sábado, 8 de agosto de 2015

Espiritualidade vem de Espírito!



A palavra Espiritualidade, por si só, como verbo, pode ter o significado que cada um lhe der, consoante as suas crenças, religião, educação, etc. Para mim, espiritualidade vem de Espírito. E um espírito todos nós temos, inclusive as plantas e os animais logo, todos somos espirituais. O nosso espírito é quem faz a ponte entre a nossa humanidade e a nossa divindade e, assim sendo, para chegar à nossa alma temos de contactar com o espírito e, esse sim, é que é o verdadeiro significado de uma pessoa chamada espiritual. 

A pratica da espiritualidade consiste em entrar em contacto com o espírito, despertar da ilusão de que estamos sozinhos neste Universo, de que a vida é aleatória e desprovida de inteligência, ou que somos o nosso corpo e apenas os sentidos físicos são válidos. É perceber um propósito maior, uma Inteligência infinita que nos guia e acompanha, é descobrir que somos muito mais do que pensamos e iniciar um caminho de descoberta e renascimento. É iniciar uma batalha interior e enfrentar os demónios da nossa humanidade, humanidade essa que foi sempre comandada pelo ego e pela mente e completamente alheada da sua forma etérea, do seu espírito. A nossa parte humana ganhou força e personalidade própria e foi totalmente alimentada pela ganância, pela mentira, pelo desejo, pela sede de poder, pelo medo... E entrámos em desequilíbrio... esquecemos e desacreditámos totalmente na nossa Divindade. 

E é isso que viver a espiritualidade é; viver em equilíbrio, equilibrar a nossa essência divina com a nossa humanidade e, como tal, a nossa parte humana não pode ser esquecida. Embora esteja certo para alguns - uma minoria - abandonar tudo, ir para um convento e abster-se da vida social, isso não é viver a espiritualidade, é uma escolha! Precisamos da interação com os outros, com a sociedade, precisamos de desempenhar papéis; o que temos é que, antes de mais, rever a forma como desempenhamos esses papéis, como interagimos com os outros e com a natureza, como vivemos a vida, como falamos e pensamos. 

Precisamos rever as nossas escolhas e começar a faze-las integrando as duas partes, a humana e a Divina e é assim que vamos criando o paraíso na Terra. Aos poucos....

Continuamos a ser humanos, continuamos a rir e a chorar, a passar por experiências dolorosas, por vezes exaltamo-nos, outras estamos em perfeita comunhão, continuamos a ter desafios que nos testam, que testam a nossa integridade, a nossa ética e os nossos valores, fazendo-nos questionar, mudar e crescer, fazendo-nos tornar maiores. Continuamos a ser humanos mas começamos a viver por paixão e de paixões, apaixonados até e antes de mais, pela própria vida. 

Isto é a Espiritualidade, viver de acordo com as Leis Universais, equilibrando o Humano ao Divino! 
Imaginem a nossa mente ao serviço da nossa alma e a nossa alma ao serviço da nossa mente. Em perfeita sintonia.... 

Não seria isso o Paraíso na Terra? Parece difícil? Não, não é!
Difícil é continuar a viver como temos vivido até agora, robotizados, alienados e comandados pelas emoções mais básicas e primárias do ser humano.
Completamente desequilibrados e esquecidos do propósito da vida e de quem, na realidade, somos!

CJ

Sem comentários:

Enviar um comentário