domingo, 30 de julho de 2017

A Defesa da Liberdade Humana





O problema da liberdade foi o que sempre mais me preocupou.
Tento pôr ordem nas minhas ideias, mas não é fácil.

Fui da esquerda e mesmo da sua direita (porque a direita da esquerda é a mais esquerda, como a direita da direita, a mais direita). Fui-o porque ela era a favor da liberdade humana e se parecia que era contra a liberdade humana, era só por defender a liberdade humana.
Hoje sou contra a defesa da liberdade humana, porque sou a favor da liberdade humana.

Esquerdas e direitas dizem-me que se eu sou contra a defesa da liberdade humana, por ser a favor da liberdade humana, sou realmente contra a liberdade humana e estou por isso fazendo o jogo de uns ou de outros, consoante aqueles que me acusam.

Ah, por favor, não me peçam explicações - sou homem, não sou político.
Defendo a liberdade porque sou pela liberdade e por isso não devo defender a liberdade, porque para defender a liberdade teria de atacar a liberdade, o que me obrigaria então a defendê-la por ser a favor dela - merda!

Sou pela liberdade, sou contra a opressão, e isto é simples, é humano, é evidente - disse!
E não me chateiem mais.


Vergílio Ferreira
in, Estrela Polar




Sem comentários:

Enviar um comentário