foto:Kumi Yamashita
Um dos conceitos que eu considero mais interessantes da teoria junguiana, diz respeito à "sombra" que vive em cada um de nós.
Sim, eu disse "vive", porque apesar de muitos acreditarem que podem simplesmente eliminar os aspectos negativos da sua personalidade ao rejeitá-los, eles continuam a actuar de uma forma autónoma no nosso inconsciente.
A "sombra" representa, de um modo geral, a soma de todos os aspectos da nossa personalidade que são negados por nós e, justamente por isso, permanecem submersos no nosso inconsciente.
Conhecida como a parte mais obscura da nossa psique, a sombra acaba por acumular tudo aquilo que rejeitamos em nós, seja por padrões morais, sociais ou mesmo pela nossa autocrítica.
Porém, quando algo é rejeitado pela consciência, seja uma característica ou aspecto da personalidade, continua a atuar de forma inconsciente e a influenciar a forma como agimos e reagimos às situações e pessoas ao nosso redor, influenciando negativamente as nossas vidas, as nossas relações e o mundo.
~ Virginia Fernandes
Prezados, grata por compartilhar meu artigo, mas peço, por gentileza, que acrescente os devidos créditos (texto com direitos autorais|Copyright). Autora: Virgínia Fernandes - Fonte: www.mandalaterapia.net.br. Gratidão!
ResponderEliminarCara Virgínia
ResponderEliminarConforme pode ver, o texto está identificado com o seu nome, com a sua autoria.
Sempre esteve!
Mas, se preferir, posso retirar o texto do blog!