sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O que é o tantra, realmente?





O Tantra não é uma terapia sexual exótica 
e não é uma técnica criada 
para que os casais tenham mais prazer.


O Tantra está aberto 
a todos - homem ou mulher, 
de qualquer cultura, 
jovem e velha, 
seja solteira ou numa relação amorosa.



Está aberto a todos os que conseguem encontrar uma verdadeira fonte dos ensinamentos.
Busque com todo o coração e você irá encontrá-lo.
O Tantra é para ti, e neste preciso momento.

O Tantra leva-te às profundezas ocultas do teu ser e permite-te fazer as pazes com todas as bestas selvagens que se escondem nas sombras.
Resolve os conflitos que fluiram no teu sangue através de milhares de gerações.
Gentilmente, carinhosamente, o tantra ajuda-te a encontrar a paz onde havia medo, e o prazer onde havia o atrito e a dor da resistência.

O tantra genuíno dá-te o poder de viveres uma vida de coragem, humildade, fé, compaixão, bondade e serviço, inspirando-te a viveres o teu pleno potencial mesmo diante dos teus maiores desafios.
Sim, inevitavelmente, mesmo sem piedade, o tantra muda tudo.

O Tantra é radical, mas não é dogmático e não é utópico. É prático e imediato.
O Tantra estabelece as fundações para viver "o céu na terra", individualmente, e potencialmente até coletivamente.

O Tantra pode ser devocional, e pode até ser sexual - mas, em última análise, ele conecta-te e une-te com a tua companheira eterna - a tua própria fonte, qualquer que seja o nome que lhe dês.

O Tantra tem sido mal interpretado e mal representado com tanta frequência que, agora, o nome se tornou uma barreira em vez de uma porta para a compreensão.
O Tantra tem muitas formas, e embora as suas raízes geográficas sejam na Índia e no Tibete, ele não pertence exclusivamente a uma única cultura ou tradição.
O Tantra revela-se de novo em diferentes épocas e culturas.
É a semente viva da inteligência no coração de todos os que procuram conhecer intimamente o mistério.


É a recompensa daqueles que não se submetem facilmente à autoridade terrena.
É para aqueles que são chamados sempre para além dos dogmas - para além da mente, para além das formas e das normas do carácter religioso, político e social.


Hoje, o tantra está associado aos que procuram o prazer, mas o prazer não pode revelar a verdadeira beleza do Tantra.
O "Pleasure-Seeker" ouviu apenas os fracos ecos indistintos das alegres canções sagradas no salão interior da sabedoria eterna.
O "Pleasure-Seeker" tântrico pensa por um momento que ele é livre, vislumbra o brilho divino - uma pitada de eternidade - mas depois perde-se novamente no labirinto do sensual.

Fiquem alerta, o "Pleasure-Seeker" tântrico promete um tipo de libertação.
Mas, ele recita apenas fragmentos do grande poema de amor...
E pode ter dominado um ou dois passos na dança divina.
Um passo em frente, dois passos para trás.
Enquanto pensa que tem as chaves do tesouro, o vendedor de prazer vende apenas o ouro dos tolos.
Ele não entrou neste templo natural de amor em êxtase, nem bebeu o vinho que aquece, derrete e cura o coração adulterado.

O Tantra abre as portas para o infinito apenas para aqueles que estão dispostos a esquecer o finito, o definido, o familiar.
O Tantra é o que todos os professores espirituais têm vivido, de uma forma ou de outra, e o que todas as instituições religiosas têm inadvertidamente obscurecido.
Ao contrário da religião, o tantra não pede a tua conformidade, pelo contrário - dá-te o poder.
O Tantra liberta-te, mas exige a tua integridade.
E dá-te as ferramentas simples que precisas para o alinhamento com o poder divino, a verdade e o amor.

O Tantra não está em conflito com as tradições espirituais, esclarece-as.
O Tantra não te pede para passares a espada enferrujada do julgamento através do teu ser.
O Tantra fornece um sistema - uma tecnologia espiritual para gerires a tua força vital - ajuda-te a teres um aliado da tua mente, emoções, energia sexual, força de vontade e inteligência criativa.
É uma poderosa tradição espiritual de auto-realização.

