segunda-feira, 11 de maio de 2015

On Anarchism





Noam Chomsky
Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de Dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e activista político norte-americano, professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts .
Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos.
Chomsky descreve-se como um socialista liberal.
Identifica-se com o anarcossindicalismo, havendo também quem o associe ao anarcocomunismo ou ao comunismo de conselhos.
Descreve-se a si próprio como um anarco-sindicalista.
Em torno da ideia de "nutrir o carácter livre e criativo do ser humano"
Chomsky é partidário das lutas populares como forma de ampliar a democracia.
Ele também tem manifestado a sua oposição às elites dominantes e a instituições como o FMI, Banco Mundial e o GATT.
Ele também tem se definido como um sionista de esquerda, o que, na sua visão, corresponderia actualmente ao antissionismo. Ele declarou publicamente:
"Eu sempre apoiei um lar étnico para os judeus na Palestina. Mas isto é diferente de um estado judeu. Há uma forte motivação para um lar étnico, mas se ele deve ser um estado judaico ou um estado muçulmano ou um estado cristão ou um estado branco é um problema inteiramente diferente".
Seus principais modos de acção incluem escrever artigos para revistas, escrever livros, e realizar palestras.
Chomsky considera o Terrorismo de Estado como um problema mais relevante do que o terrorismo praticado por grupos políticos dissidentes.
Ele afirma: "assassinato de civis inocentes é terrorismo, não guerra contra o terrorismo"
Chomsky se opõe profundamente ao sistema de "capitalismo de estado da grande empresa" praticado pelos Estados Unidos e seus aliados.
Ele apoia as ideias anarquistas (ou "socialistas liberais") de Mikhail Bakunin e exige liberdade económica além do "controle da produção pelos próprios trabalhadores e não por proprietários e administradores que os governem e tomem todas as decisões".
Outra parte importante do trabalho político de Chomsky é a análise dos meios de comunicação de massa (especialmente dos meios norte-americanos), de suas estruturas, de suas restrições e do seu papel no apoio aos interesses das grandes empresas e do governo americano.
Chomsky afirma que "a propaganda representa para a democracia aquilo que o cacetete (isto é, a polícia política) significa para o estado totalitário."
Ele critica fortemente a política de Israel diante dos vizinhos palestinos e árabes.
Entre muitos artigos e livros sobre este tema, o seu livro The Fateful Triangle é considerado um dos principais textos que se opõem ao tratamento que Israel dá aos Palestinos e o apoio que os Estados Unidos dão aos governos israelitas.
Chomsky caracteriza Israel como um "estado mercenário" dentro do sistema de hegemonia dos Estados Unidos.
A lógica é clara e directa: antissemitismo é a oposição aos interesses de Israel!


Passo a passo, a coisa vai!
Precisamos de mais pessoas como ele!
Para nos inspirarmos, arregaçarmos as mangas e partirmos para a acção!
Sem a prática, de nada vale a teoria!



Sem comentários:

Enviar um comentário