domingo, 4 de outubro de 2015

Desejo-te o Suficiente! Alta Definição - Entrevista Lima Duarte (26/09/2015)




Vi hoje a entrevista no site do Alta Definição 
ao actor brasileiro Duarte Lima, 
e a certa altura da entrevista ele disse que 
a mãe dele dizia-lhe sempre que 
lhe desejava o suficiente.

Fiquei com a sensação de já ter lido algo sobre isso, e depois de alguns dias a pensar no assunto, lembrei-me: tinha lido uma história de uma despedida entre mãe e filha num aeroporto.


Deixo-vos aqui a história:

"Há pouco tempo, estava no aeroporto e vi mãe e filha a despedirem-se.

Anunciaram a partida, elas abraçaram-se, e a mãe disse:
- Eu te amo.
Desejo o suficiente para ti.

A filha respondeu:
- Mãe, a nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente.
O teu amor é tudo o que sempre precisei. Eu também desejo o suficiente para ti.

Elas beijaram-se e a filha partiu.
A mãe passou por mim e encostou-se na parede.
Pude ver que ela queria, e precisava, chorar.
Tentei não me intrometer nesse momento, mas ela dirigiu-se a mim, e perguntou:

- Já teve de se despedir de alguém, sabendo que seria para sempre?
- Já - respondi.
- Desculpe-me pela pergunta, mas porque foi um adeus para sempre?
- Estou velha e ela vive tão longe daqui.
Tenho desafios pela frente, e a verdade é que a próxima viagem dela para cá será para o meu funeral.

- Quando estavam a despedir-se, ouvi a senhora dizer "Desejo o suficiente para ti".
Posso saber o que isso significa?

Ela começou a sorrir.
- É um desejo que tem sido passado de geração para geração na minha família.
Meus pais costumavam dizer isso a toda a gente.
Ela parou por  um instante e olhou para o alto, como se estivesse a tentar lembrar-se dos detalhes, e sorriu mais ainda.

- Quando dizíamos "Desejo o suficiente para ti", estávamos a desejar uma vida cheia de coisas boas o suficiente, para que a pessoa se amparasse  nelas.

Então, vira-se para mim, e disse, como se estivesse a recitar:

- Desejo-te sol o suficiente para que continues a ter essa atitude radiante.

- Desejo-te chuva o suficiente para que possas apreciar mais o sol.

- Desejo-te felicidade o suficiente para que mantenhas o teu espírito alegre.

- Desejo-te dor o suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores.

- Desejo-te que ganhes o suficiente para satisfazer os teus desejos materiais.

- Desejo-te que tenhas as perdas suficientes, para apreciares tudo o que possuis.

- Desejo-te olás suficientes, para que chegues ao adeus final.

Ela começou então a soluçar e afastou-se."

 

"Dizem que leva um minuto 
para encontrar uma pessoa especial, 
uma hora para apreciá-la, 
um dia para amá-la, 
mas uma vida inteira para esquecê-la".




Ver a entrevista a Lima Duarte AQUI







Sem comentários:

Enviar um comentário