No passado, foi aprovada em silêncio para evitar a perseguição dos que temem a mudança, ou que procuram manter o controlo das estruturas de poder da sociedade.
Os seus poderosos ensinamentos foram mantidos em segredo para evitar a distorção das práticas, e para evitar o seu uso indevido.

Sim, o tantra é para todos os que procuram com todo o coração.
E, claro, os "power-seekers" e os "pleasure-seekers" estão ambos à procura do mesmo... a paz... a totalidade...a plenitude.

Mas só podemos tornarmo-nos inteiros quando estamos verdadeiramente abertos,  e vazios de tudo o que não é real em nós... sem indecisão e falta de determinação.

Por isso, sim, o tantra dá-te poder, mas não se trata de poder para uso pessoal.
O "poder" do Tantra é o Poder da mãe-divina, shakti!
E o seu mais profundo poder é fazer-te nascer totalmente para o teu Verdadeiro Ser, para que possas passar a estar completamente vivo.
Este é o verdadeiro chamamento do Tantra.
Foi por isto que a tua alma sentiu a chamada do Tantra.

O objetivo final do tantra é a realização divina, o pleno florescimento do teu potencial como inteligência divina integrada.
Em termos simples, trata-se de regressar a casa.
Regressar a ti mesmo, à tua inocência, e beber profundamente da eterna fonte de puro ser que sempre esteve aqui.


Peter Littlejohn Cook






Tantra, yoga tântrico ou tantrismo é uma filosofia comportamental de características matriarcais, sensoriais e desrepressoras.
Essencialmente, a prática tem, por objetivo, o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual.
"Tantra" é um termo sânscrito que significa "uso, trama, tecer".
"Tan" significa expansão, e "Tra" libertação.
A mulher nessas culturas antigas era fortemente exaltada e até mesmo endeusada, na medida em que dava vida a outros seres humanos.
Daí, a qualidade matriarcal dessas sociedades.

Baseado quase inteiramente no culto de Shiva e Shakti, o tantra visualiza o Brahman definitivo como Param Shiva, manifesto através da união de Shiva (a força ativa, masculina, de Shiva) e Shakti (a força passiva, feminina, de sua esposa).

Está centrado no desenvolvimento e despertar da kundalini, a "serpente" de energia ígnea, de natureza biológica e manifestação sexual, situada na base da espinha dorsal e que ascende através dos chakras até se atingir o samadhi.
Uma dessas maneiras é obter a união entre Shiva e Shakti, também conhecida como Unyo Mystica.

No tantra, ao contrário da maioria das filosofias espiritualistas, vê-se o corpo não como um obstáculo mas como um meio para o conhecimento.
Para o tantra, todo o complexo humano é vivo e possui consciência independente da consciência central. Por isso mesmo, é merecedor de atenção, respeito e reconhecimento. 
Para isso, usa mantras (vocalização de sons e ultrassons em sânscrito), yantras (figuras geométricas, desde as simples às mais complexas, como mandalas, por exemplo, que representam as diversas formas de Shakti) e rituais que incluem formas de meditação.

Muitos trabalhos com o Tantra não trazem uma compreensão clara da extraordinária herança daquilo que pretendem representar e incorrem na perigosa distorção, vulgarização e banalização do sexo e no incentivo e valorização do jogo da sedução nos relacionamentos, como se o Tantra tivesse esse objetivo.
Mesmo na Índia e no Tibet, o Tantra tem o seu quinhão de fracasso moral.
De toxicodependentes a alcoólatras, de pervertidos a maníacos sexuais, muitos falsos mestres e gurus abrem seus clubes de encontro e sedução sob a indefinida denominação de "Tantra".
O Tantra tornou-se, então, uma evasão fácil, reduto para inúmeros degenerados morais e sexuais.

Mesmo no seu país natal, os ensinamentos tântricos caíram em descrédito, precisamente por causa do uso indiscriminado de muitos de seus fundamentos atrelados ao sexo livre e superficial.
No Tantra Original, o objetivo das práticas  é conduzir o praticante àquilo que se pode chamar de "Experiência Oceânica".

Segundo alguns autores, o tantra é composto por dois ramos denominados a "mão esquerda" e a "mão direita".
Embora o objetivo geral dos dois seja o mesmo, os processos utilizados diferem.
A "mão esquerda" está ligada muitas vezes à procura de poderes ocultos e à extroversão de energia psíquica sob forma de capacidades supranormais.
A "mão direita" está ligada à canalização de toda a energia para a elevação espiritual do ser humano. Este é também conhecido como Vidya Tantra ou tantra do conhecimento, e a mão esquerda como Avidya Tantra.

