terça-feira, 22 de maio de 2012

Oito Versos que Transformam a Mente




Quero compartilhar com vocês este texto maravilhoso.
Geralmente leio-o após a meditação e procuro aplicá-lo no meu dia a dia.
Vamos dizer que a vontade de praticar é maior do que a prática propriamente dita, pois sou cheia de defeitos,sou muito impulsiva, reajo a muitas situações sem pensar, fico nervosa, normalmente perco a paciência com coisas à toa,ainda me ofendo e deixo-me magoar por coisas que não valem a pena, e justamente por ter tantos defeitos é que leio estes versos.
Não é nada fácil seguir tudo o que está escrito, porém tentar praticar um pouco é fundamental se desejarmos mudar nossa mente.
Espero que isto possa de alguma maneira trazer algum benefício para vocês...

Oito Versos que Transformam a Mente

1- Com a determinação de alcançar
O bem supremo em benefício de todos os seres sencientes,
Mais preciosos do que uma jóia mágica que realiza desejos,
Vou aprender a prezá-los e estimá-los no mais alto grau.

2- Sempre que estiver na companhia de outras pessoas, vou aprender
A pensar em minha pessoa como a mais insignificante dentre elas,
E, com todo respeito, considerá-las supremas,
Do fundo do meu coração.

3- Em todos os meus atos, vou aprender a examinar a minha mente
E, sempre que surgir uma emoção negativa,
Pondo em risco a mim mesmo e aos outros,
Vou, com firmeza, enfrentá-la e evitá-la.

4- Vou prezar os seres que têm natureza perversa
E aqueles sobre os quais pesam fortes negatividades e sofrimentos,
Como se eu tivesse encontrado um tesouro precioso,
Muito difícil de achar.

5- Quando os outros, por inveja, maltratarem a minha pessoa,
Ou a insultarem e caluniarem,
Vou aprender a aceitar a derrota,
E a eles oferecer a vitória.

6- Quando alguém a quem ajudei com grande esperança
Magoar ou ferir a minha pessoa, mesmo sem motivo,
Vou aprender a ver essa outra pessoa
Como um excelente guia espiritual.

7- Em suma, vou aprender a oferecer a todos, sem exceção,
Toda a ajuda e felicidade, por meios diretos e indiretos,
E a tomar sobre mim, em sigilo,
Todos os males e sofrimentos daqueles que foram minhas mães.

8- Vou aprender a manter estas práticas
Isentas das máculas das oito preocupações mundanas*,
E, ao compreender todos os fenômenos como ilusórios,
Serei libertado da escravidão do apego.



*As oito preocupações mundanas são:

Gostar de ser elogiado / Não gostar de ser criticado

Gostar de ser feliz / Não gostar de ser infeliz

Gostar de ganhar / Não gostar de perder

Desejar ser famoso / Não gostar de ser ignorado



Por S.S. o Dalai Lama

Sem comentários:

Enviar um comentário