sábado, 22 de outubro de 2016

Cabra Selvagem




A cabra-selvagem (Capra Aegagrus), ou Cabra Salvatge, é uma espécie de mamífero ruminante caprino, com uma distribuição geográfica que vai desde a Turquia até ao Paquistão. A Cabra Montês, O Íbex (Capra Aegagrus Íbex),  habita as regiões montanhosas dos Alpes e dos maciços europeus, nomeadamente nas margens da bacia do mediterrâneo, em zonas de vegetação dispersa, de rochas e de pedras soltas.

O grupo inclui diversas subespécies.
Ao tronco europeu pertencia a Capra Aegagrus, ao tronco asiático a Capra Falconeri e a Capra Prisca, e ao tronco africano a Capra Nubiana, uma outra espécie ancestral.




A cabra montês é um animal selvagem e de grandes dimensões.
Apresenta uma altura de cerca de 75cm no dorso, um comprimento de 145cm e um peso aproximado de 70 a 100Kg. A cauda pode chegar aos 15cm de comprimento.
Apresenta o corpo coberto de pelo com uma tonalidade parda. No inverno a pelagem torna-se mais comprida e mais clara. Faz as mudas de pêlo entre Abril e Maio, e volta a ter o pêlo pardo, canela, com manchas mais escuras nas patas, e nos machos mais velhos podem estender-se até às costas.O ventre é branco em ambos os sexos.
Na cabeça exibe chifres estriados e curvados para trás, que podem medir até 1 metro.
As fêmeas são de menores dimensões e desprovidas de chifres.
É um dos animais mais vigorosos e de maiores dimensões das regiões montanhosas.
Vivem em pequenas manadas constituídas por fêmeas, crias de ambos os sexos e machos jovens.
Os machos adultos vivem separados, de forma mais solitária, juntam-se apenas na época de reprodução.
É uma espécie polígama.




Na natureza, elas vivem em rebanhos de 500 cabras, os machos são solitários.
Durante a época do acasalamento, os machos velhos afastam os machos mais novos dos rebanhos maternais.
O período de gestação fica em torno de 170 dias. Elas dão geralmente luz a um cabrito. Os cabritos podem seguir a mãe quase imediatamente depois do nascimento, eles desmamam após 6 meses.
As fêmeas alcançam a maturidade sexual de 1,5 a 2,5 anos, machos de 3,5 a 4 anos.
A expectativa de vida de uma cabra pode ser de 12 a 22 anos.

A época de reprodução deste animal inicia-se nos meses de Outono e as crias nascem, regra geral em Maio e Junho. Após o nascimento, as crias ficam ao cuidado das progenitoras, já que o macho gosta de uma vida mais solitária.




Como animais extremamente ágeis e excelentes alpinistas que são, costumam habitar zonas entre os dois mil e os três mil metros de altitude.

No inverno, têm hábitos mais diurnos mais pela hora do meio-dia que é quando faz mais calor, e no verão vão-se tornando mais nocturnas. Deslocam-se mais ou de manhã, ou ao final da tarde.
Tímida e tranquila, tem um grande olfacto e audição.
São muito gregárias, formam grupos muito numerosos de fêmeas e crias, e grupos de machos.

Como principal predador tem o Lobo, o urso e a águia.
E os caçadores que procuram os seus enormes cornos.




A Cabra Selvagem regressou à Serra do Gerês
ESTAVA EXTINTA HÁ MAIS DE 100 ANOS.
Animais fugidos de um cercado galego passaram a fronteira e vivem agora nos penhascos da Serra do Gerês, perto de Pitões das Júnias, em Montalegre.
Técnicos do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) avistaram um casal e uma cria na Serra do Gerês, entre a Fraga do Espinheiro e a Fraga Brazalite, perto dos Cornos da Fonte Fria, nas imediações de Pitões das Júnias em 2001 e a cabra-montês deixou de estar classificada como extinta em Portugal.
Trata-se de uma zona de difícil acesso, agreste, com vários penhascos, onde é difícil haver predação por parte do lobo. O terreno é o mais indicado para a espécie, que dispõe ali de alimento em abundância (carquejas, matos, herbáceas).
Em 2012 já existiam 450.




A cabra-montês é um troféu cinegético muito cobiçado em Espanha.
Quanto maiores forem os cornos, mais cobiçadas se tornam aos olhos dos caçadores.

Todos os anos, os machos rivais utilizam toda a sua habilidade diplomática sob a forma de intermináveis trocas de cornadas, para determinar qual deles é o dominante.
Apenas o macho dominante de cada grupo se reproduz.





