quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ayahuasca



Ayahuasca (do quíchua aya, que significa 'morto, defunto, espírito', e waska, 'cipó', podendo ser traduzido como "cipó do morto" ou "cipó do espírito"), também conhecida como hoasca, daime, iagê, santo-daime, vegetal e mariri, é uma bebida psicodélica produzida a partir da combinação da videira Banisteriopsis caapi com várias plantas, em particular a Psychotria viridis e a Diplopterys cabrerana.

A produção e o consumo da bebida é difundido no mundo todo, em especial nos países ocidentais, e é frequentemente associado a rituais de diferentes grupos e religiões, além de fazer parte da medicina tradicional dos povos da Amazónia.



Era utilizada pelos incas, do Norte do Chile ao Sul da Colômbia, cobrindo os actuais territórios da Bolívia, Peru e Equador.
A ayahuasca é utilizada tradicionalmente em países como Estados Unidos, Austrália, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil, e ainda por pelo menos 72 diferentes tribos indígenas da Amazónia.
O mito fundador dos Kaxinawá mostra a ayahuasca como agente curativo e dissipador de ilusões.



Cientificamente, a propriedade psicoativa da ayahuasca se deve à presença, nas folhas da chacrona, de uma substância denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT), produzido naturalmente (em doses menores) no organismo humano.O DMT é metabolizado pelo organismo por meio da enzima monoamina oxidase (MAO).
O caapi possui alcalóides capazes de inibir os efeitos da MAO e assim evitar a oxidação da molécula de DMT, que a tornaria inactiva.
Desse modo, o DMT fica activo quando administrado por via oral e tem sua acção prolongada.



A ayahuasca provoca alucinações entópticas (fosfenos), originadas entre o nervo óptico e o córtex cerebral, que se encaixam em padrões geométricos previsíveis, como mandalas, podendo também lembrar formas do mundo natural, como flores.
Ela também provoca alucinações eidéticas, as chamadas visões, originadas no hipocampo e no lobo temporal mesial, associadas à alta neuromodelação de acetilcolina.
Conforme a dose se eleva, há maior tendência de ocorrerem alucinações erráticas, estas definidas como alterações na percepção do espaço, principalmente do contorno e tamanho de formas, e da passagem do tempo. O caapi e a chacrona potencializam-se reciprocamente.



Os usuários de ayahuasca costumam relatar fenómenos parapsíquicos com seu uso, como a clarividência, estando sempre consciente do que acontece. Quando tomada em grupo, os usuários relatam experiências telepáticas. Por este motivo, o primeiro nome que foi dado à harmina, presente no caapi, foi Telepathine.
Faz ter os sentidos expandidos, os processos mentais e as emoções tornarem-se mais profundos. A experiência vivida é a de poder mover-se em muitas dimensões: "o vôo da alma", uma sensação de partida do espírito do corpo físico, para partir rumo a viagens astrais.
Nestas viagens, ocorre a exploração tanto de novos aspectos do mundo ordinário como de "mundos paralelos", que estariam além da percepção corrente.



O usuário pode experienciar a sensação de ser colocado na situação de espectador externo de seus próprios actos, de tal modo que é chamado a um exame de consciência. Esta experiência pode ser bastante súbita e violenta, sendo chamada pelos adeptos religiosos de "apanhar","peia", "cacete","chicote", dentre outros termos.
A experiência pode em algum ponto revelar visões notáveis, insights, produzir catarses e consequentes experiências de renovação e de renascimento; visões arquetípicas, de animais, plantas e flores, mandalas, cidades, de espíritos elementais, de cenas que podem ser interpretadas como lembranças de vidas passadas, ou de divindades.



É possível que a experiência induza a lembrança de memórias esquecidas ou muito recuadas no tempo, como aquelas da primeira infância.
Entretanto, também é possível que produza visões de aspectos desagradáveis ou reprimidos do subconsciente, ou de entidades de aspecto perturbador, como demónios.
Abre-se o portal para outras formas de realidade, do acesso ao inconsciente numa perspectiva psicanalítica e da criatividade do ponto de vista da neuropsicologia e da estética.



