domingo, 25 de maio de 2014

Hipácia de Alexandria



"Todas as religiões dogmáticas formais são falaciosas e nunca devem ser aceitas como palavra final por pessoas que respeitem a si mesmas."
"Ensinar superstições como uma verdade absoluta é uma das coisas mais terríveis."

HIPÁCIA DE ALEXANDRIA (c. 370 d.C - 415 d.C)



- Hipátia (ou Hipácia) de Alexandria (em grego: Υπατία), nascida aproximadamente em 355 d.C. é assassinada em 415 d.C. por monges cristãos.


- Cirilo, chefe religioso de Alexandria cerca do ano 390 d.C., que na sua missão cristã se dispôs a destruir os seguidores da Deusa e os seus templos, que eles cristãos consideravam pagãos, manda perseguir a célebre filósofa Hipáci, talvez sacerdotisa da Deusa, e que foi assassinada em 415 d.C. pelos seus seguidores cheios de ódio racial e religiosos pela mulher que além de sábia era muito bela.
Esses fanáticos cristãos egípcios esquartejaram-na viva e arrancaram-lhe a carne com conchas de ostras, para depois a queimar já fora da Santa Igreja ...

Hispácia era uma filósofa e iniciada egípcia, consagrada pela sua sabedoria e amor à liberdade do pensamento...
Ela, enquanto pensadora era o obstáculo ao ambicioso Cirilo que só com o assassínio da rival Mulher ele poderia triunfar...
Só assim Cirilo ascendeu ao poder sendo mais tarde santificado pela Igreja de Roma...

QUEM ERA HIPÁCIA?

- Hipácia era uma filósofa influente nos círculos intelectuais e políticos de Alexandria.
Seu talento para ensinar geometria, matemática, religião, filosofia, poesia e artes atraía estudantes admiradores pagãos e cristãos de todo o Império Romano.
Também escrevia comentários sobre equações do segundo grau e improvisava hidrometros, entre outros aparelhos, para facilitar suas pesquisas.

http://br.geocities.com/perseuscm/hipacia.html







Sem comentários:

Enviar um comentário