Desde a domesticação dos caprinos que a sua imagem se associou a procedimentos de rituais e cerimónias de origem pagã ou mitológica. O paganismo classificava o Bode como animal imundo, cujo contacto devia ser seguido de lavagens e purificações, enquanto a cabra era considerada animal puro. Tanto assim era que os gregos sacrificavam a Baco (Deus do vinho) o bode devastador das vinhas, para evitar a sua ira.

A cabra, ao contrário era oferecida pelos gregos a Júpiter, mas pela sua consideração em relação ao animal, em virtude de ter amamentado este Deus quando era criança e ter contribuído para a sua sobrevivência.

Na religião católica o bode corresponde à imagem demoníaca de pecado e a ovelha representa a pessoa boa e justa. Com a domesticação, a cabra adquiriu o amor pelo homem que a trata, pela criança com quem brinca e que, não raro, amamenta com solicitude. Conservou do animal selvagem, o gosto pela vida vagabunda, pelas correrias, saltos e lutas; guardou a insensibilidade à vertigem, preferindo as montanhas à planície e os lugares seguros das margens dos abismos.






SIMBOLOGIA



O significado da Cabra pode ser difícil de compreender, pois ela tem muitas implicações simbólicas a oferecer. Principalmente devido à sua presença a longo prazo na vida / civilização humana.
A saber, as cabras são um dos primeiros animais a ser domesticado pelo homem ( mais de 10.000 anos atrás). A cabra é um poderoso totem animal e ao contrário de ovelhas, cabras não são sociais, muitas vezes pastam sozinhas e distantes, simbolicamente falando, evocam um sentido de independência.
Muitas vezes, o caminho solitário nos leva a grandes descobertas, por isto são relacionadas ao respeito, distância e espaço.
O significado para a simbologia da cabra, também lida com curiosidade e indagação, que  possuem uma curiosidade insaciável.
Talvez a lição mais comovente da cabra fale sobre sacrifício. Em inúmeras cerimónias, a cabra é o animal mais visado para tais actos por ser um alvo na história antiga – servindo como um arrependimento para o pecado, ou uma oferta para apaziguar os deuses.
Este animal também é uma óptima lembrança da generosidade da Natureza.

É a medicina da determinação para ir em frente. Vença os obstáculos, vença as dificuldades e continue no seu caminho em direcção à luz, ao seu eu superior.
Evocar esta energia para nutrir-se de bom humor e superação.

A cabra, entra como nosso Animal Totem para nos ensinar sobre prosperidade, paciência, ambição, rapidez e capacidade de decisão.
A cabra consegue sobreviver em geografias diferentes, tem uma excelente capacidade de adaptação, superam dificuldades e obstáculos que parecem impossíveis, e seguem sempre até ao pico da montanha.
Ensina-nos a sermos independentes, aventureiros, a explorar novos horizontes sem medo, mas ao mesmo tempo mantendo a nossa ligação com o nosso grupo e aprender com ele.

Pode chegar à nossa vida para nos lembrar a nossa necessidade de Liberdade e de sermos os timoneiros da nossa vida. Conhecer o nosso Verdadeiro Eu e encontrar o nosso Verdadeiro Caminho.
a cabra presta-nos uma valiosa ajuda para encontrarmos o nosso verdadeiro caminho, a superar dificuldades, a conectarmo-nos com as nossas habilidades naturais.
 

Nutrição do corpo e da alma, sabedoria para achar seu alimento corporal e espiritual. Pare de ficar dando cabeçadas nas pedras ou paredes, pois são duras. A cabra ensina que você pode despertar sua mente com exercícios de respiração e meditação. Determinação para atingir o topo da montanha, brincadeiras.

É a medicina da determinação para ir ao topo. Para vencer obstáculos que nos impedem de subir, vencer as dificuldades naturais, continuar nosso caminho em direcção a luz. Para sensualidade e sexualidade (Pan). Para nutrir-se de energias, proporcionar bom humor. Subir para encontrar o Eu Superior. Novos empreendimentos que exijam esforço. Novas escaladas, novos desafios.

Representam a determinação para escalar terrenos difíceis, a capacidade de sobrevivência, bem como o espírito brincalhão e a abundância nutritiva.

A figura da Cabra faz parte de uma das mais interessantes representações do Homem Cósmico - o Baphomet. 

Como Animal de Poder ajuda-nos a ganhar resistência e a atingir os nossos objectivos.



Sem comentários:

Enviar um comentário