sábado, 17 de março de 2018

SHIVARATRI





Shivaratri, a fusão cósmica de Shiva e shakti, é celebrada na lua escura de maghaEsta união simboliza o conceito de kundalini yoga em que shiva vai encontrar-se com shakti. Representa o despertar da consciência no nível material de existência e a união com shakti no ponto mais alto da evolução. A Palavra ' Ratri ' usada aqui refere-se à ' noite escura da alma ', o estado pouco antes da iluminação. Shivaratri é considerado o dia mais auspicioso para sannyasins e para tomar sanyas diksha (Iniciação).

Ao longo da história, em shivaratri, a noite mais escura do ano, Shiva, Senhor de yogis, dirige-se para a casa de Parvati, filha dos himalaias. Shiva é o asceta; ele vem montado num touro, nu, coberto de cinzas, e coberto de cobras. O seu casamento de demónios e fantasmas, simbolizando as tendências  instintivas e animalescas de quem ele é controlador, é igualmente horrendo. Alguns não têm cabeça, alguns caminham apenas com uma perna ou talvez três. Alguns têm orelhas de elefante enormes que se mexem na brisa, outros têm um olho vermelho no meio da testa ou na barriga. No entanto, mal shiva e seus companheiros entram no reino dos himalaias de Parvati, eles são todos instantaneamente transformados em seres adoráveis com rostos bonitos, roupas finas e ornamentos brilhantes.
O mesmo instinto, torna-se intuição.
Assim, o casamento tem lugar entre grandes maravilhas, alegria e folia.
Então Shiva e Shakti vão até o topo do Mt. Kailash, que simboliza o chakra sahasrara, onde se abraçam e se fundem na mais alta felicidade da consciência cósmica.

Após consumar o seu casamento, Shiva e shakti descem juntos, simbolizando que a maior consciência está agora a manifestar-se no plano da dualidade. 
Shiva e shakti se tornam um, agora capazes de agir no mundo como dois. 
Este evento é de grande importância para a evolução de todos os seres, porque também representa o processo que acontece em cada aspirante que experimenta um despertar espiritual, e depois retorna com uma maior consciência para trabalhar no mundo.

No Tantra, Shiva representa o princípio masculino, a consciência, para lá de toda a acção e mudança. Shakti representa o princípio feminino, a evolução eterna através da acção. Ela é o negativo para o seu positivo; ele inicia, ela recebe e transmite.
Shakti é a energia criativa que o universo manifesta, que inspira a consciência de Shiva.
Nós os percebemos como dois, mas eles na realidade são os aspectos complementares do UM, pois a energia sem consciência é dissipada e a consciência sem energia é impotente.
Eles são inerentes um ao outro - tal como o brilho no sol - e a sua união é a imagem primitiva da comunhão feliz, e a consciência da unicidade através da dualidade.

No plano físico, os sábios têm mantido há muito tempo, e a ciência agora concorda, que a matéria, a consciência e a energia são Uma. A unidade básica da matéria, o átomo, é agora conhecida como um núcleo estático e positivo de energia, equilibrado por um campo de força dinâmico e negativo - a união de Shiva e shakti. 
O que se aplica ao átomo micro cósmico, também se aplica ao microcosmo que é mantido em conjunto pelo cruzamento dos campos de energia.
No Reino da psique humana, a união de Shiva e shakti é um arquétipo profundo da integração pessoal alcançada quando, através do Yoga, nós viemos para entender as forças que constituem a nossa personalidade.
Dentro de cada homem existe o ideal masculino, e ao explorar esta natureza interior, podemos passar para um modo mais rico de ser. Através do tantra exploramos o terreno escuro da mente inconsciente, concedendo reconhecimento consciente às paixões incontroláveis, impulsos violentos e fantasias irracionais, que são reprimidas no dia-a-dia da vida. Esta parte instintiva da nossa natureza, como foi simbolizada na história do início do texto pelos companheiros demoníacos de Shiva, é transformada quando nós equilibramos os opostos dentro de nós mesmos - positivo e negativo, masculino e feminino, Shiva e shakti.
Um despertar acontece, e o potencial não realizado dentro da nossa psique torna-se actualizado, revelando a nossa verdadeira natureza interior.
O que era há muito considerado monstruoso, torna-se divino.

Shiva é a eterna faculdade de consciência, a imutável e estática centelha do divino em cada um de nós. Shakti dá-nos a mente e o corpo, que são as nossas ferramentas para a percepção directa desta consciência divina.
Shakti é o poder que nos impulsiona aos picos de consciência expandida.

No plano espiritual, a união deste casal cósmico é a imagem primitiva da união feliz com o absoluto. No arrebatamento sexual esquecemos os nossos Eus isolados e vivemos um fragmento de alegria, mas isto é apenas uma amostra do êxtase eterno que dissolve a consciência individual no supremo. A União de Shiva e shakti é o símbolo primordial da comunhão eterna com o divino. Aqui não há pureza nem impureza, nem afirmação nem negação, nem forma nem sem forma, mas um estado de ser super consciente que está além de toda a dualidade. A União de homem e mulher torna-se a união de Shiva e shakti; a união física torna-se a união psíquica no mais alto estado da consciência transcendental. O homem e mulher comuns, as criaturas da paixão e da ignorância, são transmutadas nos transcendentais Shiva e Shakti, incondicionais e livres.

