segunda-feira, 23 de março de 2015

Cowspiracy

Estreou este fim de semana o documentário "Cowspiracy".
É um filme sobre o impacto ambiental da criação de animais para consumo humano, sobretudo de gado bovino. O filme mostra a pecuária como a indústria que mais destrói o Planeta e que tem levado pessoas em todo o Mundo a mudar de hábitos alimentares.






Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade) é um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.

A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. É o principal motor de destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e praticamente todos os outros problemas ambientais. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.



À medida em que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da pecuária, enquanto denunciantes da indústria e “cães de guarda” o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atrever a persistir.

Tão revelador como Blackfish: Fúria Animal e tão inspirador como Uma Verdade Inconveniente, este documentário chocante revela o impacto ambiental absolutamente devastador que a pecuária industrial em grande escala tem sobre o nosso planeta e oferece um caminho para a sustentabilidade global para uma população crescente.


                                                       

Falam tanto do uso de água na pecuária...e ninguém fala, por exemplo, do consumo de água por parte das fábricas de Coca-Cola e outros refrigerantes por todo o planeta, que sempre provocaram e continuam a provocar, secas gravíssimas em várias populações.
Já falei sobre isso aqui no blog.
E este é apenas um, de tantos exemplos!

Se pensarmos bem, estes dados apresentados neste documentário, não batem bem com a realidade...
As estatísticas valem o que valem...os dados são manipulados conforme agrada mais a quem os apresenta...é assim em tudo na vida...até numa mera reunião de análise de mercados...eu cheguei a manipular alguns a meu favor quando trabalhava na Indústria Farmacêutica...

E agora, a outra face da moeda:            

  


Eu já fui vegetariana, e quando fui ao fundo da questão, deixou de fazer sentido para mim.
Há muita coisa que consumimos no nosso dia-a-dia que tem ingredientes provenientes de animais, quase tudo aliás...por isso acho uma falta de coerência.
Cliquem uma vez na imagem para conseguirem ler...



Isto dos vegetarianos e dos vegans é uma outra indústria em expansão, com os seus interesses económicos, e os seus lobbys.
Para além de que, se todos fossemos vegans e vegetarianos, o planeta entrava também em colapso.
Já para não falar da indústria dos suplementos alimentares, entre outras...até já há suplementos só para vegans.

Para mim, a solução é sempre o Caminho do Meio.
Nunca fui de fundamentalismos e de radicalismos.
Comer carne, assim como peixe e tudo o resto, com parcimónia e equilíbrio.
Eu agora como de tudo um pouco, incluindo comida macrobiótica e vegetariana.
O peixe que como, procuro sempre saber a origem, e escolho peixes de águas frias profundas sempre dos oceanos (esses estão livres de mercúrio, de antibióticos e hormonas de crescimento das aquaculturas). As cotas de pesca também têm de ser rigorosamente controladas.
A carne que como, enquanto não a posso criar eu da forma que quero em montado, compro-a ao pequeno produtor, em sistema de montado ao ar livre. A maior parte da carne que como é de animais de pequeno porte, e só como carne de vaca e de porco no social( quando era vegetariana, sentia-me sempre terrivelmente mal quando ia comer com alguém, ou a casa de alguém comer, e fazer a desfeita e ter a  indelicadeza de não comer...foi das coisas que mais me custou...as pessoas recebiam-me com tanto carinho, tinham passado horas a cozinhar para mim e depois eu não comia)
Quanto ao leite e seus derivados, a mesma coisa.
Nós só precisamos de 2grs de proteína animal por cada kilo de peso. No meu caso, 110grs de proteína animal por dia.

Na minha opinião, o que há a evitar a todo o custo é a produção intensiva!
E se nós não comprarmos produtos provenientes de produção intensiva, essas empresas fecham.
Outra coisa que tem de ser controlada é a natalidade!

A gastronomia, a nível mundial, faz parte da cultura de um povo, e é sempre uma das coisas que me dá mais prazer e alegria conhecer, provar, partilhar.
A partilha é uma das coisas mais bonitas na vida!
E partilhar em conjunto uma boa refeição, em que se desfruta dos mesmos sabores, mas com emoções e paladares diferentes é das coisas mais maravilhosas na vida, que já vem dos nossos antepassados.

Vivamos então com EQUILÍBRIO!!!!
Com total respeito pelo ritmo da Mãe Terra, que nos acolhe, nos nutre e nos alimenta!


E como o mais provável é não acreditarem no que eu digo, e fazem muito bem, vejam este documentário que vem por tudo isto dos gases, do CO2 e do efeito estufa em causa.
Se deixarem de comer carne, que não seja pela quantidade de traques que as vaquinhas dão...
Se não quiserem ver tudo, vejam os primeiros 15 minutos...já dá para ver que tudo isto do Cowspiracy é uma grande treta, um activismo político numa guerra económica para ir de encontro aos objectivos da New World Order!!!

É o SOL, o Vapor de Água dos oceanos e as Nuvens que determinam as variações de temperatura, e não o CO2 como nos vendem a toda a hora por interesses políticos!


Sem comentários:

Enviar um comentário