terça-feira, 11 de março de 2014

Com Quíron em Carneiro...Casa XII


QUÍRON
Simboliza a busca espiritual, a necessidade de religar  o espírito com a matéria.
É a ponte entre dois mundos, procura a raiz do sofrimento humano, a mestria de si mesmo e a resposta metafísica perante os problemas da vida.

• Quíron fala-nos duma ferida (física, material, psicológica ou mental) algumas vezes provocada por acidente, por distracção, por algo irrazoável ou que nunca é esperado, introduzindo, desse modo, o tema do sacrifício na vida da própria pessoa: na sua «imortalidade», na sua projecção mundana, na sua saúde, na sua vida material, etc. Quíron introduz o sacrifício que, se positivamente encarado, leva a procurar pela cura dos outros, o alívio para o sofrimento pessoal.
• Quíron representa um passo importante na descoberta das fragilidades, desajustamentos e incoerências humanas, através da compreensão da inutilidade de se lutar contra ou fugir daquilo que é a nossa realidade e essência mais básicas. É por ser insolúvel a dor sentida, que Quíron obriga ao caminho em direcção à mestria das energias humanas; é por estar compulsivamente presente que Quíron não permite que se desligue ou se abandone o caminho traçado; é por não parecer ter explicação ou justificação que o sofrimento se torna dificilmente esquecido.

Quiron é o nosso curador, o nosso Mestre Interno, a casa onde se encontra o signo, descreve-nos as lições mais importantes que temos que aprender nesta vida.
Onde se encontra Quiron, encontramos o caminho para que nos seja possível integrar o Ser Físico e Divino que somos.
Diz Quíron: “tu não és o teu corpo, tu és a tua alma, temporariamente no teu corpo”.
O propósito de Quiron é perfurar a matéria, mas não para estarmos desligados desta, antes para que consigamos estabelecer a ponte entre a nossa alma e este corpo que habitamos.

Eu tenho Quíron em Carneiro, na casa 12.

Parecem pessoas cuja autonomia pessoal face ao exterior é sentida como insuficiente.
Também  são potencialmente auto-sabotadores deles mesmos e das suas iniciativas.
Quem ler a lista de personalidades mais a baixo, poderá questionar-se do que acabo de afirmar. Quando Quíron está no Elemento Fogo,como é Carneiro, existe a possibilidade de haver problemas e traumas com a nossa identidade, auto-confiança, imagem pessoal, criatividade e conhecimento.

Personalidades com Quíron em Áries / Carneiro: Amália Rodrigues, Magda Moita (astróloga portuguesa), Patrícia Azenha (engenheira e astróloga portuguesa), Fada Moranga (bloguista), Lauren Baccal, Ava Gardner, Maria Paula Ribeiro (veterinária e astróloga portuguesa), Alexander McQueen (estilista), David Beckham, Kate Winslet, Michael Violante (empresário), Paul Newman, Princesa Letizia de Espanha, Shakira. Personalidades com Quíron na 1ª casa: Belmiro de Azevedo, Barack Obama, Brad Pitt, Bobby Fisher, Lili Caneças, Margot (taróloga), Nucha (cantora), Papa Bento XVI, Sally Field, Whitney Wouston.

Será que é essa aparente insuficiência sentida pelas pessoas com Quíron em Carneiro, que os leva a serem pioneiros nos seus meios?
São pessoas que conseguem romper as barreiras de Saturno e irromperem em Úrano, desafiando com imensa coragem ideias pré-concebidas.
Este posicionamento pode levar estas pessoas a não sentirem de perto as subtilezas espirituais de Quíron.
Os assuntos místicos não lhes estão muito favorecidos, a não ser que haja outros posicionamentos muito fortes nos seus mapas natais.

Talvez por isso, são excelentes a criarem desculpas a eles próprios numa espécie de sabotagem das suas próprias iniciativas. E não é que as razões que invocam são 'sempre' razoáveis? Quíron cuida dos assuntos da alma, portanto, a 'razão' fica de fora. Procuram, de alguma maneira, não desenvolver o seu 'poder de guerreiro' que lhes é inato. Quem se sobressai, são os que conseguiram deixar que o seu 'poder de guerreiro' se desenvolvesse e se mostrasse ao mundo. É o posicionamento mais xamânico de todos, logo, dos mais espirituais e, em simultâneo, estamos quase sempre a falar de curadores poderosos sem muita consciência desse talento.

A sensação ou a experiência duma fragilidade inerente à própria realidade física e pessoal, que abrange também a dificuldade numa afirmação pessoal perante a vida, o ambiente e novas situações. Pode dominar a insegurança, a sensação de inadequação e a desvantagem perante o mundo; a pessoa sente-se pequena, inibida, oca, com uma falta de consistência interior que suporte uma investida e uma afirmação pessoal.

O corpo físico pode ser alvo de sensações ou de características incomodativas, podendo levar a pessoa a sentir-se desajustada ou inferior aos outros. O mundo físico pode ser sentido como hostil e estranho, fonte de dor e sofrimento. Para compensar, algumas pessoas desenvolvem comportamentos agressivos, desafiantes, violentos mesmo, como forma de procurarem impor o seu território e a sua individualidade, e de tentarem ultrapassar os receios e as insuficiências interiores. Por vezes, rejeitam mesmo qualquer expressão de insuficiência. Outras abandonam-se às sensações de impotência, derrotistas, incapazes de dar início a uma nova vida, não conseguindo ultrapassar as feridas iniciais e sendo arrastados por atitudes autodestrutivas e autocomplacentes.

