quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Kapa Haka - apresentação māori


Tamaki Maori Village


Kapa haka (ou artes performáticas tradicionais māori) constitui uma parte poderosa e extremamente visual da experiência cultural da Nova Zelândia.
Kapa haka é o termo para as artes performáticas māori e significa literalmente formar uma linha (kapa) e dançar (haka). Trata-se de uma combinação emocional e poderosa de música, dança e canto. A kapa haka é realizada por grupos culturais nos maraes, nas escolas, e durante eventos especiais e festivais. Enquanto você estiver na Nova Zelândia, aproveite a oportunidade para experimentar a emoção da kapa haka pessoalmente.

Durante uma apresentação de kapa haka, você ouvirá uma variedade de composições, cantos e corais, e elegantes músicas de movimento, além de intensas danças de guerra. Muitas apresentações incluem demonstrações habilidosas de armamento tradicional.


  • Haka - Maori war dances
  • Kapa Haka - apresentação māori
  • Marae: locais de encontro māori
  • Pōwhiri - boas-vindas māori
  • Pūrākau: lendas māori
  • Tā moko: a tatuagem māori
  • Te Reo Māori: o idioma māori
  • Toi: artes māori



Waiata-ā-ringa
Em uma waiata-ā-ringa, ou música de movimento, as letras são acompanhadas por movimentos das mãos repletos de simbolismo. Os artistas agitam suas mãos rapidamente, um movimento chamado wiri, que pode simbolizar águas cintilantes, ondas de calor ou mesmo uma brisa movimentando as folhas de uma árvore. A waiata-ā-ringa é geralmente acompanhada por um violão e pode ser lenta, rápida, séria ou galanteadora, dependendo do contexto.

Poi
Poi é uma forma de dança na qual cada um que a executa gira habilidosamente uma ou mais poi (bola em uma corda) em perfeita harmonia com entre si. Repentinas mudanças de direção são realizadas golpeando a bola em uma mão ou em outra parte do corpo, e o barulho cria um ritmo percussivo. Dançarinos de poi são normalmente mulheres, e uma apresentação habilidosa transmite um forte sentido de graça, beleza e charme.
A dança poi Maori exibe o habilidoso controle de uma bola balançada por uma corda.

Haka
Haka são danças de guerra com cânticos altos, movimentos bruscos com as mãos, fortes pisadas no chão e tapas nas cochas. Os dançarinos podem incorporar armas tradicionais, como taiaha (armas parecidas com lança) e patu (tacos), ao haka. O time de rugby All Blacks é famoso por apresentar o haka antes de todos os jogos. Você poderá ver esse mesmo haka em uma apresentação cultural.

Pūkana
Pūkana, ou expressões faciais, são um importante aspecto em apresentações māori. Ela ajuda a enfatizar um ponto da música ou do haka, e demonstra a ferocidade ou paixão do performista. Para as mulheres, pūkana envolve abrir bem os olhos e salientar seu queixo tatuado. Para os homens, significa abrir bem os olhos e esticar a língua para fora ou apertar os dentes. Embora sejam intimidadoras, essas expressões não são necessariamente um sinal de agressão, mas podem simplesmente demonstrar força e emoções profundas.


in, New Zealand

Sem comentários:

Enviar um comentário