segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Servir





Todos nós somos servidos, imensamente servidos, e no entanto esquecemos esse facto ao não servirmos, ou servirmos muito pouco.
Estar ao serviço já é uma honra…servir o próximo é estarmos a um passo do estado de Graça!

Verificamos que nas pequenas coisas, pequenos trabalhos em que servir faz parte do cargo, há muita infelicidade. Isto assim é porque se age em conformidade com o peso da sobrevivência e não pela leveza da prestação do serviço.

Servir alguém tráz sempre um acréscimo à nossa luz, mesmo que sejamos maltratados…porque há muitos que não sabem ser servidos, tomando tudo como seu reino de direito, olvidando que um dia poderão ter de pedir que os sirvam.

Tendo fome, a Natureza torna mais acessível o ramo que contém as maçãs melhores; tendo sede serve-nos dos seus melhores e puros recursos nas águas cristalinas dos regatos e nascentes; no frio o fogo, no verão as lagoas e o mar.

Tantas são as formas como podemos servir que há escolha para cada um.
Servimos quando seguramos a bicicleta para que a criança aprenda o equilíbrio; servimos quando damos uma mão a quem com custo sobe uma escada; servimos a família diariamente; servimos quando cantamos para que alguém se alegre…quando pegamos no nosso animal de estimação ao colo para que o curem…quando ouvimos quem tem urgência em falar.
Não são sacrifícios…é serviço.

Da mesma forma e na mesma medida que servimos, seremos servidos, porque isso é mais do que a lei do retorno…isso é a melodia da partilha.


Alexandre Viegas

Sem comentários:

Enviar um comentário