Hoje muitas pessoas perguntam-se como podem elevar o seu nível de consciência para que esta união cósmica se torne uma realidade nas suas próprias vidas. 
Para o fazer, devemos primeiro perguntar-nos:
Qual é o nosso verdadeiro propósito na vida, qual é a nossa necessidade básica? 
Precisamos de mais prazeres sensuais, ou precisamos de encontrar um modo de vida mais elevado, mais simples e mais gratificante? 

Claro que existem diferentes tipos de pessoas. 
Alguns são completamente sensuais e são atraídos para o mundo, a fim de realizar inúmeros desejos e ambições.
Outros são mais moderados, e vivem uma vida equilibrada, sendo capazes de integrar os seus sentimentos e percepções internas com experiências sensuais externas. 
Depois há aqueles cujos desejos sensuais são marginais, os que esgotaram as suas ambições terrenas, e que são mais atraídos para a vida espiritual.
Para aqueles que basicamente procuram um modo mais elevado de existência, o caminho de sannyas oferece a rota mais direta para a realização interna real. Mesmo para aqueles que são moderadamente e totalmente sensuais, sannyas oferece um caminho mais amplo para a vida, acabando por culminar na maior experiência de libertação e harmonização com todo o cosmos.

A maioria de nós tem muitos desejos e ambições. 
Estes em si não são maus, mas quando fazemos do seu cumprimento o nosso único propósito na vida, perdemos a nossa direcção divina. 
É neste ponto que a vida se torna uma existência superficial cheia de frustração, insatisfação e infelicidade. Pessoas que estão sempre a procurar fora de si por prazer e contentamento nunca o encontram. É por isso que ninguém está satisfeito. Onde você vai, você acha que o marido está cansado de esposa, a esposa é infeliz com o marido, os pais estão fartos dos filhos, os filhos não ouvem os pais. Ninguém está feliz com o seu trabalho, os sindicatos estão em greve, os estudantes odeiam a escola, as mulheres já não querem ficar em casa. Nunca há dinheiro suficiente para pagar todas as contas, a casa é muito pequena, o carro é muito velho, as roupas fora de moda. Mesmo a nível nacional, as pessoas nunca estão satisfeitas com os dirigentes políticos e os regimes governamentais, a tributação é demasiado elevada e os fundos governamentais estão a ser desperdiçados.

Em nenhum lugar é possível encontrar qualquer satisfação, qualquer paz neste mundo. Por conseguinte, temos de fazer a nossa própria paz, a nossa própria vida mais elevada, mais simples e satisfatória, e o sannyas é o caminho.
Não é necessário ser um asceta para renunciar aos estreitos limites da vida pessoal e assumir o caminho amplo que engloba toda a humanidade.
O Sannyas não é apenas para aqueles que esgotaram os seus desejos, é a chave para uma vida mais completa.
É o caminho universal em que podemos cumprir a nossa necessidade básica de expandir a nossa experiência e consciência da vida, trabalhando no mundo para a evolução de todos os seres.
De facto, este é o único caminho verdadeiro para a paz e a satisfação, especialmente para os jovens que são os mais inquietos e insatisfeitos de todos.
Esse tempo não estará longe quando vermos milhares de jovens a realizar os seus sonhos frustrados através do sannyas.


Swami Satyananda Saraswati



"Being able to integrate inner feelings and perceptions with external sensual experiences"
Analisar esta frase na perspetiva não dual da filosofia tântrica, em relação ao propósito maior da fusão entre shakti kundalini com Shiva.
Que significa estarmos disponíveis para acedermos à energia do espirito em integração com a da matéria, isto é, vivermos para nos auto conhecermos, termos a capacidade para nos auto percepcionarmos e sentimentos/pensamentos nobres (como Shiva quando está a meditar em consciencia) mas ao mesmo tempo não descurarmos o prazer que é viver, o desfrutar do corpo, dos sentidos, da arte, da criatividade, do eros e do amor (como Shakti quando está a dançar e a manifestar neste plano).
Para sermos inteiramente realizados, ambas as abordagens casam-se.
Rita Évora Ferreira



Osho a respeito do Sannyas:

“Olhando a vida do ponto de vista da auto-ignorância é sansara, o mundo. 
Olhando a vida do ponto de vista do auto-conhecimento é sannyas.

Portanto, sempre que alguém me diz que recebeu sannyas, a coisa toda parece muito falsa para mim. Este 'receber' o sannyas cria a impressão de que é um ato antagónico contra o mundo. Pode o sannyas ser tomado? Pode alguém dizer que ‘recebeu’ o saber? E um saber que possa ser tomado desse jeito ser um verdadeiro saber?
Um sannyas que é recebido, não é sannyas.

Você não pode se cobrir com um manto da verdade. 
A verdade tem que ser despertada dentro de você. O sannyas nasce. Ele chega através da compreensão e com tal compreensão nós vamos sendo transformados.
Na medida em que a nossa compreensão muda, a nossa visão muda e o nosso comportamento é transformado sem qualquer esforço. O mundo permanece onde ele está, mas o sannyas gradualmente nasce dentro de nós. Sannyas é a consciência de que ‘Eu não sou apenas o corpo, eu também sou a alma.’ Com este saber, a ignorância e os apegos dentro de nós são abandonados. 
O mundo estava do lado de fora e ele ainda continua lá, mas dentro de nós haverá uma ausência de apegos a ele.
Em outras palavras, não haverá nenhum mundo, nenhum sansara dentro de nós.”


Osho
in, The Perfect Way







Sem comentários:

Enviar um comentário