domingo, 11 de maio de 2014

Soja...o grão da controvérsia


A soja transformou a paisagem de estados como o Mato Grosso, no Brasil, que  se transformou nos últimos anos no maior produtor mundial de soja.

Houve alturas em que ouvi por várias vezes a culparem os vegetarianos pelo aumento da produção da soja, e do impacto ambiental que esta trouxe.
Mas na verdade, grande parte dessa soja destina-se a fabricar rações e, assim, a pôr-nos carne no prato. E a soja que os vegetarianos e os vegans comem é transgénica...o que tem isso de saudável?
Fora as rações... margarinas, óleo de cozinha, maionese e temperos, gordura vegetal e produtos farmacêuticos, ingrediente de velas, sabões, tintas, plásticos, lubrificantes, desinfectantes e insecticidas, além de matéria-prima para produção de biodíesel, produtos químicos, cosméticos e têxteis, alguns alimentos e gelados, ou seja a culpa não é somente dos vegetarianos e dos que não o são....

Eu continuo a achar que tornarmos-nos todos vegetarianos e vegans, só iria provocar uma crise maior ambiental e energética.

Reduzir os pesticidas, só através dos transgénicos!
Mas também já está provado cientificamente que os transgénicos não resistem a certas pragas.
Sem pesticidas, a produção decairia brutalmente, e então ou haveria menor acesso a alimentos com as doenças daí decorrentes, ou desflorestava-se mais, mas muitíssimo mais.
Ainda não vi estudos que mostrem que a população esteja a diminuir devido ao uso de pesticidas na agricultura!
Não se encontram.
Os pesticidas, se forem aplicados como deve ser, não trazem problemas para a saúde.
Aqui o único veneno é a desinformação e a tecnofobia.
Por isso eu acho que tem de haver um equilíbrio, e um controle apertado sobre as culturas intensivas, seja lá do que for, agricultura, pecuária, etc...


Mas em relação a este grão tão controverso,trata-se de uma perda de biodiversidade imensa, perda de solo por esgotamento dos mesmos nutrientes, pois é uma monocultura, mais uma vez em prol da economia e da falácia de que é um alimento saudável.
Mesmo que não use químicos, ou seja geneticamente modificada é altamente prejudicial para os ecossistemas e gestão dos ciclos climáticos.
Quando é que as pessoas e governantes vão aperceber que a variedade e manutenção de uma alimentação que, durante séculos, se mostrou saudável, como por exemplo a mediterrânica é que permitiu a evolução do Homo Sapiens e termos chegado onde estamos atualmente????
Pensam que antes de nós aqui termos chegado não havia seres humanos a alimentarem-se?

Nesta cultura da soja ainda temos a encoberto a produção de biodisel que é dos maiores atentados à diversidade de vida no planeta.
Os combustíveis fósseis não são solução, mas a dizimação de ecossistemas inteiros para produzir soja para o biodisel é um assassinato em massa!!!!!!!!!!!!!

E tenho dito!

Sem comentários:

Enviar um comentário