Mas se encarado de forma positiva, esta posição de Quíron pode levar uma pessoa a experimentar um conhecimento mais profundo da essência da identidade pessoal, nomeadamente a corporal, e a tomar consciência da realidade que é mundo físico e material, além de adquirir uma outra visão da sua interioridade pessoal e das suas capacidades e riquezas inerentes. O caminho para a libertação (e aceitação) pessoal passa, muitas vezes, pelo contacto com outras pessoas (igualmente vulneráveis, disfuncionais em termos físicos ou com dificuldades no contacto com o mundo), e pelo trabalho com elas, ajudando-as a ultrapassarem ou a assumirem os seus problemas e a descobrirem-se e desenvolverem-se enquanto indivíduos distintos.

O que quer dizer que o processo de transformação pessoal passa pelo desenvolvimento de uma identidade assente na independência e na liberdade, levando-a ao verdadeiro despertar do seu sentido individual. 
A busca individual fundamenta-se no conhecimento dos diversos modos de funcionamento do pensamento humano.

Há uma afirmação muito apropriada para quem tem Quíron em Carneiro: 
«Vim a esta vida para ser útil a mim mesma através do que só eu sei fazer, tomando e concluindo as minhas iniciativas.»


Casa 12
Purificação através do sofrimento, retrospecção, isolamento, misticismo, integração espiritual:

Quando Quíron está situado na casa 12 é o isolamento, as tribulações e as incapacidades que deixam a pessoa impotente perante a vida e o mundo, que se tornam a fonte dos problemas e que determinam uma dificuldade em se encontrar e definir uma individualidade e uma direcção pessoal para a vida.
Por vezes, parece que tudo conspira para a desgraça pessoal, a começar pelo seu próprio inconsciente.
Experiências passadas em hospitais, prisões e outras instituições onde a vontade humana é esquecida e a identidade é reprimida também poderão estar na origem do sofrimento associado a Quíron.
Algumas vezes são defeitos pessoais, profundamente instalados e inviabilizadores do crescimento anímico, os verdadeiros inimigos ocultos e as grandes prisões em que a pessoa se auto-limita e invalida.
No entanto, também não são incomuns as situações de ilusão e auto-engano, nomeadamente na área das experiências e do conhecimento espiritual, muitas vezes resultado de uma grande receptividade a ilusões e manipulações, podendo estas adquirir um tom desproporcionado e inflacionário.
Quantas vezes não se encontra no mártir uma pseudo-grandeza espiritual?
Quantas vezes o orgulho e o complexo de superioridade não se ocultam por detrás de grandes altruísmos e sacrifícios espirituais?
O orgulho de se ser humilde é a forma mais subtil de degeneração de quem já não cai em armadilhas materiais e primariamente egoístas.
E o que dizer da tentação de se sacrificar para salvar alguém em particular, ou salvar um grupo, ou mesmo o mundo?
Outras vezes ainda, a pessoa abandona voluntariamente o mundo e as suas actividades para cuidar da sua salvação espiritual, esquecendo a importância do contacto e da actividade altruísta para a verdadeira espiritualidade.
Por vezes, Quíron na casa 12 indica uma escolha errada no caminho espiritual feita anteriormente e que agora precisa ser corrigida!
Num sentido positivo, Quíron na casa doze reflecte uma grande sensibilidade para com o sofrimento e uma grande atenção para com os problemas colectivos pouco noticiados, senão mesmo ocultos.
Esta posição pode gerar terapeutas, curadores e reformadores que procuram no inconsciente colectivo as forças e as soluções para se ultrapassarem os problemas crónicos da humanidade. Muitos deles trabalham longe das atenções do público.
Com esta posição de Quíron, a pessoa pode assumir uma posição desapegada e totalmente despojada perante a vida e os seus mistérios, mas duma forma consciente e criativa, procurando ultrapassar as limitações e queimando os seus próprios sofrimentos e complexos cristalizados na pira da auto-renúncia doadora e da actuação espiritual e regeneradora de si e dos outros.



Tu Quirón en Aries
Sólo te sientes motivado para defender una causa si es la causa de otras personas, pero sin voluntad propia. Tu dolor, inseguridad y miedo están compensados por vacías exhibiciones de bravura y por un espíritu belicoso que podrían llevarte a un ciclo repetitivo de empresas autodestructivas; tienes tendencia a emprender tus acciones prematuramente, como reacción inmediata a tu tensión emocional.
Es probable que tus expresiones espontáneas de pasión y voluntad fuesen aplastadas cuando eras pequeño, sutil o manifiestamente, el resultado es una profunda confusión, y la convicción de que lo que quieres y lo que eres no es aceptable, y de que no debes empeñarte en conseguir tus deseos, apareciendo una parálisis de tu voluntad, bajo la cual se oculta una profunda rabia.
A veces, puedes esforzarte mucho por encontrar algo que poder hacer y que te dé la sensación de «ser» que te falta. Imponiéndote tareas imposibles, cargadas con la misma intensidad con que buscas la confirmación de que existes.
Con este emplazamiento puedes proyectar sobre tu cuerpo el sentimiento de incomodidad y vergüenza que te produce el hecho de existir; quizá te sientas mortificado por rasgos que los demás ni siquiera advierten, pero que a ti te parecen espantosamente feos o deformes.
Puede ser muy útil que orientes tu actividad profesional al campo de la salud, física o psíquica, ya que tienes la capacidad de actuar como catalizador en ciertas situaciones, y de contactar con el ser interior de los demás.

Segundo Ruiz


Sem comentários:

Enviar um comentário