O tantra corretamente praticado acelera rapidamente o progresso espiritual do ser humano.
Apesar disso, o tantra é, muitas vezes, encarado com desconfiança devido a certos aspectos do avidya tantra. É bem conhecido o fato de que o budismo tântrico sempre enfatiza a necessidade de supervisão por um orientador de confiança.







"O Tantra Original proporciona a "Visão Sistémica", que oferece aos praticantes um modelo que permite a interação com outros organismos biológicos e outros sistemas de vida multidimensionais e pluridimensionais. A chave para penetrar na relação com outras formas de vida, biológicas ou não, resume-se a uma descarga neuro-muscular, liberadora de grandes proporções de energia, com a consequente distensão da mente, permitindo a sua expansão.
Essa mesma experiência é proporcionada pelo orgasmo convencional, em menores proporções.

As práticas tântricas permitem ampliar a capacidade de libertação e de expansão da energia, agregando, com a experiência, um novo estado de percepção e consciência.

O resultado pode ser comprovado na vida cotidiana, onde a pessoa passa a experimentar um fluxo brincalhão, relaxado e solto, mutuamente alimentador, que tem base no êxtase, no prazer e na alegria, oferecendo um intercâmbio de energias que lembra danças e jogos (Leela, em sânscrito).

Toda essa experiência permite que a pessoa vivencie a expansão dos próprios limites, a dissolução dos condicionamentos negativos, castradores e repressores, para se perceber num sentimento de fusão com o todo, num estado de felicidade.


No Tantra, a união dos genitais e a consequente descarga orgástica, embora poderosamente experienciadas, são consideradas secundárias em relação à meta final, que é alcançar o estado transcendental da união dos princípios masculino e feminino em sua propagação ao infinito, denominada Unio Mystica.

As pessoas que alcançam essa forma de sexualidade experimentam a ausência de ruído biológico dentro de um complexo sistema espiritual, espontâneo e natural. Sob este aspecto, alguns componentes são fundamentais para alcançar a compreensão do significado original e verdadeiro do Tantra, sem os quais, seu sistema existencial e sua correlação com o Sagrado fica incompleta.

O Tantra Original não está contido em livros ou textos, como constantemente é propagado entre os adeptos do Yoga ou do Budismo. Sua origem é a própria fonte geradora da vida. É necessário alcançá-la de forma vivencial, através das meditações e dinâmicas propostas nos trabalhos em grupo ou individuais.

Trata-se de uma conexão transcendente com a fonte da vida e o viver, que estão acessíveis e disponíveis a qualquer ser humano, pois não há privilégios. Não são necessárias práticas austeras ou isolamentos. Pelo contrário, o trabalho com o Tantra é social, não há nenhuma necessidade de rituais ou paramentos litúrgicos.

O Tantra é simples e exige apenas simplicidade por parte de quem o pratica.
O sistema existencialista humanista presente no Tantra necessita de confiança, entrega, relaxamento profundo, amor e compaixão para que o estado de percepção e consciência ampliada conduza à experiência de supraconsciência.

O Tantra oferece ao indivíduo a chave que pode abrir a sua consciência, independentemente de sua cultura ou religião.
A essência dos ensinamentos tântricos está contida na nossa natureza mais íntima, nosso estado primordial e iluminado, que é a nossa potencialidade inerente. Esses ensinamentos estão livres do karma, porém são oprimidos pelos condicionamentos sociais, pelas crenças, pelo medo, pela desconexão com a Fonte Interior. 

Nosso estado primordial não é algo que tenha que ser construído ou conquistado, mas algo existente desde o princípio, e goza da mesma sabedoria e inteligência que modela o universo e permeia a natureza.

O ser humano perdeu o contato com essa sabedoria natural no esforço cotidiano de sobreviver.
O Tantra possui os dispositivos para a reconexão com essa fonte original, de onde emana a vida e as tramas do desenvolvimento das espécies."



Deva Nishok






O Tantra 
é um caminho de transcendência, 
de aprimoramento, 
de centramento 
e de auto-desenvolvimento.







Sem comentários:

Enviar um comentário