terça-feira, 25 de julho de 2017

A vida num tabuleiro de xadrez





Na maior parte das vezes, quando alguém nos provoca ou testa de alguma maneira, a nossa tendência é reagir, seja atacando seja fugindo.
Num jogo de xadrez fazemos o mesmo mas através das peças, certo?
Se o outro faz um cheque ao nosso Rei, respondemos a esse ataque à pessoa directamente ou fazêmo-lo através do jogo?
Obviamente que o jogo ficaria suspenso e a violência física surgiria caso levássemos as investidas do outro directamente.

Claro que é no tabuleiro que teremos que responder ao ataque.
Ou seja, os dois Reis e os seus reinos no jogo são uma Micro representação da Macro realidade de cada jogador.

O mesmo se passa nas nossas vidas. 
Estamos permanentemente a jogar com um jogador invisível chamado Deus que usa a nossa realidade e as pessoas para fazer as suas jogadas. Jogadas essas que estão estudadas de acordo com a nossa história Karmica e que pretendem através dos movimentos estudados, criar respostas positivas da nossa parte e levar-nos em última análise à vitória.

Infelizmente fazemos na vida o que seria ridículo no jogo; esquecemos que é um jogo, que o outro é apenas um peão e que apenas nos é pedido que respondamos ao seu movimento com um movimento nosso mais inteligente e estratégicamente preparado para nos salvaguardar.

Tenta então olhar para a tua realidade imaginando cavalos, bispos, rainha e rei, torres e peões em todas as pessoas à tua volta.
Imagina mesmo os quadradinhos pretos e brancos no chão.
Observa os movimentos dos outros como altamente estratégicos preparados pelo outro adversário (não propriamente por eles próprios!). A cada jogada foca-te apenas no tabuleiro e percebe que jogada inteligente, que te proteja e até favoreça pretendes fazer?

Obviamente num jogo de xadrez a vitimização, os ataques directos, cobranças são inúteis.
Não é por acaso que o xadrez é um jogo silencioso.

  • Onde e com quem consegues já manter este foco?
  • Onde e com quem esqueceste que afinal tudo é um jogo?
  • A quem andas a exigir jogadas que te favoreçam apenas a ti? 
  • Ou a quem andas a facilitar o jogo na ilusão de que te irá ajudar a ganhar o teu?


Entre a jogada de ataque, de defesa ou de não mexer em certas peças esperando simplesmente um movimento do outro, importante é que mantenham sempre o foco no tabuleiro sentindo a peça e o movimento do outro pois é a partir daí que poderás responder no teu melhor.



Vera Luz





Sem comentários:

Enviar um comentário