segunda-feira, 3 de abril de 2017

Paul Éluard






O acaso que faz as coisas acontecerem
Todas as palavras ditas sem pensar
E que são tomadas tal qual como ditas
Com o que ninguém ganha ou perde

Os sentimentos à deriva
E o esforço mais quotidiano
A recordação vaga dos sonhos
O futuro confrontado com o amanhã

As palavras encalacradas num inferno
De rodas usadas de linhas mortas
As coisas cinzentas e iguais
Os homens ao sabor do vento

Músculos aparentes esqueleto íntimo
O vapor do sentimento
Coração que rima com caixão
E as esperanças reduzidas a zero
E tu chegaste a tarde rompia a terra 
E a terra e os homens mudaram de sentido 
Eu dei comigo sintonizado como um íman 
Ordenado como uma vinha

O nosso caminho tinha uma infinito o fito dos outros 
As abelhas voavam prenhes do seu futuro mel 
E eu multipliquei os meus desejos de claridade 
Para compreender o que acontecia

Tu chegaste eu estava muito triste e disse sim 
Foi a partir de ti que eu dei a minha anuência ao mundo
Rapariguinha eu amava-te como só um rapaz
Pode amar a sua infância

Com a força de um passado muito outros muito puro
Com o ardor de um cantiga sem destom algum
A pedra intacta e a corrente furtiva do sangue
A pulsar nos lábios e na garganta

A erva ténue imobilizava o voo das andorinhas
E o outono pesava no saco das trevas
Tu chegaste as margens libertavam o rio
Para o levar até ao mar

Tu chegaste mais altiva ao profundo da minha mágoa
Do que a árvore separada da floresta que não tem ar
E o uivo da dor o grito da dúvida quebraram-se
Perante a evidência do nosso amor

Aleluia a sombra e a vergonha vergaram-se ao sol
O peso aligeirou-se e fardo pôs-se a rir
Aleluia o subterrâneo fez-se píncaro
A miséria deu o fora e olvidou-se

O lugar da minha inércia onde me tornava estúpido
O corredor sem despertador o beco sem saída e o cansaço
Puseram-se a brilhar com chamas de bater palmas
E a eternidade estendeu no tempo o não ser tempo

Ó tu minha agitada e minha serena ideia
Meu silêncio sonoroso e meu secreto eco
Meu cego vidente e minha vista ultrapassada
Desde então só tive a tu presença



Paul Éluard




Sem comentários:

Enviar um comentário