nunca, mas nunca saias ou fiques num relacionamento só porque alguém diz que tu tens de ficar ou ir embora. Comete os teus próprios erros se tiver de ser, mas aprende sempre com eles.



David K. William
in, Life Hack




Sem comentários:

Enviar um comentário