segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A honestidade é a mais elevada forma de amor



A maioria das pessoas confunde amor com necessidade, julga que as duas palavras, e as duas experiências, são intercambiáveis. Mas é falso. O amor nada tem que ver com a necessidade.
Podes amar e precisar de alguém ao mesmo tempo, mas não podes amar uma pessoa porque precisas dela. Se amas por necessidade, nunca amaste verdadeiramente essa pessoa, mas apenas aquilo que ela te dá.

Só amarás verdadeiramente quando amares alguém por aquilo que é - quer te dê aquilo de que precisas, quer não. Só poderás amar verdadeiramente quando não precisares de nada.

Lembra-te: o amor não tem condições, limites nem necessidades. Contudo, vocês não conseguem receber este tipo de amor, já que não conseguem expressá-lo. Aí reside toda a tristeza do mundo.

Agora vejamos: uma vez que afirmas desejar tornar-te um Ser Altamente Evoluído, a infidelidade, como lhe chamaste, não é aceitável. Isto porque não funciona. Não te conduzirá aonde afirmas querer ir. E isto porque a infidelidade implica uma ausência de verdade e tu sabes e compreendes, a um nível muito profundo, que os Seres Altamente Evoluídos vivem e respiram e existem na verdade - antes de mais nada, acima de tudo e sempre.

A verdade não é apenas aquilo que dizem, mas aquilo que são.
Para te tornares um Ser Altamente Evoluído, terás de ser sempre verdadeiro.
Em primeiro lugar terás de ser verdadeiro contigo próprio, depois com a pessoa que amas e finalmente com todos os outros. Se não fores verdadeiro contigo próprio, não conseguirás ser verdadeiro com ninguém. Assim, se amares mais do que uma pessoa, deverás dizê-lo abertamente, honestamente, claramente e imediatamente.

E isso é aceitável?
Não se pede a ninguém que aceite seja o que for. 
Nas relações altamente evoluídas entre Seres Altamente Evoluídos, as pessoas limitam-se a viver as suas verdades - e a afirmar a verdade que vivem. Se houver uma terceira parte envolvida, o facto deverá ser simplesmente reconhecido. Se algo for inaceitável para alguma das partes, o facto é simplesmente admitido. A verdade é partilhada com todos sobre tudo e durante todo o tempo.
E isto é assumido como celebração, e não como aceitação.
A verdade deve ser celebrada e não aceite.

Contudo, não conseguirás celebrar uma verdade sobre a qual te ensinaram a sentir vergonha. 
E foste ensinado a sentir vergonha de quem, como, onde e porque amas.
Foste ensinado a sentir vergonha dos teus desejos e das tuas paixões e do teu amor por tudo desde a dança aos doces e às outras pessoas. Acima de tudo, foste ensinado a sentir vergonha do teu amor por ti próprio. Mas como poderás amar outra pessoa se não te for permitido amar a tua própria pessoa?
E precisamente este dilema que vocês enfrentam no que toca a Deus.

Como poderão amar-Me se não podem amar a vossa própria essência?
E como poderão ver e declarar a Minha glória se não podem ver e declarar a vossa própria glória?
Volto a dizer-to uma vez mais: os verdadeiros Mestres declaram a sua glória e encorajam os outros a imitá-los.

Estarás a caminhar para a tua glória quando iniciares a caminhada para a tua verdade.
E este caminho começa quando conseguires declarar que passarás a dizer sempre a verdade sobre tudo e todos. E que viverás a tua verdade.
A infidelidade não tem lugar neste compromisso.

Contudo, dizeres a alguém que amas outra pessoa não é uma infidelidade.
É honestidade.
E a honestidade é a mais elevada forma de amor.


Neale Donald Walsch

Sem comentários:

Enviar um comentário