terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dezembro de 2014



Este mês de Dezembro vem carregado de eventos astrológicos importantes.
Julgo por isso que os próximos dias nos trazem grandes oportunidades de tomada de consciência, assim as possamos aproveitar.

Começando pelo evento de maior alcance, no dia 15 teremos a penúltima das 7 quadraturas de Úrano a Plutão, a primeira das quais deu-se em Junho de 2012 e a última será em Março de 2015. 
Este é sem dúvida um dos mais importantes marcos astrológicos da nossa geração.
Estamos a passar pela crise de crescimento do ciclo que começou nos anos 60: a passagem do 1º quarto para o 2º quarto deste ciclo. É cada vez mais evidente que o nosso mundo está de facto a passar por uma inequívoca transformação a todos os níveis: espiritual, social, política, económica. Estruturas de organização social obsoletas e insustentáveis caem por terra, ao mesmo tempo que cada indivíduo desperta para novos graus de consciência.
Percebemos nestes últimos anos que teremos que ter um papel individual mais activo na gestão da sociedade em que vivemos.
E esta nova aplicação da quadratura de Úrano a Plutão, durante este mês, trará sem dúvida à superfície mais situações que nos impulsionarão nessa direcção e com as quais teremos de lidar colectivamente. 

A quantidade de informação a que hoje temos acesso torna-nos mais responsáveis pelas nossas escolhas e pelos nossos modos de vida. Podemos até optar por ficar na ignorância, mas neste momento isso é cada vez mais uma escolha. É claro que somos de todos os lados assediados com opiniões de toda a espécie e para todos os gostos, mas cabe-nos a nós eleger aquilo em que focamos a atenção e ao qual damos crédito.

A entrada de Saturno em Sagitário, no dia 23, pedirá maior responsabilidade pelo que afirmamos, mais definição daquilo em que acreditamos e uma observação mais rigorosa dos valores que pautam as nossas acções.
Este é um trânsito que durará até Dezembro de 2017 e que afectará todo o clima social, mas terá maior impacto, de forma desafiante, nos signos de Sagitário, Gémeos, Peixes e Virgem. 
Carneiro e Leão também serão directamente implicados, mas de maneira mais fluída e à partida facilitadora. 




E agora gostaria de falar dos outros eventos menos impactantes mas que também contribuirão efectivamente para o ambiente energético deste mês:

E começo por Júpiter, que ficará retrógrado no dia 8 (a 22º de Leão), o que nos obrigará a voltar mais para dentro em busca das oportunidades de crescimento e expansão. Teremos de encontrar orientação na reflexão, filtrando o que recebemos do exterior pela nossa intuição.

Úrano também muda de direcção no dia 21 (a 12º de Carneiro), passando a movimento directo, dirigindo desta vez o seu impulso revolucionário para o exterior e para a manifestação. Muita impulsividade será pois de esperar, com ânimos extremados e talvez pouco esclarecidos, já que como vimos a orientação sábia de Júpiter reserva-se para a interioridade. Será assim fundamental não ceder a julgamentos precipitados, pois nesta altura a tendência para projectar nos outros o mal que nos oprime é muito grande. Mas se queremos avançar de forma construtiva, embora seja importante apurar a responsabilidade de cada um, o nosso principal foco deve ser a tomada de consciência de qual o nosso papel nas situações em que nos encontramos, e de que forma podemos revolucionar a nossa postura face ao que não está a funcionar nas nossas vidas.

Uma das aprendizagens mais valiosas que a vida me tem revelado é que: quanto mais assumirmos a responsabilidade pelo que nos acontece, mais donos da nossa vida somos. Podemos obviamente ser vítimas de muita coisa, mas o único modo de ultrapassarmos essa condição é pela via do empowerment: não vale a pena combater as limitações que encontramos no exterior se não nos libertarmos das limitações que colocamos a nós mesmos.

Muitos testes e desafios nos esperam nestes próximos dias, mas é também nestas alturas que temos as maiores oportunidades de crescer e progredir.


Jorge Lancinha

Sem comentários:

Enviar um comentário