Pode gerar sensações de queda de pressão, de súbito frio ou de calor, e ainda, tremores.
A ocorrência de náuseas, vómitos e diarreias.
Tem acção afrodisíaca, provocando um aumento do vigor e do desejo sexual em seus usuários.
A bebida altera a natureza dos sonhos, que podem alterar em conteúdo, modo de apresentação e intensidade, causando um aumento no realismo das sensações oníricas.



Os efeitos da ayahuasca não diminuem em intensidade com o uso frequente ou diário:
é possível passar meses a fio, ininterruptamente, sob o efeito da bebida.
Após cessado o uso, podem acontecer flashbacks, isto é, alguns dos efeitos voltarem, muitas horas após terem cessado.





"AYAHUASCA é para TODOS, mas nem TODOS são para AYAHUASCA!
Se você quer milagres, não procure Ayahuasca. O supremo milagre para Ayahuasca é você lavar seu prato depois de comer.
Se você quer apenas curar seu corpo físico, não procure Ayahuasca. Primeiro, ele irá curar os males de sua mente: ignorância, cólera e desejos desenfreados.
Se você quiser arranjar emprego ou melhorar sua situação financeira, não procure Ayahuasca . Você se decepcionará, pois ele vai lhe falar sobre desapego em relação aos bens materiais. Não confunda, porém, desapego com renúncia.
Se você quer poderes sobrenaturais, não procure Ayahuasca. Para Ayahuasca , o maior poder sobrenatural é o triunfo sobre o seu egoísmo.
Se você quer triunfar sobre seus inimigos, não procure Ayahuasca. Para Ayahuasca , o único triunfo que conta é o do ser humano sobre si mesmo.
Se você quer a vida eterna em um paraíso de delícias, não procure Ayahuasca , pois ele matará seu ego aqui e agora.
Se você quer massagear seu ego com poder, fama, elogios e outras vantagens, não procure Ayahuasca . A casa da Rainha não é a casa da inflação dos egos.
Se você quer alguém que perdoe suas falhas, deixando-o livre para errar de novo, não procure Ayahuasca , pois ele lhe ensinará a implacável Lei de Causa e Efeito e a necessidade de uma autocrítica consciente e profunda.
Se você quer respostas cômodas e fáceis para suas indagações existenciais, não procure Ayahuasca . Ele aumentará suas perguntas.
Se você quer uma crença cega, não procure Ayahuasca . Ele o ensinará a pensar com sua própria cabeça.
Se você é dos que acham que a verdade está nas escrituras, não procure Ayahuasca. Ele lhe dirá que o intelecto é incapaz de dar algumas respostas.
Se você quer saber a verdade sobre os discos voadores ou sobre a civilização de Atlântida, não procure Ayahuasca. Ele só revelará a verdade sobre você mesmo.
Se você quer apenas se comunicar com espíritos, não procure Ayahuasca. Ele vai ensinar você a se comunicar com seu verdadeiro eu.
Se você quer apenas conhecer suas encarnações passadas, não procure Ayahuasca. Ele vai lhe mostrar sua miséria presente.
Se você quer conhecer o futuro, não procure Ayahuasca . Ele vai lhe mandar prestar atenção a seus pés, enquanto você anda.
Se você quer ouvir palavras bonitas, não procure Ayahuasca . Ele só tem o silêncio a lhe oferecer.
Se você quer ser sério e disciplinado, não procure Ayahuasca . Ele vai ensiná-lo a brincar e a se divertir.
Se você quer brincar e se divertir, não procure Ayahuasca . Ele o ensinará a ser sério e disciplinado.
Se você quer viver, não procure Ayahuasca , pois ele o ensinará a morrer.
Morrer e renascer todos os dias"...

Cristiano Closs 



Aqui no vídeo, cantado pelo Xamã Leo Artese:

AYAHUASCA
Publicado por Leo Artese em Sexta-feira, 11 de Março de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário